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segunda-feira, 10 de novembro de 2014

História da SUBARU



Com a urgência de um mercado automotivo global, muitas empresas passaram a ter uma visão de automóveis apenas como meios de transporte. Na SUBARU, o elemento essencial da engenharia automotiva não foi esquecido: o simples prazer da experiência de dirigir. Por meio da aplicação de tecnologias criativas e inovadoras, a SUBARU constantemente desenvolve automóveis que realçam esse prazer. O conceito de “Direção Ativa, Segurança Ativa” capta a essência dessa ideia e da marca japonesa.

A história

A história da montadora japonesa começou com a fundação, no dia 7 de julho de 1953, da divisão automotiva da Fuji Heavy Industries, empresa fundada por Chikuhei Nakajima em 1917 como um laboratório de pesquisas para a área aeronáutica, que se tornou a principal fornecedora de aeronaves e componentes para o exército japonês durante a Segunda Guerra Mundial. Com o fim do conflito, o presidente da empresa, Kenji Kita, queria que essa nova divisão estivesse envolvida na construção de automóveis. O projeto do primeiro automóvel, desenvolvido sob o codinome de P-1, ficou pronto neste mesmo ano: era um carro de passeio que utilizava o primeiro chassi monobloco produzido no Japão. No ano seguinte o sedã de 4.23 metros de comprimento e motor de quatro cilindros, 1,5 litros e 55 cv de potência, estreou no mercado com o nome de SUBARU 1500. Apesar deste modelo ter sido o primeiro carro fabricado pela empresa ele não passou de um protótipo e somente 20 unidades foram fabricadas.

Porém, o modelo não vingou também pelas dificuldades em equipar a fábrica para sua produção e montar uma rede de distribuição eficiente. Além disso, o carro seria grande e caro demais para aquela época, em que a economia nipônica ainda se recuperava dos terríveis efeitos da Segunda Guerra Mundial. O primeiro automóvel produzido em massa pela empresa foi o pequeno SUBARU 360, um carro de passeio compacto para 4 passageiro (2.99 metros de comprimento, 1.30m de largura, 1.38m de altura e apenas 385 kg de peso), lançado no mercado exatamente no dia 3 de março de 1958, inaugurando assim a era moderna da motorização japonesa. Foi nesse mesmo ano que a empresa adotou oficialmente o nome SUBARU.

Em 1961 foi lançado no mercado o SAMBAR, baseado no chassi do SUBARU 360, esta pequena e compacta picape, que possuía a caçamba mais espaçosa de sua categoria na época, era ideal para o trânsito caótico e pouco espaço das grandes cidades japonesas. Neste mesmo ano, em setembro, a linha comercial foi expandida com a introdução de um pequeno furgão utilitário (Sambar Light Van). A partir de 1965 a SUBARU começou a produzir motores boxer (que equipava o SUBARU 1000) ou de cilindros horizontalmente opostos montado longitudinalmente, sendo uma das poucas montadoras no mundo a utilizar motores com esta disposição. Possuindo cilindros cujo movimento era sincronizado e simétrico entre ambos os lados, um motor com esta disposição caracteriza-se por um baixo nível de vibrações, configuração balanceada, leve e compacto, além do baixo nível do centro de gravidade que se obtém, o qual permite uma melhor e maior estabilidade em curva.

No final desta década, em 1968, a montadora começou a exportar seus automóveis para o competitivo mercado norte-americano através de uma subsidiária. Era um feito e tanto para o pequeno SUBARU 360 ser comercializado na terra de carros com o dobro de seu comprimento, cinco ou mais vezes seu peso e até 20 vezes sua cilindrada. Ainda neste ano, o governo japonês ordenou que as empresas do setor automobilístico se fundissem. Assim, a Nissan comprou 20% das ações da SUBARU, parcela que venderia à General Motors em 1999. Em 1969 ocorreu o lançamento do SUBARU R-2 para substituir o modelo 360, que com suas formas retilíneas (que, apesar do mesmo comprimento, aproveitavam melhor o espaço), suspensão traseira evoluída e motor de 356 cm³, foi bem aceito pelos motoristas japoneses. O modelo foi substituído três anos depois pelo REX (“rei” em latim).

A década seguinte começou com o lançamento de mais um novo modelo, o SUBARU LEONE, um automóvel de médio porte, seguido no ano seguinte pela versão perua (LEONE 4WD STATION WAGON), primeiro modelo do gênero com tração nas quatro rodas quando o padrão da indústria automobilística na época era o controle nas rodas traseiras. Essa inovação tecnológica que trouxe estabilidade superior ao dirigir, deu início à uma nova fase para a SUBARU. Nos anos que se sucederam a montadora japonesa continuou a aprimorar a tecnologia AWD (All Wheel Drive) para assegurar níveis superiores de segurança e estabilidade de seus automóveis.

Seguindo a tendência de mercado dos anos 80, que exigia automóveis maiores, a SUBARU lançou a van DOMINGO, com capacidade para acomodar até 7 passageiros confortavelmente. A expansão internacional da montadora continuou nesse período com a inauguração de uma subsidiária no Canadá em 1976. Nas duas décadas seguintes, a SUBARU lançou no mercado vários modelos de enorme sucesso que conquistaram milhões de consumidores, como por exemplo, o XT6 (1985); LEGACY (1989), sedã de médio porte e um dos modelos de maior sucesso da montadora; VIVIO (1992), um automóvel compacto; IMPREZA (1993), um sedã esportivo que podia ser encontrado em duas versões, 4 portas e 5 portas (Wagon), e se tornou o modelo que impulsionou o sucesso da marca; OUTBACK (1997), um utilitário esportivo baseado no modelo Legacy; PLEO (1998), um automóvel compacto; FORRESTER (1998), um utilitário esportivo compacto; STELLA (2006), um carro urbano compacto voltado especialmente para donas de casa jovens e mães em particular; TRIBECA (2008), um utilitário esportivo de médio porte mais luxuoso e cheio de tecnologia; e o EXIGA (2008), uma perua compacta com capacidade para sete passageiros.

Além de todas essas novidades, em 2007, a Toyota comprou a participação acionária que a GM detinha sobre a SUBARU, e criou uma aliança tecnológica em que ambas partilham variados componentes. Enquanto a Toyota utiliza as fábricas da SUBARU, esta pode usufruir da tecnologia híbrida desenvolvida pela outra. Em 10 de abril de 2008 a Toyota e a Fuji Heavy Industries, controladora da SUBARU, anunciaram o aprofundamento do seu programa de cooperação, o qual passou a abranger o desenvolvimento conjunto de um modelo esportivo e o fornecimento de modelos compactos para a SUBARU. O resultado dessa parceria foi a apresentação do SUBARU BRZ, um cupê esportivo que proporciona ao motorista uma nova experiência ao dirigir. Esse modelo conta com motor Boxer com cilindros horizontais e contrapostos (localizado na dianteira do veículo) e tração nas rodas traseiras, além de possuir um baixo centro de gravidade o que proporciona uma condução muito estável e de excelente manuseio.

Nos últimos anos, apesar da crise mundial, a marca japonesa vem conquistando adeptos pelo mundo principalmente pela qualidade esportiva de seus carros, como por exemplo, o modelo WRX STI, uma versão mais nervosa do Impreza. Dentre os destaques do modelo estão os para-choques, grade dianteira, retrovisores exclusivos e o grande spoiler traseiro. O modelo também tem um sistema de escapamento especial com saída quadrupla. Recentemente, em 2012, a partir dos resultados de testes feitos pelo IIHH Top Safety Pick, ranking elaborado por empresas seguradoras de veículos dos Estados Unidos, a marca passou pelos criteriosos testes dos especialistas e foi eleita, dentre todas as montadoras a mais segura do mundo.


Um ícone chamado sistema AWD

Em 2012 a SUBARU está celebrando o 40º aniversário do lançamento de seu primeiro automóvel com tração nas quatro rodas (AWD - All Wheel Drive), a Subaru Leone Estate Van, apresentada pela primeira vez no Japão, em 1972, e que revolucionou o poder de dirigibilidade em pistas acidentadas, com neve ou chuva. Ao longo dos últimos 40 anos, a montadora manteve seu pioneirismo no segmento de veículos de passageiros com tração integral. A produção total de carros da SUBARU com tração integral já atingiu 11.782.812 unidades (dados de 31 de janeiro de 2012). O número representa aproximadamente 55.7% das vendas totais de veículos da marca.



O sistema AWD otimiza a tração distribuindo a força do motor entre as quatro rodas de forma equilibrada. Com a combinação do sistema Symmetrical AWD (SAWD) - tração integral simétrica - e o motor Subaru boxer, com cilindros horizontais e contrapostos, o trem de força é montado simetricamente em relação à largura do carro e a transmissão fica atrás do eixo dianteiro, posicionada entre os eixos. Esta disposição otimiza a distribuição de peso longitudinal e transversal e resultam em uma tração estável em variadas condições de direção e em ampla variedade de superfícies de rodagem. Outras consequências são a excelente estabilidade em altas velocidades e um insuperável comportamento e resposta ao logo das curvas, fazendo da tecnologia SAWD o ponto central da filosofia de segurança e prazer ao dirigir da marca japonesa. No Brasil, toda a linha da marca é encontrada com tração integral 4x4 AWD, desde o sedã Legacy até o esportivo Impreza WRX.


A relação com os ralis

A SUBARU WORLD RALLY TEAM (SWRT) liderada por Noriyuki Koseki começou a participar de competições internacionais de rali com os modelos Leone cupê, o sedã DL, RX (SRX) e RX Turbo no campeonato mundial da categoria entre 1980 e 1989, participando de poucas provas por temporada com seus carros dirigidos por pilotos de renome como Ari Vatanen, Per Eklund, Shekhar Mehta, Mike Kirkland, Possum Bourne e Harald Demut. Em 1990, a montadora japonesa resolveu trocar seu modelo de competição, passando a disputar provas com o SUBARU LEGACY RS. Porém, a equipe da SUBARU só começaria a ganhar reconhecimento mundial na categoria quando a empresa passou a disputar o Campeonato Mundial com o modelo IMPREZA WRX. A partir de então, a montadora conquistou 47 vitórias, três títulos de construtores (1995, 1996 e 1997) e outros três campeonatos de pilotos com Colin McRae (1995), Richard Burns (2001) e Petter Solberg (2003). Todo esse sucesso foi interrompido no final de 2008, quando, devido à grave crise econômica global, a SUBARU anunciou sua retirada da competição por tempo indeterminado. Que não durou muito.



A origem do nome

O primeiro presidente da montadora japonesa, Kenji Kita, tinha algumas opiniões bem definidas no que se refere a automóveis: “Se você vai produzir um carro, faça um cheio de potência” e“Carros japoneses devem ter nomes japoneses”. O Sr. Kita sempre foi enfático quando o assunto era produzir carros de passageiros, e o mais apaixonado pelo protótipo do primeiro carro de passageiros da empresa, chamado inicialmente de P-1. Foi então que ele pediu sugestões para batizar o protótipo, mas nenhuma das propostas parecia ser atrativa. Por fim, ele batizou o carro com um belo nome japonês que tinha secretamente guardado em seu coração: SUBARU, nome de uma estrela da constelação de Taurus (Touro). Seis das estrelas dessa constelação são visíveis a olho nu (e estão representadas no logotipo da marca), e cerca de 250 só podem ser vistas com o uso de telescópio. No Oeste, essa estrela é chamada “Plêiades”, na China “Mao”, e no Japão SUBARU (que também significa “decidir em grupo”). Certamente, esse é um dos astros mais amados pelos japoneses dos tempos antigos. Curiosamente, a FHI foi criada pela fusão de seis companhias. Dessa forma, você pode perceber o quão significativo é o nome SUBARU.


A evolução visual

Recentemente o logotipo da marca sofreu uma modernização: o símbolo assumiu definitivamente a cor azul e ganhou efeitos de 3D. O tradicional logotipo possui seis estrelas sendo cinco delas de menor tamanho, representando as cinco companhias que se uniram para formar o grupo FHI.


Os slogans


Confidence in Motion. (2010)

Love. It’s what makes a Subaru, a Subaru. (2008)

Think. Feel. Drive. (2003)

Driven by what’s inside. (2003)

When You Get It, You Get It. (2002)

The beauty of all-wheel-drive (1994)

We’re building our reputation by building a better car.

Inexpensive, and built to stay that way.



Dados corporativos


● Origem: Japão


● Fundação: 7 de julho de 1953


● Fundador: Kenji Kita


● Sede mundial: Tóquio, Japão


● Proprietário da marca: Fuji Heavy Industries Ltd.


● Capital aberto: Não (subsidiária)


● Chairman & CEO: Ikuo Mori


● Presidente: Yasuyuki Yoshinaga


● Faturamento: US$ 16 bilhões (estimado)


● Lucro: Não divulgado


● Vendas globais: 617.074 unidades (2011)


● Presença global: 110 países


● Presença no Brasil: Sim


● Funcionários: 12.800


● Segmento: Automobilístico


● Principais produtos: Automóveis e utilitários


● Concorrentes diretos: Mitsubishi, Honda, Toyota e Mazda


● Ícones: O modelo Impreza e o sistema AWD


● Slogan: Confidence in Motion.


● Website: www.subaru-global.com

A marca no mundo

A SUBARU, divisão automotiva da Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), conglomerado industrial que atua em diversos segmentos como indústria aeroespacial, equipamentos de limpeza, motores de uso geral, aerogeradores eólicos, comercializa sua pequena e restrita linha de veículos em mais de 110 países ao redor do mundo, cujas vendas atingiram mais de 617.000 unidades em 2011, gerando faturamento superior a US$ 16 bilhões. No Brasil foram comercializadas 2.360 unidades no mesmo ano. A SUBARU possui oito plantas industriais, seis delas localizadas no Japão e duas nos Estados Unidos.

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