Seguidores

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

História – Pontiac da General Motors


Pontiac usado no filme Super Máquina

A Pontiac foi uma marca de automóveis produzidos desde 1926 e vendido nos Estados Unidos, Canadá e México pela General Motors até 2010. Comercializado como uma marca “atlética” especializada em integrar o desempenho dos veículos. Em 2009 foi anunciado que a marca iria ser fechada até 2010, a razão é que a marca possuía apenas 2% das vendas dos Estados Unidos.

Pontiac-Trans-am-1988

A marca que produzia automóveis desde 1926 e atuava em alguns países pela General Motors, chegou ao fim de 83 anos de história em 2010. Fundada pela General Motors, a Pontiac tinha como objetivo oferecer “mais por menos”, disponiblilizando carros de alta cilindrada pelo mesmo preço dos concorrentes de apenas quatro cilindros.

Pontiac GTO 69

Apenas alguns anos depois de sua fundação, a Pontiac lançava um carro com 8 cilindros em linha, e mesmo assim, era mais barato que os V8 de outras marcas, embora não tivesse o desempenho como ponto forte, sendo pouco inferior de seus concorrentes mais caros. Para quem não tivesse condições de comprar um 8 em V, ficava a disposição o seu grande 8 cilindros em linha, que cumpria seu papel sem fazer feio.

Pontiac Trans AM 1980

Criada com a idéia de oferecer mais desempenho por menor preço, daria bastante resultado mesmo a partir dos anos 40, quando a economia passou a ser um fator importante para o mundo. Foi nesssa época que surgiu o primeiro público alvo da montadora; jovens com um bom poder aquisitivo. Em 1956 a Pontiac mudaria seu foco, passando a fabricar carros com mais apelo esportivo, de perfil grande e baixo, e disponibilizando de motores V8.

Pontiac Firebird Trans AM 77

O grande ano que a empresa deu um pulo, foi 1964, e o responsável por isso foi seu grande lançamento, o Pontiac GTO, que foi, e ainda é, considerado o primeiro “Muscle Car” da história, devido à sua aparência de linhas agressivas e sua grande potência. Três anos depois, em 1967, a Pontiac chegou de vez entre as principais marcas de esportivos da época, desta vez com o Firebird, que se tornou o ícone da montadora.

Pontiac Firebird 72

Em tempos de crise, em meados dos anos 70, a Pontiac se obrigou a mudar seu foco de veículos, se adaptando a produzir modelos modelos menores e econômicos, fato que durou longos 9 anos, até a chegada da nova geração do Firebird em 1982, fazendo a montadora retornar ao segmento esportivo.

Pontiac GTO Judge 69

Em 1984, as vendas dos carros da Pontiac aumentaram, devido a produção da série de TV A Super Máquina, que tinha como co-protagonista um carro Pontiac totalmente equipado. Em 1984, a Pontiac trazia o Fiero, fazendo com que as vendas aumentassem, pois o modelo apresentava bom preço agregado a bom desempenho, um jogo de “repescagem” da antiga idéia da marca.

Pontiac Bonneville 64

Durante os anos 80 e 90, os modelos foi perdendo sua identidade aos poucos, e passará a oferecer modelos poucos atraentes, muitos deles eram veículos derivados da General Motors, o que faria de acabar de pregar o caixão da empresa, beirando apenas 2% de vendas de Autos nos EUA, fica justificado seu fim, anunciado na Segunda-feira, 27 de Abril de 2009, durante o plano de reestruturação do grupo General Motors.

Pontiac co-protagonista do Filme Super Máquina

Nenhum comentário:

Postar um comentário