Seguidores

terça-feira, 20 de maio de 2014

A história de uma das marcas Automotivas mais luxuosas ROLLS-ROYCE




História


A Rolls-Royce Limited foi criada durante um famoso almoço em 1904. Henry Royce, um engenheiro de sucesso, fechou um negócio com Charles Rolls, proprietário de uma das primeiras concessionárias de automóveis. O resto é história. As séries resultantes de automóveis com dois, três, quatro e seis cilindros romperam barreiras de engenharia e artesanato. O Silver Ghost, lançado em 1907, foi um carro de suavidade legendária que percorreu 14.371 milhas praticamente sem parar, criando a lenda de "melhor carro o mundo".undadores

Os fundadores


Charles Rolls

   Charles Rolls estudou engenharia mecânica em Cambridge. O primeiro estudante a ter um carro, ele logo começou a correr. Para financiar sua paixão, ele montou uma concessionária, vendendo basicamente carros estrangeiros. Sua busca por um fornecedor confiável de carros ingleses levou a conhecer Henry Royce.
   O primeiro aviador a fazer a travessia completa do canal inglês, ele morreu em um acidente durante uma apresentação aérea em julho de 1910.

Sir Henry Royce

Conhecido por sua atenção aos detalhes e busca pela perfeição, Henry Royce registrou sua primeira patente (soquete para lâmpada baioneta) em 1887. Sua empresa produziu dinâmos, motores elétricos e guindastes.

Insatisfeito com seu Decauville, Royce decidiu melhorá-lo e voltou sua atenção para construir os melhores carros do mundo. Em 1903, ele projetou e construiu seu primeiro motor e seu protótipo foi posto na estrada em 1904.

Silver Ghost

Lançado em 1907, o 40/50 HP ou Silver Ghost foi produzido até 1925. Originalmente movido por um motor de seis cilindros 7.0 de 36cv, foi aumentado para 7.428cc em 1909.

Famoso pela carroceria, o estilo incluía o Barker Tourer e o cabriolet coberto Barker. Foi construído na fábrica de Royce, Cooke Street, Manchester. Dando continuidade ao sucesso, a empresa mudou-se para Nightingale Road, Derby.


Década de 1920

Após a guerra, a Rolls-Royce retomou a produção de automóveis e abriu sua primeira fábrica nos EUA em 1921. O motor 'R' foi desenvolvido para a Inglaterra participar do concurso de hidroaviões Intercontinental Schneider Trophy. Royce esboçou seu motor na areia de West Wittering com sua bengala. Além de vencer o concurso, o motor estabeleceu um recorde mundial de velocidade no ar e foi a base para o legendário Merlin, que foi usado nos aviões alidados como Spitfire e Hurricane.


O convenientemente chamado Rolls-Royce 20 HP, também conhecido como o "bebê" Rolls-Royce, foi lançado em 1922. Seu objetivo era tornar-se popular entre os profissionais da classe média como médicos, empresários e advogados. Seu motor era um seis cilindros reto com capacidade de 3.127cc e velocidade máxima de62mph


Em 1925, o Silver Ghost foi substituído pelo "New Phantom", que ficou conhecido como Phantom I. O último lote de Silver Ghosts foi produzido em 1927 como um chassi blindado para a Associação Comercial Russa (ARCOS). O Phantom foi fabricado na Inglaterra e em uma nova fábrica em Springfield, Massachusetts.

1930

A década de 1930 assistiu a quebra de recordes de velocidade na terra, no ar e mar. Malcolm Campbell quebrou o recorde de velocidade na terra em Bluebird com 272,46mph em 1933. Em 1937, George Eyston superou essa marca com 312,2mph em Thunderbolt, com dois motores 'R' Rolls-Royce. Henry Seagrove quebrou o recorde mundial no mar com 119mph em Miss England II com motores 'R'. Pouco depois, ele morreu após colidir com uma árvore submersa.



O Phantom II teve um chassi muito aprimorado que era a escolha ideal para quem queria apenas sair do trabalho e pegar a estrada para um fim de semana no sul da França. Conhecido pelo estilo de carroceria Barker touring saloon fechada; coupé Park Ward Continental e Barker torpedo tourer. A Park Ward Continental faria 92,3mph, 0-60 em 19,4 segundos.


O Phantom III foi o primeiro Rolls-Royce com motor V12 - uma unidade de 60 graus, 7.340cc. Famoso pelos estilos de carrocerias: Park Ward limousine e sedanca de ville; Hooper sedanca de ville. Destaque para Park Ward limousine: 91,84mph, 0-60 e 16,8 segundos.


1940

A Segunda Guerra desviou o foco para os motores aéreos nas fábricas em Derby Works e em Crewe, inagurada pelo Ministério da Aeronáutica e tornou-se a casa da Rolls-Royce em 1946. A guerra mudou a percepção do Rolls-Royce de um "tubarão em um oceano de tecnologia" para um fornecedor mundial em propulsão aérea. Isso foi comprovado com o Gloster Meteor que, alimentado pelos motores Rolls-Royce Derwent V, estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade no ar de 606 mph


Todos os Silver Wraiths tinham carrocerias cobertas. Eles foram produzidos até 1959 usando o motor de 4887cc compatível com carrocerias extremamente pesadas como a H.J. Mulliner sedanca de ville e a Hooper touring limousine


O Silver Dawn foi o primeiro Rolls-Royce a ser vendido com carroceria em aço padrão e todos foram exportados. Alguns foram adaptados com carcaças cobertas e são colecionáveis. O motor de seis cilindros com 4.257cc foi aumentado para 4,5 litros em 1951 e para 4,9 litros em 1954.


1950

Na segunda metade do século 20, a Rolls-Royce começou sua longa associação com a família real, substituindo a Daimler como o fornecedor favorito de carros para a monarquia.


Em 1950, a Princesa Elizabeth e o Duque de Edinburgo quebraram uma longa tradição real e adquiriam seu primeiro Phantom IV. Desenhado exclusivamente para a realeza e chefes de Estado, o Phantom IV é um dos mais raros carros Rolls-Royce no mundo, com apenas 18 exemplares produzidos.



Em 1955 assistiu ao lançamento do Silver Cloud. Capaz de alcançar a velocidade 106mph, ele apresentou o mesmo motor 4.887cc do Dawn e uma carroceria em aço padrão totalmente nova e elegante projetada por J.P. Blatchley.
No final da década, o Phantom V chegou para substituir o Phantom IV. Alimentado por um motor V8 e carroceria fechada, vendeu muito mais exemplares que seus antecessores.


1960

O agito da década de 1960 viu o apelo da Rolls-Royce para uma nova classe de proprietários. Muitos atores, pop stars e celebridades escolheram a marca. Mais uma vez, a Rolls-Royce tornou-se uma estrela do cinema.


Em 1965, o Phantom II com carroceria Barker amarela dividiu a fama com Omar Sharif, Ingrid Bergman e Rex Harrison no filme O Rolls-Royce Amarelo. No mesmo ano, John Lennon comprou um Phantom V que era branco originalmente, mas foi pintado de de preto fosco por Lennon. Entediado com este novo acabamento, ele decidiu pintar com desenhos psicodélicos e seu Rolls-Royce é uma das peças mais valiosas do acervo pop.


Em 1965, foi lancado o Silver Shadow I , o primeiro Rolls-Royce a ter um chassi monocasco. Sua velocidade máxima era limitada a 118mph e foi capaz de chegar a 220BHP em 4.500 rpm


1970

A década de 1970 foi desafiadora para a Rolls-Royce. Apesar de enfrentar problemas e reabrir como duas empresas: a Rolls-Royce Limited para a divisão aérea, que tornou-se a Rolls-Royce plc em 1985, e a Rolls-Royce Motors Limited para a divisão de automóveis, modelos memoráveis foram lançados.


O estilo Corniche de duas portas foi baseado no Silver Shadow, mas construído pelas mãos de Mulliner Park Ward. O Corniche estava disponível nas versões normal ou conversível. Foram fabricados 1306 exemplares no total.


O Camargue foi contruído na plataforma do Silver Shadow por Mulliner Park Wardcom, estilo Pininfarina. O primeiro Rolls-Royce projetado com dimensões métricas oferece recursos avançados como ar condicionado com nível dividido automático. O Silver Shadow II melhorou o original em relação ao exterior, especialmente o para-choque envolvente preto e compartimento de ar abaixo da frente e melhores características de manuseio.


1980

A empresa britânica Vickers comprou a Rolls-Royce Motor Limited em 1980 e continuou produzindo os Rolls-Royce e Bentley. Rebatizada de Rolls-Royce Motor Cars Limited em 1985, flutuou nas bolsas de valores.
Um carro motor Rolls-Royce quebrou o recorde mundial de velocidade em terra em 1983. O Thrust 2, pilotado por Noble, tinha motor a jato Rolls-Royce Avon 302. Atingindo 633,468mph.


O Silver Spirit usou a base do Silver Shadow como ponto de partida, mas recebeu uma nova carroceria que unia modernidade e elegância.


O Silver Spur adicinou quatro polegadas à distância entre eixos do Spirit. 25 modelos Silver Spur Centenary foram fabricados em 1985 em comemoração ao 100º aniversário do automóvel na Inglaterra. O Silver Spun também foi construído na forma limousine, com 42 polegadas a mais.


1990

Os anos 1990 viu o fim da produção em Crewe e o início de um novo capítulo da história da Rolls-Royce quando o Grupo BMW comprou os direitos de produzir um automóvel Rolls-Royce.

O último modelo Rolls-Royce produzido em Crewe, o Silver Seraph foi realmente o primeiro Rolls-Royce totalmente novo desde o lançamento do Silver Shadow mais de 30 anos antes. Desenvolvido com a ajuda da BMW, ele tinha um motor V12 BMW 5.4 Litros


O Corniche tinha muitos detalhes do estilo do Silver Seraph, mas usava o familiar motor V8. Graças ao torque mais alto, o V8 se adaptou melhor ao Corniche.


O presente

A sede corporativa e a planta de montagem da Rolls-Royce são estabelecidas em Sussex Downs em Goodwood, Inglaterra. Planejada pela visão do renomado arquiteto Nicolas Grimshaw, a instalação inspira todos que trabalham lá e se integra perfeitamente à beleza natural.



http://rolls-roycemotorcars-saopaulo.com/library/history

Nenhum comentário:

Postar um comentário