Seguidores

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Louis Chevrolet




Um dos sobrenomes mais conhecidos do planeta é uma marca de um carro muito respeitável. Este nome é Chevrolet e veio de um suíço chamado Louis. Ele nasceu em Chaux-de-Fonds, mas pouco depois seus pais mudaram para a região da cadeia de montanhas de Jura de onde eram originários, na França bem perto da fronteira com a Alemanha e a Suíça.

Desde a adolescência já se interessava pela mecânica e já era muito veloz em duas rodas. Suas mãos e pés eram muito hábeis em uma bicicleta. Este jovem que nasceu em 1878 teve a sorte de ser abordado, aos dezoito anos, por um americano chamado William Kissam Vanderbilt radicado na França e amante de automóveis e da bela mecânica. Seu carro estava com problemas e Louis se ofereceu para consertar. Com sucesso William aconselhou Louis de tentar a vida no progressista Estados Unidos da América. Foi, fez uma breve estada no Canadá e depois rumou para Detroit que se originou do FortePontchartrain que foi fundada pelo francês Antoine de Lamothe-Cadillac que deu seu nome também á um automóvel de alto quilate nos Estados Unidos.

Louis logo começou nas competições pilotando monopostos da marca Fiat e depois ele mesmo aperfeiçoou carros da marca Buick.
Em 1909 conheceu o dono da marca Buick o astuto empresário William Durant. Dois anos depois ambos fundaram a Chevrolet Motor Company of Michigan. Neste ano, junto com o engenheiro francês Étienne Blanche lançam o primeiro sucesso da marca: O Chevrolet Classic Six com motor de seis cilindros em linha e 4.950 cm³ de cilindrada. Este tórpedo tinha velocidade final de 105 km/h assaz considerável para a época.
Louis visava a qualidade e o senhor Durant a quantidade. Os atritos começaram e para piorar o concorrente Ford reagia muito bem.
Louis partiu em viagem para e Europa e na sua ausência Durant modificou muito a linha de produção, aumentado o número de veículos produzidos e diminuindo a qualidade. De volta ao continente americano a sociedade foi dissolvida, o nome Chevrolet foi cedido e este homem inclusive renunciou a fortuna. Voltou a se dedicar às competições, mas por pouco tempo. Devido à problemas de saúde e necessidade financeira voltou a trabalhar na Chevolet. Faleceu em 1941 com 62 anos de idade e infelizmente não viu vários sucessos com seu nome. Seu nome sempre é promunciado com sotaques diferentes nos quatro cantos do mundo. Difícil alguém não ter estado à bordo de um Chevrolet.




O Classic Six de 1911




























Na década de 50 a General Motors já reunia as marcas Cadillac, Chevrolet, Buick, Oldsmobile, GMC e Pontiac nos Estados Unidos. Na Europa tinha a Opel na Alemanha e a Vauxhall na Inglaterra. Na Austrália a Holden se distinguia e a Chevrolet na Argentina e no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário