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sábado, 4 de maio de 2013

CLÁSSICO: VOLKSWAGEN GOL - UM FENÔMENO DE VENDAS ATÉ HOJE

O mercado automobilístico brasileiro se desenvolveu muito durante os últimos anos. O principal responsável pelo seu desenvolvimento foi o aumento da economia, que impulsionou esse mercado, reflexo desse grande aumento, é o número de modelos vendidos e produzidos no país.

Durante o ano de 2011, o Brasil ficou entre os 5 países que mais produziram veículos, porém mesmo sendo um mercado evoluído, ainda não conta com veículos de primeira linha. A maioria dos modelos apresentados no Brasil utilizam desenhos que já foram utilizados na produção da Europa, principalmente em casos onde a marca conta com sede em algum país europeu.



Mesmo sendo um mercado que ainda não recebe todas as novidades automotivas, o brasileiro está muito feliz com os modelos á venda no mercado nacional, pois as marcas estão começando a investir pesado e estão sempre apresentado novidades.

Alguns modelos marcaram época e até hoje ainda são líderes de venda, como o caso do Volkswagen Gol que se tornou um símbolo do Brasil e também fez com que a Volkswagen praticamente se eternizasse dentro do mercado nacional, uma vez que, a marca já vinha de um grande sucesso que era o Fusca e assim, se conciliou a continuação desse sucesso com o Gol.


COMO SURGIU O GOL


O Gol foi lançado no ano de 1980 e nasceu com a finalidade de suceder o Fusca, modelo que tinha se tornado um fenômeno mundial, no Brasil conseguiu bater todos os recordes que futuramente seria superado pelo Gol. Na época, aVolkswagen também precisava de um modelo para competir com projetos mais novos que apresentavam o mesmo valor de custo do Fusca e que apresentava mais melhorias, como no caso do Fiat 147 e também o Chevrolet Chevette, nesse caso o projeto do Gol era essencial, pois também conseguia manter um bom custo benefício em relação ao conforto, potência e também conseguiria atender as necessidades dos consumidores da época.



O nome Gol veio de uma necessidade que a Volkswagen tinha em batizar seus modelos com nome relacionados a esportes, como no caso do Polo, Golf e também o Gol que acabou se adequando muito bem ao mercado brasileiro e também trouxe o nome do esporte do momento e mais popular entre os brasileiros.

Cumprindo todos os pré-requisitos impostos pelos consumidores da época, foi lançada a primeira versão do Gol que foi popularmente apelidado de Gol quadrado, esse apelido se deve principalmente a seu design que diferente de suas versões mais novas, era totalmente quadrado mesmo simulado uma pequena circunferência.

Em sua primeira versão o modelo herdou o motor do Fusca, motor popular de 1300 cc, que ficou bastante conhecido devido a seu barulho característico. Sua refrigeração também era a ar, porém no caso do Gol sua refrigeração era melhor, justamente por causa da localização do motor que já era na parte frontal, diferente do Fusca. Sua primeira versão deixou muito à desejar, principalmente em relação a potência, pois o motor característico do Fusca não conseguia oferecer a potência que os consumidores já estavam exigindo na época.

DESENVOLVIMENTO DO GOL


Com o lançamento do motor de 1600 cc, a Brasília parou de ser fabricada, pois seu segmento lembrava muito o Gol e os consumidores acabaram voltando seus olhares apenas para esse novo lançamento.

Em 1984, foi lançado uma das versões mais conhecidas em relação ao Gol quadrado, trata-se da versão GT que vinha com rodas características e um motor já de alta performance. Em 1986, o modelo foi lançado com de 1800 cc, sendo considerado um dos motores mais potentes da época e que fez do modelo um dos que ofereceram a melhor performance, pois na época nenhum de seus concorrentes conseguia oferecer tanto desempenho.



O ano de 1986, também foi o final dos motores refrigerados a ar, sendo que todos já começaram a utilizar a refrigeração a água, principalmente em versões mais potentes que exigiam maior qualidade em relação a sua refrigeração. Em 1987, o modelo recebeu sua primeira reestilização e também foi o ano do surgimento da versão GTS, na qual era oferecida com várias opções de motorização e a mais potente contava com 109 cavalos de potência. Devido a algumas necessidades impostas pelo governo, foi criada a versão C que contava com um câmbio de 4 marchas e era ainda mais básico do que a versão CL.

Foi lançado o GTi, modelo que contava com um design um pouco diferenciado e também apresentava alguns detalhes exclusivos e uma mecânica diferenciada, como no caso do motor de 2.0 litros que rendia 120 cavalos de potência, sendo considerado o motor mais potente da categoria e que superava até mesmo alguns outros modelos que também eram concorrentes.

A versão do Gol quadrado seguiu sendo produzido até o ano de 1996, quando deu espaço a uma segunda reestilização, que seria denominado como Gol G2 ou popularmente conhecido como Gol bola, devido a seus traços bastante arredondados.

GOL G2 - GERAÇÃO II


A segunda geração do Gol já contava com uma mecânica diferenciada e também com conforto que não era oferecida na versão quadrada, além disso, o modelo também já contava com um ótimo custo benefício e com motor menos potente, acompanhando as necessidades dos consumidores brasileiros, que agora já dispensavam o motor muito potente para ter maior economia e rendimento.



Em 1994, já tinha sido apresentada sua primeira unidade como versão bola, porém sua popularização começou no ano de 1986, quando a Volkswagen começou a apresentar o modelo com uma motorização de 81 cavalos de potência.

O modelo também recebeu algumas alterações durante o seu desenvolvimento dentro do mercado nacional, suas principais modificações foram na mecânica, pois a Volkswagen ainda estava tentando criar algo que agradasse os consumidores brasileiros e que não deixasse de lado a grande potência dos motores. Para cumprir essa necessidade foi criado uma versão GTI ainda no ano de 1996, o modelo contava com um motor de 2.0 litros, agora já utilizando a maior potência criada pelas 16 válvulas, rendendo 145 cavalos de potência. Essa versão tem uma característica bastante interessante, pois o modelo tem um pequeno calombo em seu capô, esse calombo se deve ao cabeçote do motor que era muito grande e necessitava desse espaço para que seja devidamente comportado.

No ano de 1997, os motores da segunda geração começaram a receber a injeção eletrônica, sistema esse que marcou época e realmente alavancou as vendas dos modelos dentro do mercado nacional, pois o consumidor podia deixar de lado vários problemas comuns na época, principalmente em relação a dar partida.

A versão bola continuou sendo produzida durante mais alguns anos, até mesmo depois de ser apresentado uma nova reestilização do modelo, que agora já seria conhecido como G3 e já trazia um design diferenciado, acompanhando também as necessidades dos consumidores, que agora já precisavam de um desenho mais atual.

GOL G3 - GERAÇÃO III


Em suas propagandas a Volkswagen apresentava o modelo como geração III, começando suas vendas no ano de 1999 já oferecendo o modelo como versão 2000. O modelo recebeu uma profunda modificação, tanto em sua dianteira, quanto na lateral e também na traseira. Em seu interior o modelo também recebeu várias modificações para atender e competir com alguns concorrentes que também estavam se modificando para aumentar seu fluxo de vendas. Durante seu desenvolvimento a marca ofereceu várias opções de motorização, porém as mais populares foram as verões de 1.0 litros de 8 e 16 válvulas, que ofereciam um bom custo benefício em relação a consumo e também não deixava a desejar em relação a potência.



Em 2001, foi lançada uma versão que não foi tão aprovada pelos consumidores brasileiros, nessa versão o modelo foi equipado com um motor de 1.0 litros 16 válvulas turbo, que conseguia atingir a média de 193 km/h. Em 2002 o modelo recebe poucas modificações o que não deixou que a marca oferecesse novamente outra geração, a modificação ficou apenas no para-choque dianteiro e traseiro. Já no ano de 2003, o modelo recebeu um grande incentivo e que ajudou bastante no número de vendas, esse incentivo é referente ao primeiro motor Flex.

O motor em questão foi oferecido na versão com 1.6 litros e oferecia a opção de poder abastecer com álcool ou gasolina, sendo uma novidade para os consumidores brasileiros e que realmente aumentou muito o fluxo de vendas do modelo dentro do mercado nacional. Muitos consumidores afirmam que essa foi a versão mais popular do Gol, pois conta com várias unidades em todo o país e a maioria das pessoas com certeza já viu ou já possuiu um Gol G3. Além disso, essa versão oferecia muita qualidade e resistência, sua manutenção era baixa e o modelo oferecia muita comodidade para viagens de longa distância.

GOL G4 - GERAÇÃO IV


A versão G4 recebeu poucas alterações, concentrando essas alterações somente na sua dianteira e traseira, no interior o modelo recebeu um novo painel e também alguns itens que não poderiam ser vistos em sua versão anterior.



Sua produção começou no ano de 2005 e teve como principal finalidade manter o fluxo de venda perante a um dos seus principais concorrentes que era o Fiat Palio, modelo que na época estava mostrando um bom desenvolvimento e estava mantendo um constante fluxo de vendas.

A mecânica também sofreu algumas alterações, principalmente em sua suspensão que agora tinha ficado um pouco mais alta para atender algumas necessidades, principalmente em caso de solos irregulares.



Em relação a motorização o modelo praticamente herdou os motores de sua versão anterior, sendo apresentado com motorização que variavam entre 71 a 75 cavalos de potência. Apenas algumas versões especiais apresentaram novidades em relação a motorização, como no caso do Gol Rallye que foi apresentado no ano de 2007, o modelo conta com um motor de 1.6 litros Flex, que rende 103 cavalos de potência. Também foi lançado algumas outras versões especiais durante o desenvolvimento do modelo dentro do mercado nacional, porém essa versão foi uma das mais curtas apresentadas pela marca, ficando apenas 3 anos na linha de produção da empresa.

GOL G5 - GERAÇÃO V


A geração 5 veio para atender as necessidades do consumidor brasileiro, sendo que a geração 4 não tinha agradado tanto os seus consumidores brasileiros. Nessa versão o modelo já contava com um novo desenho em seus faróis e também recebeu uma reestilização completa em sua traseira e também na dianteira.



Seu interior também sofreu algumas modificações, mesmo porque o consumidor exigia um veículo mais atual que não deixasse de lado o conforto e a qualidade. De baixo do capô o modelo contava com duas versões de motorização, sendo o popular motor de 1.0 litros e a versão de um 1.6 litros.



O modelo também contou com algumas séries especiais, como no caso da versão Rallye e também mais algumas versões que foram apresentadas durante o desenvolvimento do modelo dentro do mercado nacional. Durante as suas vendas o modelo também recebeu algumas leves modificações, porém não foi modificado de geração, pois as modificações feitas ainda ficaram muito próximas do modelo original, por isso a marca preferiu manter a sua geração. As modificações em questão foram principalmente em relação a pintura e também a alguns pequenos detalhes no exterior e interior do veículo.


GOL G6 - GERAÇÃO VI


A geração 6 foi lançada na segunda parte do ano de 2012. Nada mais é, do que um face-lift da geração 5. Veio com a finalidade de manter o Gol na liderança em relação as vendas, liderança essa que ficou ameaçada com o lançamento doNovo Uno, modelo que caiu nas graças dos consumidores mas que mesmo assim não fez com que o Gol caísse para segundo lugar.



O modelo recebe um novo desenho, tanto na parte exterior quanto na parte interior, ganhando a nova frente global da montadora, já utilizado no Fox, Jetta e outros veículos recentes da marca.

Seus equipamentos também se diferenciam muito de suas outras gerações, porém se comparado com o G5 sua parte externa recebe modificações apenas na dianteira e traseira, sendo que a lateral ainda se manteve a mesma da outra geração.



A motorização ainda se mantém a mesma das outras versões, porém seus equipamentos são totalmente diferentes, a marca resolveu oferecer a opção de funções no volante. Essa opção tem por finalidade manter o foco do motorista somente na estrada, justamente por isso o sistema multimídia é ligado ao volante, assim como outras funções que também podem ser acionadas desde o volante, evitando que o motorista tenha que mudar sua atenção para o painel de instrumentos.


COMERCIAIS DO GOL


Veja um compacto de todas as publicidades veiculados deste veículo, desde a sua primeira geração.

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