Seguidores

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Como ter um escapamento barulhento e outro silencioso ao mesmo tempo, à sua escolha!

Os vizinhos discordam, mas não tem coisa mais divertida que acelerar um carro esportivo com escapes abertos – sem abafadores para separar as explosões do mundo. Contudo, dependendo da hora, do humor, do momento, a barulheira enche o saco. E aqui, mostramos uma forma de você escolher entre carro de corrida e carro de família ao toque de um botão.

Válvula Cut-Out. Este é o nome do equipamento dos sonhos do clube dos surdinhos. É simples: trata-se de uma saída em “Y” instalada na tubulação de escape. Uma das pernas leva aos abafadores (a rota original), a outra perna libera o ronco direto, sem silenciar nada – como em um carro de corrida. Para o modo família, mantenha a última perninha fechada. Para o modo “odeio meus vizinhos”, libere a válvula: todo o fluxo de gases vai sair pelo caminho mais fácil – e barulhento.

Há vários modelos: o mais básico é nada mais que um tampão. Você precisa entrar embaixo do carro e remover os três ou quatro parafusos que seguram o inferno sonoro – muitos carros de corrida que disputavam provas entre cidades (como a Mille Miglia) tinham este recurso. O intermediário utiliza um sistema de cabos, similar aos que liberam as travas do capô e da tampa do porta-malas. E a mais sofisticada é elétrica (abaixo): com o toque de um botão, você se transforma no ser mais odiado do trânsito. Na Summit Racing, ela custa por volta de US$ 350 (para dois escapes, como em motores V8).

Honestamente, recomendo que você só use o Cut Out em estradas vazias, em autódromos ou naqueles churrascos com os amigos. Não seja um daqueles empresários malas que andam com suas Harley-Davison de escapamentos abertos no meio do trânsito. Receber um barulho destes na cara, de forma inesperada, não é divertido nem para um gearhead. É apenas inconveniente. Preciso dizer que esta tralha estará no Dart Games?

Nenhum comentário:

Postar um comentário