Seguidores

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Um pouco mais sobre sistema de injeção eletrônica

O sistema de injeção eletrônica conta com uma série de componentes eletroeletrônicos que trabalham em conjunto para determinar, através de um monitoramento instantâneo, a melhor alimentação de combustível possível para qualquer regime de funcionamento.

O sistema conta com três tipos de componentes, o módulo eletrônico, conhecido como unidade de controle eletrônico (UCE) ou (MCE). Outro tipo é composto por um conjunto de sensores que monitoram as condições do ambiente e do próprio motor. E por último o sistema conta com outros componentes conhecidos como atuadores, responsáveis por agirem de modo a realizarem um efeito como abertura dos bicos injetores ou avanço de centelha da vela. Vamos estudar em duas matérias estes componentes que compõem a injeção eletrônica.
O sensor de posição da borboleta é o responsável por medir a abertura da borboleta de aceleração, também conhecido por TPS (Throttle Position Sensor), este sensor verifica o quanto o motorista está acelerando.


[Sensor de posição da borboleta de aceleração]

Sensor de temperatura do ar (ACT, Air Charge Temperature), com a finalidade de medir a temperatura do ar admitido pelo motor, este sensor tem grande importância na medida da densidade de ar para fazer a estequiometria correta.


[Sensor de temperatura do ar]

ECT (Engine Coolant Temperature) sensor de temperatura do líquido arrefecor. Este sensor mede a temperatura do motor pela “água de radiador”, informa a central a temperatura do motor em qualquer regime de funcionamento.


[Sensor de temperatura do motor]

Sensor de pressão do coletor de admissão (MAP, Manifold Absolute Pressure), calcula a depressão no coletor de admissão e compara com a pressão atmosférica do ambiente.


[Sensor de pressão do coletor]

HEGO (Heated Exhaust Gas Oxygem Sensor) sensor de oxigênio dos gases de exaustão. Este sensor mede a quantidade de Oxigênio dos gases queimados na exaustão e compara com a quantidade de Oxigênio no ambiente.


[Sensor de Oxigênio]

O sensor de posição de cilindro CID( Cilinder Identification Sensor), também conhecido como sensor de rotação, este componente trabalha com o princípio do efeito “Hall” e geralmente fica posicionado a ler uma polia dentada, o pulso de tensão gerado pelo sensor ao passar por cada dente serve como referência para determinar uma contagem, no caso a rotação do motor.


[Sensor de rotação]

VSS (Vehicle Speed Sensor) ou sensor de velocidade do veículo. Geralmente colocado junto a caixa de transmissão este sensor mede a velocidade instantânea do veículo informando a central qualquer variação da mesma.


Dando continuidade a matéria sobre os componentes da injeção eletrônica, vamos verificar uma nova gama de componentes do sistema responsável por alimentar o motor com combustível, de uma maneira mais eficiente possível.

O sistema de injeção eletrônica conta ainda com a tarefa de comandar o sistema de ignição, responsável por gerar a centelha elétrica das velas, este sistema é híbrido com a injeção eletrônica e comandado por ela.

MAF Mass Air Flow, sensor de fluxo de ar. Alguns tipos de sistemas utulizam um sensor que mede o fluxo da passagem de ar na admissão, geralmente colocado na mangueira ou caixa do elemento filtrante do ar para o motor.

KS Knock sensor ou sensor de detonação. Este sensor tem a função de monitorar as explosões dentro da câmara de combustão. Fica geralmente acoplado no bloco do motor conferindo a ordem de ignição e verificando uma possível pré-ignição.

Bomba de combustível, este atuador permanece funcionando sempre que o motor estiver funcionando. O bombeamento do combustível com uma determinada pressão é realizado pela bomba elétrica, que geralmente encontramos dentro do tanque de combustível.


[Bomba elétrica de combustível]

O sistema conta com um dispositivo que eliminou aquele velho cheiro de combustível dentro das garagens. O Cânister cuida de absorver os gases dentro do tanque de combustível, sem que eles saiam para atmosfera e os condensa dentro de um filtro de carvão ativado. A válvula CANP Canister Purg Solenoid, válvula purga do cânister, trata de enviar o líquido condensado, para ser queimado no motor, para dentro do coletor de admissão.

[Válvula de purga do cânister]

A válvula injetora de combustível também é um componente importante do sistema. É através dela que o combustível é injetado. Conhecida popularmente com o nome de “bico”, a válvula injetora é uma peça formada por um corpo, vazado internamente contendo um enrolamento elétrico para formar um eletroímã e uma válvula unidirecional, para permitir ou não a passagem do combustível.


[válvula injetora]


[Tubo distribuidor, contendo quatro bicos e regulador de pressão]

O regulador de pressão é o componente que regula a pressão de linha de combustível. Todo sistema de injeção eletrônica de combustível possui um regulador de pressão em série com a bomba para garantir pressão exata de combustível para as válvulas injetoras, garantindo uma vazão de combustível ideal.


[Regulador de pressão de combustível]

Alguns tipos particulares de sistemas podem possuir outros componentes como a válvula EGR, recirculadora de gases ou ainda uma entrada de ar secundário, geralmente esses tipos de sistemas são mais antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário