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domingo, 16 de novembro de 2014

Um pouco sobre a FORD




O automóvel foi inventado na Alemanha, em 1885, por Karl Benz e Gottlieb W. Daimler. Mas foi o americano Henry Ford que popularizou o automóvel com a linha de produção e montagem que provocaria uma revolução na sociedade de consumo mundial. Ícone da sociedade de consumo, a FORD cresceu e evoluiu lado a lado com a história da indústria automobilística lançando modelos que marcaram a história do segmento como o mítico MUSTANG, o clássico THUNDERBIRD, o sofisticado TAURUS, o arrojado MODEO e as versáteis caminhonetes F-150, F-250 e F-350.

A história


A FORD MOTOR COMPANY foi fundada na cidade de Detroit, estado americano do Michigan, no dia 16 de junho de 1903 por Henry Ford e mais 11 investidores, que contribuíram com US$ 28.000 cada um. O mês era junho. O local uma pequena fábrica em Michigan, com 125 funcionários, que trabalhava a todo vapor para lançar o seu primeiro veículo: o modelo A. O clima estava tenso e a discussão sobre a cor do automóvel tomava conta do local. Os engenheiros não sabiam o que fazer e perguntaram para o proprietário Henry Ford. Ele logo respondeu: “Pode ser qualquer cor desde que seja preto”. Assim nasceu o ícone da indústria automobilística, o primeiro esboço de uma linha de montagem e o primeiro carro acessível à classe média. Em menos de um mês era entregue o primeiro carro para o Dr. Pfennig, um dentista da cidade. Esse modelo vendeu 1.708 unidades em 15 meses, entusiasmando Henry Ford. Ainda neste ano, além de inaugurar a primeira distribuidora de veículos da marca na cidade de San Francisco na Califórnia, a nova empresa efetuou as primeiras exportações para a Grã-Bretanha.
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Em 1904 foi inaugurada a primeira fábrica no exterior localizada em Ontário no Canadá. Além disso, o modelo A foi exportado pela primeira vez para a Austrália. Até 1908, a FORD utilizou 19 letras do alfabeto para nomear seus modelos e criações, sendo que alguns nem chegaram a ser lançados ao público. Até esta altura, a montadora americana produzia os automóveis em pequenas quantidades numa fábrica alugada. Porém, neste ano, com a mudança para uma nova fábrica, a FORD introduziu a primeira linha de montagem de automóvel da história: uma esteira conduzia os componentes para vários operários, cada um deles especializado em apenas um único processo. O tempo de produção caía de 12 horas para apenas uma hora e meia: maior oferta, menor preço, uma grande procura e lucros extraordinários. Henry Ford enriqueceu e pôde erguer outras fábricas, inclusive em outros países.

Ainda este ano lançou no mercado o automóvel Model T, ao custo de US$ 805 (US$ 16.500 atualmente) que durante anos foi o grande sucesso da indústria automobilística, sendo apelidado de “carro do século”. Henry Ford maravilhou o mundo em 1914, oferecendo o pagamento de US$ 5 por dia aos seus funcionários. O movimento foi extremamente rentável; no lugar da constante rotatividade de empregados, os melhores mecânicos de Detroit queriam trabalhar na FORD, trazendo seu capital humano e sua habilidade, aumentando assim a produtividade e reduzindo os custos de treinamento. Henry chamou isso de “salário de motivação” (wage motive). O uso da integração vertical pela empresa também provou ser bem sucedido quando Henry construiu uma fábrica gigantesca, onde entravam matérias primas e de onde saiam automóveis acabados. O intenso empenho de dele para baixar os custos resultou em muitas inovações técnicas e de negócios, incluindo um sistema de franquias que instalou uma concessionária em cada cidade da América do Norte, e nas maiores cidades em seis continentes.



Em 1917, a empresa produziu seu primeiro caminhão, feito sob a carroceria do modelo T e batizado de Model TT, iniciando assim uma longa tradição da FORD no segmento de veículos de carga. Nesse mesmo ano, sendo Henry Ford filho de agricultor, compreendeu a necessidade e a utilidade de aplicar a tecnologia do automóvel ao processo da agricultura, criando juntamente com seu filho Edsel a Henry Ford & Son Corporation, destinada a conceber apenas tratores agrícolas. Ford não inventou o trator, assim como não inventara o automóvel, mas, tal como fizera com o veículo destinado a transportar pessoas, ele desenhou e produziu um trator acessível à maior parte dos agricultores, revolucionando a indústria do setor. Em 1918, o seu trator agrícola começou a ser produzido em grande escala para dar resposta às urgentes necessidades da lavoura e, a pedido do Governo Britânico, os tratores começaram a sua rota ascendente para todo o mundo. Henry Ford comercializou o seu primeiro trator com o nome Fordson (uma associação do nome Henry Ford & Son Corporation).



No dia 4 de fevereiro de 1922 a empresa comprou a montadora Lincoln Motor, fundada por Henry Leland em 1917. No ano seguinte, Henry Ford, preocupado com a preservação do meio ambiente, autorizou a compra de uma fazenda para plantação de árvores, pois a empresa utilizava madeira na confecção de muitas peças de seus carros. Era a preocupação da FORD com a preservação do meio-ambiente. O ano de 1927 foi o último da produção do Model T, que em 20 anos vendeu 15 milhões de unidades. No ano seguinte foi lançado um novo automóvel, uma espécie de segunda geração do Model T, e batizado como Model A. Até 1931 foram produzidos 4.5 milhões de unidades desse modelo. O primeiro carro desenvolvido especialmente para o mercado Europeu foi lançado em 1932 e introduzido na Inglaterra, chamava-se Model Y. No final desta década, em 1939, a FORD passou a disponibilizar o motor Hercules Diesel nos caminhões e chassis de ônibus. Em 1940 e 1941 os modelos FORD sofreram suas primeiras alterações significativas desde 1928. Com a Segunda Guerra Mundial, a produção de automóveis civis foi interrompida e iniciou-se a produção dos veículos chamados GP (General Propose) ou simplesmente Jeep. Mais de 250 mil Jeeps e tanques de guerra foram produzidos pela empresa nesse período. Com o fim do conflito a empresa lentamente retomou a produção de veículos e lançou seu primeiro automóvel pós-guerra, o Ford 1949, além dos caminhões e caminhonetes F Series, direcionados aos fazendeiros americanos com o slogan “Built Stronger to Last Longer” (algo como “Construído forte para durar muito”).




A década de 60 foi marcada pelos sucessos da FORD nas competições automobilísticas, como em 1966, quando os modelos GT40 conquistaram as três primeiras colocações na tradicional prova de Le Mans. No ano seguinte a empresa se estabeleceu na Europa, e em 1972 abriu unidades no continente asiático. Nessa época a FORD começava a sedimentar as bases para ser um gigante global. O crescimento através de aquisições começou em 1979 quando a FORD comprou 25% da montadora japonesa Mazda. Nos anos seguintes as ondas de aquisições continuaram com a compra, em 1987, de 75% da tradicional montadora britânica Aston Martin; da locadora de veículos Hertz; da tradicional e aristocrática Jaguar, em 1990 por US$ 2.5 bilhões; e em 1999 da sueca Volvo por US$ 6.4 bilhões. Nesta década em cada oito modelos de carros mais vendidos dos Estados Unidos, cinco eram da FORD. Apesar de em 2002, no Salão de Automóveis de Detroit, ter sido lançado 15 novos modelos, a montadora começava a dar sinais de problemas internos, especialmente em questão de lucratividade. Nos anos seguintes a crise se agravou e a gigante começou a ser deficitária. Em 26 de março de 2008, a FORD vendeu à montadora indiana Tata Motors as marcas de luxo Land Rover e Jaguar por US$ 2.3 bilhões; e recentemente se desfez da sueca Volvo, adquirida pela montadora chinesa Geely por US$ 1.8 bilhões. O ápice da crise aconteceu durante este período, quando as perdas da montadora ultrapassaram os US$ 14 bilhões.

 Porém, em pouco mais de três anos, medidas drásticas com as vendas das deficitárias marcas de luxo Land Rover e Jaguar; a recusa em meio à maior crise da indústria automobilística americana em aceitar o socorro do governo; e reduzir os custos em 47%; fizeram com que a empresa retomasse os lucros bilionários (pela primeira vez desde 2005) e ainda conseguisse ultrapassar a GM em vendas. Nos Estados Unidos a empresa superou, em alguns momentos, a General Motors como a número 1 em vendas, comercializando em 2010 mais de 1.9 milhões de veículos. Globalmente a FORD ocupa a posição de número cinco em relação ao número de veículos vendidos. E, embora não tenha ainda chegado próximo ao primeiro lugar da Toyota, já é mais admirada do que a rival japonesa, segundo uma pesquisa recente feita pela Bloomberg. Recentemente em 2010, a FORD descontinuou a marca Mercury, em mais uma medida para se tornar competitiva e mais lucrativa.


A linha do tempo 


1925

 ● Apresentação do FORD T RUNABOUT, com caçamba aberta opcional, sendo a primeira picape oferecida pela montadora.

1932

● São tempos da rádio. Os motoristas agora querem um novo tipo de entretenimento. A FORD começa a instalar em seus veículos o novo aparelho.

● Apresentação ao mundo do motor V8 de baixo custo, que se tornaria uma marca registrada da FORD durante muitos anos. O V8 trouxe ao alcance de todos o desempenho deste tipo de motor, antes exclusivos aos automóveis de luxo.

1933

● Criação do primeiro departamento de design automotivo da montadora. As criações deste departamento passam a ter influência no design de automóveis da indústria.

1938

 ● Início da produção dos modelos com a marca MERCURY.

1948

● Lançamento do FORD 1949, carro que exerceu forte influência no design automobilístico dos anos 50. O novo modelo, impulsionado por um motor V8 modernizado, introduziu um chassi totalmente novo com suspensão dianteira independente com molas helicoidais e eixo traseiro rígido com molas longitudinais.

● Lançamento das linhas de picapes e caminhões Serie F, que se tornaram clássicos no segmento de veículos utilitários.

1951

 ● Lançamento do FORD 1952, automóvel de grande porte com curvas modernas e equipado com motor 6 cilindros ou o potente V8.

● Apresentação da nova transmissão automática de 3 marchas.

1953 

● Lançamento do FORD TRANSIT, um dos maiores sucessos da empresa no segmento de vans comerciais. O modelo foi o veículo comercial leve mais vendido na Europa durante quarenta anos, ao ponto de que em alguns países o termo “Transit” se tornou genérico para se referir às vans comerciais. Desde sua introdução o modelo já vendeu mais de 6 milhões de unidades.

1954

● Lançamento do modelo de maior sucesso da sua história, o FORD THUNDERBIRD, um automóvel esportivo de dois lugares que viria a tornar-se um clássico americano.

● Coloca em prática seu primeiro Crash-Test, visando o desenvolvimento e segurança de seus veículos.

1955

● Lançamento do FORD CROWN VICTORIA, um cupê de duas portas de grande porte. O modelo foi produzido apenas por um ano, mas foi relançado em 1978. Em 1983 foi lançado o Crown sedã, denominado "pony car" (assim como o Mustang). Foi o primeiro carro da FORD a ter chaves separadas para ignição e porta-luvas. Desde 1997, a montadora fabrica o modelo para a polícia americana. O primeiro modelo para a polícia foi o Crown Victoria P71, e depois oPolice Interceptor. O sedã é o mais vendido na cidade de Nova York, sendo o segundo carro mais utilizado pela polícia americana, perdendo apenas para o Chevrolet Impala SS.

1957

● Lançamento do EDSEL, um automóvel grande e luxuoso que levava o nome do único filho de Henry Ford. Devido as fracas vendas o modelo foi descontinuado em 1960, mas passou a ser muito popular entre os colecionadores.

1959

● Fundação da FORD CREDIT, que é até os dias de hoje a maior empresa de Leasing de automóveis do mundo.

1961

 ● Apresentação do primeiro caminhão F-600 com motor diesel.

● Lançamento da FORD E-SERIES, uma van comercial de grande porte disponível nas versões carga e passageiros.

1964

● Lançamento em 17 de abril, custando metade do preço do Corvette produzido pela Chevrolet, do famoso FORD MUSTANG, automóvel direcionado para um público jovem em busca de emoção, que vendeu 22.000 unidades em seu primeiro dia de mercado, se tornando o carro de maior sucesso da indústria automobilística.

1966 ● Lançamento da FORD BRONCO, um veículo utilitário esportivo que durante três décadas fez enorme sucesso no mercado americano.

1970

● Lançamento no mercado americano do FORD MARVERICK, sedã esportivo de duas portas comercializado inicialmente ao preço de US$ 1.995.

1975

● Lançamento das caminhonetes FORD F-150.

1976 ● Lançamento do FORD FIESTA, um carro de pequeno porte que já vendeu, até os dias de hoje, mais de 10.5 milhões de unidades. O carro está atualmente em sua sexta geração (NEW FIESTA), introduzida em 2008, e já vendeu mais de 14 milhões de unidades no mundo inteiro.

1982

● Lançamento de um de seus produtos de maior sucesso na linha de utilitários, a FORD RANGER. A compacta picape foi, entre os anos de 1987 e 2004, a mais vendida em seu segmento no mercado americano.

1986

 ● Lançamento do modelo FORD TAURUS que com seu design radical não demorou muito para se tornar um grande sucesso de vendas nos Estados Unidos. A sexta geração do modelo foi lançada em 2010.

1990

 ● Lançamento do utilitário esportivo FORD EXPLORER. Equipado com um motor de 4.0 L V6 e 155 hp, o modelo se tornou um verdadeiro sucesso no mundo. A sexta geração do modelo foi apresentada em 2011.

1991

 ● Lançamento do FORD COURIER, veículo comercial leve baseado no modelo FIESTA. Introduzido primeiramente no mercado europeu, o modelo foi lançado no mercado brasileiro em 1997.

1995

 ● Lançamento do FORD COUNTOUR, um sedã compacto de quatro portas que teve a produção encerrada em 2000.

1996

 ● Lançamento mundial do FORD MONDEO, um automóvel de porte médio que fez grande sucesso em vários países do mundo.

● Lançamento do FORD KA, um veículo compacto e popular introduzido nos mercado da Europa e América do Sul. A segunda geração foi apresentada em 2008.

1997

● Lançamento do FORD EXPEDITION, um veículo utilitário esportivo de porte grande com mais de cinco metros de comprimento e praticamente dois de altura. A terceira geração do modelo foi apresentada em 2007.

1999

 ● Lançamento do FORD FOCUS, um carro de porte médio com designer inovador para a época.

● Lançamento da caminhonete peso pesada FORD F-250 SUPER DUTY, equipada com motores V6 4.2 de 205 cv ou 4.2 Turbo Diesel de 180 cv. A linha conta atualmente com mais dois modelos: F-350 (capacidade para carregar 10.300 quilos) e F-450 (capacidade para carregar 11.100 quilos).

2000

 ● Lançamento do FORD EXPLORER SPORT TRAC, um utilitário esportivo de porte grande com uma pequena caçamba.

2001

 ● Lançamento do FORD ESCAPE, um utilitário esportivo compacto, muito semelhante ao ECOSPORT produzido no Brasil.

2003

● Lançamento do FORD ECOSPORT, primeiro utilitário esportivo compacto produzido no Brasil.

● Lançamento do FORD SPORTKA, versão esportiva do popular modelo FORD KA. Neste mesmo ano foi introduzida a versão conversível (FORD STREETKA).

● Lançamento do FORD EVEREST, um veículo utilitário esportivo de porte médio.

2004

● Lançamento do FORD ESCAPE na versão híbrida.

2005 ● Lançamento do FORD FUSION, carro de porte médio e luxuoso com curvas modernas e inúmeros avanços tecnológicos.

2006

● Lançamento do FORD EDGE, um utilitário de luxo com peso acima de 1.800 kg, motor V6 3.5 litros de 269cv e câmbio automático de seis marchas, garantindo potência suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos.

2008

● Lançamento do FORD FLEX, um crossover de grande porte extremamente moderno com design arrojado.

2010 ● Lançamento do FORD FIGO, um automóvel compacto, baseado no modelo FIESTA, especialmente desenvolvido para o mercado indiano.

2011

● Apresentação do FORD B-MAX, um compacto multiuso de design avançado, equipado com duas portas traseiras corrediças e o avançado motor a gasolina Ford EcoBoost 1.0 de três cilindros.

● Apresentação do FORD FOCUS ELECTRIC, primeiro carro de passageiros totalmente elétrico e com emissão zero de CO2 da montadora.



O ícone O MUSTANG foi lançado oficialmente na Feira Mundial de Nova York no dia 17 de abril de 1964 e cativou o público norte-americano com um novo conceito de visual e potência a preço acessível. A inspiração para o nome veio do mais bem sucedido avião de caça dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, o P-51 Mustang. Em 46 anos, completos no dia 17 de abril de 2010, a FORD declarou que já vendeu mais de 9.1 milhões de unidades e que o carro, em sua quinta geração, fez história. Ele foi idealizado por Lee Iacoca em 1960 que achou que um carro esportivo comportava bancos traseiros. Estava feita a revolução. A FORD esperava vender 100 mil unidades no primeiro ano. Vendeu 22 mil no primeiro dia, 1 milhão em 18 meses e nunca mais deixaram de vender o ícone da indústria automobilística mundial. O sucesso da primeira geração foi tão grande que inspirou a FORD a criar outras versões como a conversível e a fastback, além do tradicional cupê. O MUSTANG também foi um dos responsáveis pela popularização dos motores V6 e V8, até hoje os preferidos dos norte-americanos. Outro modelo clássico da série foi o Shelby GT-350, cuja potência passava dos 300 cv. Com o passar do tempo e uma série de modificações visuais, a versão original teve sua produção encerrada em 1973, abrindo espaço para a segunda geração.

Seguindo o padrão de design automotivo da década de 70, o MUSTANG ganhou uma cara mais sóbria e motores quatro cilindros por conta da crise do petróleo que os americanos enfrentavam naquela década. Ainda assim, os motores com 6 e 8 cilindros em V foram mantidos. A segunda geração também inaugurou a série King Cobra. Ao contrário do sucesso do modelo inaugural, o segundo MUSTANG não teve um desempenho muito bom em ralação às vendas quanto a FORD esperava e sua linha de montagem foi desativada após apenas quatro anos de atividades. A terceira geração, lançada em 1979, foi a mais duradoura. Sua produção seguiu até 1993, e durante esse tempo o MUSTANG passou por uma série de modificações visuais externas, mas manteve a mesma plataforma. O modelo também foi o primeiro da série a receber um motor turbo (2.3 litros) de 132 cv. Até a terceira geração, o MUSTANG mantinha, ainda que extensivamente modificado, o mesmo padrão visual da primeira geração, caracterizado pelo longo capô, traseira curta e linhas retas. Com a chegada da quarta geração, em 1994, o esportivo musculoso da FORD passou por uma completa reformulação visual, recebendo a faceta arredondada típica desses anos. E deu certo, tanto que o carro foi produzido durante dez anos. A onda nostálgica que cercou a indústria automobilística no início do século XXI também chegou ao MUSTANG.

A quinta geração, lançada em 2005, trouxe de volta o visual do primeiro modelo em sua versão fastback, tido como o mais bonito da série. Essa semelhança com o modelo do passado ficou ainda mais acentuada na versão 2010 do carro, que veio acompanhada também do MUSTANG mais potente da história, o GT500, que possui sob o capô um motor 5.4 V8 de 547 cv e 70 kgfm de torque. Mesmo com a crise econômica mundial e o aumento da preocupação ambiental, o modelo mais recente do MUSTANG foi um sucesso nos Estados Unidos. No dia de seu lançamento, a FORD contabilizou mais de 20.000 pedidos de encomenda da nova versão. O MUSTANG revolucionou a história dos automóveis e, é o único compacto que nunca deixou de ser produzido na história da indústria automobilística. Aproveitando as convenções de Palm Beach - evento que a FORD realiza anualmente, a montadora proporcionou uma oportunidade única para os fãs do carro: um leilão beneficente. Os modelos Mustang GT Concept e Mustang GT Conversível Concept, que foram apresentados no Salão de Detroit em 2003 e de lá, viajaram todos os salões americanos (no total, eles já estiveram presentes em mais de 50 eventos), foram leiloados. Um com a carroceria de metal na cor prata, um teto de vidro (recentemente lançados no modelo 2009), e com um motor de 400 cv. O Outro conversível, um Redline metálico na cor vermelha, com a diferença na roda de 20 polegadas e na lateral. Em 2010, somente no mercado americano, foram vendidas mais de 73 mil unidades do lendário modelo.
 Controle total A tendência é que a conectividade chegue a tudo, inclusive aos carros. As montadoras estão investindo muito nisso, e a FORD é uma que não ficou para trás ao introduzir o MyFord Touch, um sistema que não somente serve para controlar o som, temperatura e telefone. Ele também transforma o veículo em um hotspot Wi-Fi. A intenção é trazer para dentro do veículo informações de tráfego, tempo e até mesmo uma integração com o Twitter.
O sistema pode ser sincronizado com um celular como o iPhone, por exemplo. Sendo assim, é possível controlar centenas de aplicativos desenvolvidos para o sistema, o que inclui sistemas de buscas, GPS, entre outros. Para controlar tudo, o sistema possui duas telas de LCD que ficam circundando o velocímetro e uma tela maior no centro do painel, todas com conexão 3G. E tudo isso com ativação por voz, para que o motorista não precise tirar os olhos da pista e possa curtir tudo o que a tecnologia tem a oferecer. O sistema foi desenvolvido junto à Microsoft em 2007 e já está presente em 12 modelos de carro.
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O divórcio

Dois colossos americanos, a FORD e a FIRESTONE, tinham uma relação de fazer inveja a qualquer empresa. Harvey Firestone e Henry Ford eram tão amigos que os pneus de um equiparam os carros do outro por mais de 90 anos. E a relação transcendeu a esfera dos negócios: William Clay Ford Jr., atual chairman da montadora americana, é bisneto de Henry Ford e também de Harvey Firestone. Como isto? Em 1947, o pai de Ford Jr. casou-se com Martha Firestone em uma cerimônia que parecia selar para sempre o compromisso entre as duas empresas. Apenas parecia. O divórcio começou em 1991, quando acidentes envolvendo os pneus da Firestone que equipavam os utilitários esportivos FORD Explorer começaram. Durante quase uma década, a FORD e a Firestone colecionaram uma enxurrada de reclamações e ações judiciais. Foram mais de 100 processos contra as duas empresas e muito dinheiro perdido. A imagem das empresas ficou ainda mais arranhada com as 174 mortes provocadas por acidentes com o utilitário Explorer, que a obrigaram a FORD operar um mega-recall de 14.4 milhões de pneus defeituosos que equipavam o modelo. Não demorou muito para a montadora divulgar uma nota informando que as falhas não tinham relação alguma com o automóvel em si. No texto, a FORD fez uma acusação gravíssima, afirmando que a Firestone conhecia o defeito do pneu havia três anos. Com a relação e as imagens totalmente abaladas, coube a William Clay Ford Jr., em 2001, anunciar o rompimento de uma das parcerias mais duradouras no mundo dos negócios.

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A evolução visual Seu logotipo reflete todas as qualidades agregadas à marca, variando levemente sua estrutura para estar sempre de acordo com as tendências do período. Sua inspiração inicial foi o movimento artístico decorrente na época, o Art Nouveau, com as mais modernas tendências em artes e design, e estava diretamente relacionado à tecnologia e ao uso de materiais como o ferro e o vidro em aplicações inéditas para a época. Os gráficos são rebuscados, com muitas curvas, caracteres trabalhados e ornamentação, exatamente como o primeiro logotipo da marca, criado em 1903. Em 1909, o logotipo passou por uma limpeza visual que removeu todos os adornos ao fundo e deixou apenas o nome da marca, com tipografia renovada — um rascunho do que ele viria a ser futuramente. Já seguindo os princípios básicos para um logotipo funcional, há apenas o nome FORD, com adoção de uma fonte cursiva e clássica. Este foi trocado novamente em 1912, com tipografia mais finalizada e a volta do fundo. O logotipo ganhou a elipse ainda neste ano, sendo esta a última mudança drástica em sua estrutura. A tradicional cor azul foi adotada em 1928, e desde então, o logotipo sofreu poucas alterações em sua forma se relacionarmos com o atual, sendo as mais redundantes o achatamento e prolongamento da elipse que envolve o nome da marca e uma tipografia mais delicada. Em 1976, o logotipo apareceu com um ar metalizado e mais moderno. Em comemoração ao centenário da empresa, em 2003, o logotipo ganhou linhas mais nítidas e sombras para destacá-las e dar mais profundidade ao nome FORD. O novo logotipo é chamado de Centennial Blue Oval.

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Os slogans

Drive one. (2008)

Ford. Feel the difference.

Ford. Bold moves. (Estados Unidos)

Built for life in Canada. (Canadá)

Built for the road ahead.

Ford. Designed for living. Engineered to last.

Have you driven a Ford lately?

Built Ford tough!

Everything We Do is Driven By You.

Ford has a better idea.

Quality is Job 1.

There's a Ford in your Future.

Viva o novo. (2006)

Desempenho Total. (1963)

Fazendo seu caminho melhor.

Desenhado para viver. Construído para durar.

Deixe um FORD surpreender você.

Raça Forte. (Ford Pick-up)
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O gênio por trás da marca

O americano Henry Ford foi o homem que mudou o mundo com um carro simples, produzido em massa e vendido com grande sucesso mundo afora. A ele é atribuído o “Fordismo”, ou seja, a produção em grande quantidade de automóveis a baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como “linha de montagem”, o qual tinha condições de fabricar um carro a cada 98 minutos, além dos altos salários oferecidos a seus operários. Nascido na cidade de Springwells, em uma fazenda próxima a um município rural a oeste de Detroit, no estado do Michigan, em 30 de julho de 1863, era filho do imigrante irlandês William Ford com a americana Mary Litogot, e adquiriu a paixão pela mecânica em sua casa, quando seu pai lhe deu um relógio de bolso. Aos quinze anos, já tinha firmado a reputação de reparador de relógios, tendo desmontado e remontado os aparelhos de amigos e vizinhos inúmeras vezes. Em 1879, ele deixou a fazenda e foi para a cidade vizinha Detroit, para trabalhar como um aprendiz de operador de máquinas, primeiro na empresa James F. Flower & Bros., e mais tarde na Detroit Dry Dock Co. Foi nestes empregos que o jovem Henry aprendeu tudo sobre motor de combustão interna. Em 1882, retornou a Dearborn para trabalhar na fazenda da família, quando adquiriu ainda mais experiência na operação dos motores a vapor portáteis da empresa Westinghouse. Ele foi posteriormente contratado pela própria Westinghouse Electric Corporation. Henry se casou com Clara Ala Bryant, em 1888, sustentando-se nessa época através de uma serraria. O casal teve um único filho, Edsel Bryant Ford, e adotou outro de origem chinesa. Em 1891, tornou-se engenheiro da Edison Illuminating Company, embrião do que viria a ser a famosa empresa General Electric, e, após sua promoção ao cargo de Engenheiro Chefe em 1893, teve bastante tempo e dinheiro para dedicar atenção às suas experiências pessoais com motores a gasolina.

Henry Ford e seu FORD T

Apesar do cargo que ocupava obrigar Henry à estar disponível 24 horas por dia, ao mesmo tempo dava-lhe a oportunidade de fazer experiências, na medida em que se tornou colaborador direto e amigo íntimo do seu patrão, Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica. Em colaboração com outro de seus amigos célebres, Harvey Firestone, ele acompanhou o nascimento da excepcional adaptação da borracha a pneumáticos para automóveis, com a valiosa colaboração de Edison, que dispunha de um laboratório altamente equipado onde teve lugar uma série de experiências que contribuíram para o arranque da revolucionária descoberta. Estes experimentos culminaram em 1896 com a conclusão de seu próprio veículo automotor denominado quadriciclo, com uma carroçaria muito leve montada sobre quatro rodas de bicicleta. Durante os anos que se seguiram, Henry continuou tentando melhorar o motor dos seus veículos de passageiros. Em complemento, construiu um carro de corrida que ele próprio conduzia. Finalmente, aos 40 anos de idade, junto com outros 11 investidores, fundou a Ford Motor Company em 1903. Mas nem tudo foi sucesso. Pouco tempo depois da formação da empresa, Henry Ford foi ameaçado pela Associação dos Fabricantes de Automóveis. Após anos de lutas em tribunais, ele ganhou o caso em 1911, acabando com o monopólio e assim viabilizando que outros pudessem tornar-se construtores do ramo de automóveis. Ele morreu no dia 7 de abril de 1947 na cidade de Dearborn, aos 84 anos, deixando a maior parte de sua grande fortuna para a Fundação Ford, mas providenciou para que sua família pudesse controlar a empresa permanentemente. Como único dono da empresa, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo, além de ser apontado como um dos mais influentes industriais da história.

Henry Ford e seu famoso motor V8

O valor


Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca FORD está avaliada em US$ 7.195 bilhões, ocupando a posição de número 50 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 8 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano) em 2010.


A marca no Brasil


A FORD chegou ao Brasil no dia 1 de maio de 1919, instalando-se em um armazém da Rua Florêncio de Abreu, no centro de São Paulo, mas mudou-se para um galpão na Praça da República e depois para um prédio próprio no bairro do Bom Retiro. Nesse período, a FORD apenas montava os automóveis Ford T com peças importadas da matriz. A empresa foi a primeira montadora de veículos a instalar-se oficialmente no país. Em 1923 a filial brasileira produzia 40 veículos por dia, contava com 124 funcionários e capacidade de produção anual de 4.700 carros e 360 tratores. O primeiro automóvel nacional seria lançado somente em agosto de 1957: era um caminhão F-600, com 40% de nacionalização, equipado com motor V8 a gasolina, de 167hp. A picape F-100 chegaria dois meses depois, mas o carro de passeio só viria uma década depois: o Galaxie 500, primeiro carro nacional de luxo de grande porte.
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Dois anos depois, a FORD absorveu a Willys-Overland, que já estava desenvolvendo um sedã médio com ajuda da Renault. A montadora aprovou o projeto e o lançou como FORD CORCEL, que foi um grande sucesso de vendas. Também nesta época foi lançada a F-100, primeira picape nacional; e a versão luxuosa do Galaxie (conhecida como LTD), primeiro automóvel produzido no Brasil com transmissão automática. Nos anos seguintes a FORD revolucionou o mercado brasileiro com o lançamento da perua Belina e do Landau, versão ultra-luxuosa do Galaxie, em 1971; do Marverick em 1973; do CORCEL II em 1978; com a apresentação do primeiro veículo movido exclusivamente a álcool e a picape F-1000 a diesel com motor a diesel e capacidade de 1 tonelada de carga, em 1979; com o lançamento, em 1981, do FORD DEL REY, primeiro carro médio brasileiro e pioneiro ao instalar travas e vidros elétricos; da picape utilitáriaPAMPA em 1982 e do FORD ESCORT em 1983, primeiro carro com motor transversal da montadora no Brasil.

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Em 1987 foi criada a Autolatina, uma joint-venture entre a FORD e a Volkswagen. Tal união foi um desastre para FORD: a Volkswagen tinha 51% da Autolatina e o poder de decisão, e os clones Verona (1989), Versailles (1991) e Royale não foram tão bem-sucedidos quanto os originais VW Santana e Quantum. Em 1994, a FORD rompeu a parceria e iniciou sua recuperação, aposentando os modelos velhos e grandes e investindo em modelos novos e compactos, originários da Europa como o FORD FIESTA em 1996, o FORD KA e o FORD COURIER em 1997, o FORD FOCUS em 2000 e o FORD ECOSPORT em 2003. A última década foi marcada pela renovação da linha de produtos da marca em todos os segmentos do mercado. Seus principais lançamentos incluíram o Fiesta RoCam, F-250 4x4, Fusion, Novo Ka, Novo Focus, New Fiesta, Edge e Fusion Hybrid, junto com os motores flex das famílias RoCam, Duratec e Sigma. Em caminhões, os principais destaques foram o lançamento do F-4000 4x4 e da linha Transit.



Atualmente a FORD possui fábricas nas cidades de São Bernardo do Campo, Taubaté e Camaçari (cuja produção chega a 250 mil veículos por ano, 912 veículos por dia, 1 veículo a cada 80 segundos), além de um campo de provas na cidade de Tatuí, considerado um dos mais modernos do mundo. Pioneiro na América do Sul, o campo de provas conta hoje com aproximadamente 800 empregados, entre os quais 280 engenheiros - 130 deles pós-graduados e sete PhDs. Realiza mais de 10 milhões de quilômetros de testes por ano para garantir a segurança, conforto, estabilidade e qualidade dos veículos FORD. Em 2010 a FORD atingiu um recorde histórico de vendas ao comercializar 363.955 veículos no país.


  A marca no mundo A FORD é a quarta maior produtora de carros e caminhões do planeta, um gigante com faturamento superior a US$ 128 bilhões, 164 mil empregados, mais de 5.3 milhões de veículos vendidos em 2010 e mais de 70 fábricas, instaladas em países como Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido, Alemanha, Turquia, Brasil, Argentina, Austrália e China. Depois dos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha são os mercados mais importantes para a marca no mundo. Atualmente a empresa é proprietária das marcas Lincoln, Mazda (da qual controla 33.4%), além da brasileira Troller. Entre os dez modelos de veículos mais vendidos do mercado americano em 2010, a FORD detém o primeiro lugar com os caminhões leves F-SERIES e o oitavo com o FUSION.

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