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domingo, 2 de dezembro de 2012

Os dez melhores esportivos populares já feitos


Carros esportivos são, no fundo, carros divertidos de se guiar. E quanto mais barato ele for, mais você se dispõe a se divertir. Aqui estão dez das melhores combinações destas características perfeitas.
Toyota MR-2




Porque é o melhor: lá atrás, na década de 1980, a Toyota estava preocupada que seus Camrys e Corollas cada vez mais insossos estariam matando o interesse pela marca, então a empresa decidiu usar seu conhecimento para construir um esportivo de baixo custo para melhorar sua imagem. Foi assim que o mundo ganhou um cupê de motor central com peças do Corolla. Ele era (e em grande parte ainda é) o exótico perfeito para alguém desprovido de recursos.


Nissan 240SX




Porque é o melhor: algumas pessoas podem chamar o 240SX de um carro “esportivado” no lugar de um esportivo puro, mas é difícil falar mal de algo leve de tração traseira que não custava os olhos da cara.


Ford Mustang I




Porque é o melhor: quando o Mustang foi lançado na metade da década de 1960, não era exatamente um esportivo no sentido clássico do termo, mas se algum dia existiu algo no mercado que era barato e divertido, foi o Mustang daquela época. A alma de um esportivo está em sua jovialidade e o prazer de curtir a estrada, e o Mustang levou isso aos norte-americanos de uma forma como nenhum outro carro já havia feito.


Toyota Corolla AE-86




Porque é o melhor: o AE86 fez parte da mesma campanha anti-chatice que deu ao mundo o MR-2, só que o AE86 com seu motor dianteiro era ainda mais simples e barato que seu primo de motor central. Estes cupês foram uma das últimas expressões de uma antiga fórmula automotiva – um motor pequeno e moderno vendido em um cupê barato com tração traseira. O fato do AE86 ter dado ao mundo uma plataforma para categorias competitivas de baixo custo – não apenas o drifting, mas toda a sorte de provas – o tornou lendário.


Mazda RX-7




Porque é o melhor: um carro acessível e divertido com motor rotativo – o que mais dizer? RX-7 antigos podiam ser um pouco relaxados em sua “economia” de combustíveis fósseis, mas recompensavam seus donos com uma experiência ao volante sem igual, especialmente em sua faixa de preço. Com o passar do tempo, o modelo ficou cada vez maior, mais rápido e mais caro, restando poucas coisas que se comparem à beleza e simplicidade da primeira geração.


Triumph Spitfire




Porque é o melhor: muita gente acredita que a linhagem dos esportivos britânicos foi sepultada pelo Mazda Miata de 1989. Essa gente provavelmente nunca experimentou a experiência daqueles dois dias por ano em que o Triumph finalmente funciona. Aquele prazer de se atacar o asfalto com a urgência de quem sabe que o carro pode quebrar nos próximos dez minutos.


Honda CRX




Porque é o melhor: independente da tração dianteira, o CRX era um carro compacto e ágil com um preço camarada e um peso à altura. Se você se juntar aos ranzinzas para falar mal de sua configuração mecânica provavelmente nunca aproveitou a dirigibilidade brilhante do modelo. Ele pode não ter o desempenho que se espera de um esportivo moderno, mas se potência não era a sua prioridade na década de 1980 (e ainda hoje ela não é tão importante assim na categoria), este Honda podia ser exatamente o que você queria.


MG TC Midget




Porque é o melhor: desde o Midget M-type de 1929 baseado no Morris Minor, a MG definiu o conceito de carros esportivos durante boa parte do século XX. É dele que o pessoal barbudo fala em eventos locais, enquanto você boceja e pensa que poderia estar fazendo coisas muito mais interessantes, como aprender a arte do arranjo de flores. Bem, esse pessoal barbudo tem um pingo de razão, e os MGs como o TC praticamente ensinaram o resto do mundo como fazer um esportivo com uma bela carroceria, bom comportamento na estrada e preço razoável. Da próxima vez, aprenda a lição e ouça os mais velhos.


MGB




Porque é o melhor: assim como o antecessor TC e o Miata que lhe sucedeu, o MGB era um carro que oferecia mais diversão pelo seu dinheiro que qualquer outro no mercado. Não queimava borracha como um muscle car, mas podia deslizar pelas curvas sem perder a compostura. Rapidamente estão se tornando clássicos pelo simples fato de ser cada vez mais difícil encontrar algo com tanta esportividade e estilo pelo seu preço.


Mazda Miata




Porque é o melhor: podia custar mais que um Accord quando foi lançado, mas nunca houve um esportivo como o MX-5 Miata. É delicado, ágil, barato e confiável o bastante para que todo mundo possa formar sua própria opinião. É inegável que o Miata mudou o mercado de esportivos quando lançado, e difícil de negar que ele ainda seja uma das principais referências no mercado.

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