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quinta-feira, 30 de maio de 2013

NOVO SISTEMA DE REGENERAÇÃO DE ENERGIA DA VOLVO ECONOMIZA ATÉ 25% DE COMBUSTÍVEL


NOVO SISTEMA DE REGENERAÇÃO DE ENERGIA DA VOLVO ECONOMIZA ATÉ 25% DE COMBUSTÍVEL

Montadora afirma que tecnologia faz com que carro com motor de quatro cilindros tenha desempenho de modelos com bloco de seis cilindros




O novo sistema de recuperação de energia desenvolvido pela Volvo pode vir a complementar a potência de motores a combustão em carros de passeio em breve. A fase de testes da tecnologia foi concluída e os engenheiros da montadora constataram que ela foi responsável por aumento significativo na economia de combustível do sedan S60 avaliado, além de ter beneficiado o desempenho do motor.

Chamada de KERS, a tecnologia faz com que a energia dissipada durante uma frenagem seja acumulada e utilizada posteriormente para colocar o carro novamente em movimento. O sistema é aplicado ao eixo traseiro e transfere a energia por meio de uma transmissão desenvolvida especialmente para esta função. Ele trabalha em conjunto com o motor a combustão tradicional, que continua oferecendo potência ao eixo dianteiro. Assim, quando o motorista freia, o motor a combustão é desativado automaticamente.

O sistema da Volvo é produzido em fibra de carbono para que seja mais leve do que os anteriores, produzidos em aço. A nova tecnologia acrescenta apenas 6 kg ao peso do carro e mede cerca de 20 cm de diâmetro. Apesar de compacta, é responsável por acrescentar ao carro até 80 cv de potência. A montadora testou o sistema durante o ano passado e concluiu que ela pode ser responsável por diminuir o consumo de combustível em até 25%. Segundo a Volvo, o aumento no desempenho faz com que um carro com motor de quatro cilindros seja tão potente quanto um de seis cilindros.

A economia de combustível é maior especialmente em trechos urbanos com semáforos ou com congestionamento de veículos, já que oferece mais energia limpa conforme os freios são requisitados. “A energia recuperada pelo sistema é suficiente para oferecer potência ao carro por pequenos períodos, mas será responsável por grande redução no consumo de combustível. Nossos cálculos indicam que será possível desativar o motor a combustão por metade do período em que o carro está em movimento”, afirma Derek Crabb, vice-presidente de engenharia de motores da Volvo.

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