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quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Um pouco mais sobre a SEAT




A SEAT desenvolve e produz carros com design esportivo e inovador que atendem às expectativas e exigências de pessoas que valorizam atributos como alta tecnologia, conforto, sofisticação e desempenho. Por ser uma das mais jovens marcas de automóveis da indústria europeia, isto permite a SEAT combinar novos métodos e filosofias com a experiência da Volkswagen, um dos maiores fabricantes automóveis do mundo. O resultado? Uma nova abordagem na fabricação de automóveis com base em uma sólida experiência especializada. O objetivo? Fundir a paixão espanhola com a tecnologia alemã em carros que chegam à perfeição.

A história


Tudo começou na Espanha no período de pós-guerra, em 1950, quando para incentivar o consumo de carros e desenvolver a indústria automobilística do país (naquela época havia 3,1 carros por 1.000 habitantes), a estatal Instituto Nacional de Industria (INI), com estreita colaboração da italiana Fiat, constituiu no dia 9 de maio a Sociedad Española de Automóviles deTurismo (Sociedade Espanhola de Automóveis de Turismo). A constituição de uma montadora espanhola foi de extrema importância para o país, pois estimulou o crescimento e desenvolvimento da indústria: pequenos produtores de peças e componentes já não necessitavam exportar seus produtos.

Três anos depois a nova empresa inaugurava fábrica na zona franca de Barcelona, produzindo seu primeiro automóvel, batizado de SEAT 1400, um modelo elegante e espaçoso destinado ao mercado de luxo, sendo ideal para ser utilizado como táxi e oferecido em uma ampla gama de versões. Com uma produção diária de cinco veículos, a grande procura exigia que houvesse um grande estoque. No dia 27 de junho de 1957 teve início a produção do SEAT 600, uma resposta à crescente demanda por um automóvel mais econômico e acessível à emergente classe média espanhola. Com este modelo tem início também a era da motorização maciça, com o SEAT 600 se tornando símbolo espanhol da mobilidade e liberdade, frequentemente chamado de “pelotilla”(pequena bola). Logo em seguida veio o SEAT 800, sendo considerado o modelo mais significativo da marca por ter conseguido grande aceitação na classe média espanhola.


As primeiras exportações aconteceram em 1965, quando algumas poucas unidades de seus carros foram embarcadas para a Colômbia. No ano seguinte chegava ao mercado o modelo 850, que partilhava a mesma base mecânica do SEAT 600, mas oferecia maior espaço e conforto, além de um melhor desempenho. Este modelo foi o primeiro veículo a oferecer uma grande variedade de versões – incluindo uma esportiva, quatro portas e adaptável. Pouco depois, em 1968, a produção de automóveis atingia a impressionante marca de 1 milhão de unidades. No ano de 1973 teve início a construção do centro técnico em Martorell, região metropolitana de Barcelona, que entrou em atividade dois anos depois.



Apesar disso, a euforia do rápido crescimento da SEAT foi interrompida por um período em virtude do inesperado choque da crise energética de 1973 e 1977, e da morte do General Franco em 1975, que causou mudanças profundas na estrutura política espanhola. No final desta década, em 1979, a apresentação do SEAT RITMO, um veículo inovador e versátil, determinou a forma de como o design da SEAT deveria ser durante os anos 80. A década de 80 teve início, com a assinatura de acordos industriais e operacionais com a Volkswagen em 1982. Com isso, a tecnologia e o design dos carros da montadora espanhola evoluíram de forma assustadora. A partir deste momento, os automóveis da SEAT começaram a ser reconhecidos no mercado europeu devido ao seu design mediterrâneo combinado com a eficiente tecnologia alemã.

Pouco depois, em 1984, a empresa introduziu no mercado o modelo IBIZA, um de seus maiores sucessos comerciais. No ano de 1986 a Volkswagen adquiriu aproximadamente 75% das ações da montadora espanhola. Foi nesse mesmo ano que começaram as exportações para a Europa, com a Holanda recebendo os primeiros modelos da marca espanhola. Ainda neste ano foi criada a divisão esportiva da empresa, conhecida como SEAT SPORT. Em 1990 a Volkswagen aumentou sua participação acionária na empresa para 99,99% e mudou seu nome oficialmente para SEAT S.A. (uma abreviação de Sociedad Española de Automóviles de Turismo). No ano seguinte foi lançado no mercado o TOLEDO, primeiro modelo desenvolvido dentro do grupo Volkswagen. No dia 22 de novembro de 1993 foi inaugurada a fábrica de Martorell pelo Rei Juan Carlos I da Espanha. Com isso, rapidamente, em 1995, foi produzido o SEAT de número 10 milhões.

No ano seguinte, além de conquistar o título mundial de rali com um modelo IBIZA, o que lhe rendeu grande aceitação internacional, apresentou ao mercado sua primeira mini-van, modelo batizado de ALHAMBRA. Com a chegada do novo milênio, a empresa resolveu reposicionar a SEAT como uma marca esportiva, sendo integrada ao grupo de marcas esportivas do Grupo Volkswagen, que também inclui Audi e Lamborghini. Com isso, em 2002, SEAT e Audi começaram a promover gestões conjuntas de design, pesquisa e desenvolvimento, utilizando de forma compartilhada as linhas de montagem, proporcionando assim uma maior cobertura dos segmentos de mercado. Além disso, o slogan “SEAT. Auto emoción”, refletia os valores da marca incluindo o design e o caráter esportivo.


O ano de 2012 foi marcado por grandes novidades e muitas mudanças. Começaram pela nova identidade visual da marca e um novo slogan. Além disso, sua gama de modelos foi ampliada e renovada com o lançamento do pequenino SEAT Mii, que com seus 3.56 metros de comprimento, inúmeras possibilidades de personalização e design jovial é um modelo ideal para as grandes cidades. A SEAT também adotou um novo posicionamento. Quando se senta ao volante de um automóvel da marca espanhola, não inicia apenas uma viagem. Inicia uma experiência. Uma experiência que captura a imaginação e toca as emoções. Esta é a essência de ENJOYNEERING, que o consumidor vai encontrar em todos os novos modelos que usam o logotipo SEAT, incluindo a linha Ecomotive e E-Ecomotive de automóveis “amigos do meio-ambiente”. É a filosofia por trás de tudo o que a marca faz, guiando-a no desenvolvimento de novos e inovadores conceitos no futuro.


A linha do tempo

1980

● Lançamento do SEAT PANDA, um modelo compacto de veículo utilitário, que mais tarde seria renomeado como MARBELLA, resultado da transformação do modelo Panda de acordo com a nova imagem da linha SEAT: tornou-se muito popular junto do segmento jovem.

1983

● Lançamento do SEAT RONDA, primeiro modelo equipado com uma unidade de gestão eletrônica do motor, criado para reduzir o consumo de combustível. Foi o primeiro automóvel a ser oficialmente exportado pela SEAT.

● Lançamento do SEAT FURA, uma automóvel cuja versão esportiva, chamada FURA CRONO, foi um grande sucesso e se tornou a base para uma versão de competição batizada de COPA FURA.

1984

● Lançamento do SEAT IBIZA, um hatch compacto resultado da colaboração entre a montadora espanhola e o designer italiano Giorgetto Giugiaro (responsável pelo design do VW GOLF), a empresa de engenharia alemã Karmann e o prestigiado fabricante de automóveis esportivos Porsche. O IBIZA foi o modelo de maior sucesso da montadora espanhola em toda sua história e ao comemorar o seu 20º aniversário em 2004, já haviam vendido mais de 3.3 milhões de unidades. Em 2008 foi lançada a nova geração do SEAT IBIZA.

1985

● Lançamento do SEAT MÁLAGA, um sedã que tinha como característica principal a extraordinária capacidade do porta-malas.

1991
● Lançamento do SEAT TOLEDO, um sedã de porte médio.

1993

● Lançamento do SEAT CÓRDOBA, um sedã esportivo derivado da versão hatch do compacto SEAT IBIZA. Este modelo foi importado para o Brasil até 2001.

1996

● Lançamento do SEAT ALHAMBRA, monovolume da montadora desenvolvido para ser confortável e com espaço de sobra para toda a família.

1999

● Lançamento do SEAT LÉON, um automóvel hatch de porte médio, primo latino VW GOLF e Audi A3, e primeiro automóvel da montadora com motor de 180 CV, caixa de câmbio de 6 velocidades e tração nas quatro rodas. Em 2012 o modelo ganhou sua mais nova geração.

2004

● Lançamento do SEAT ALTEA, primeiro automóvel monovolume de pequeno porte da montadora espanhola.

2009

● Lançamento do SEAT EXEO, um sedã de porte médio/grande oferecido em três versões (Reference, Stylance e Sport). Apesar de ter sido apresentado como um modelo completamente novo, o carro nada mais era do que o antigo Audi A4 com frente e traseira seguindo as tendências de estilo da marca espanhola.

● Lançamento do SEAT IBIZA ECONOMOTIVE, um dos automóveis mais ecológicos de sua classe, com baixos índices de emissão de CO2 (dióxido de carbono).

2012

● Lançamento do SEAT Mii, um pequeno carro urbano equipada com a mais recente tecnologia multimídia, com baixo consumo de combustível e que, além disso, possui um ótimo espaço interno.



A SEAT verde



Proteger o ambiente é uma preocupação para várias pessoas hoje em dia. Falar sobre isso pode ser fácil. Mas implantar práticas efetivamente responsáveis e consistentes envolve muito mais do que querer. A SEAT se orgulha por ter um compromisso duradouro com as políticas ambientais, sempre com o objetivo de oferecer uma abordagem vasta e inovadora, que combine a responsabilidade ambiental com o prazer de condução de seus automóveis. Esta filosofia ganhou ainda mais força a partir de 2009, quando a marca apresentou o Ecomotive, primeiro projeto de um veículo híbrido que estipulava novos padrões no desempenho ecológico. Atualmente a Ecomotive e a E-ecomotive utilizam características tecnológicas criadas para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Por exemplo, quando o automóvel está parado, em ponto morto, o sistema Start & Stop desliga automaticamente o motor. Assim que a embreagem é acionada o motor volta a funcionar.


Design moderno


A SEAT tem como DNA prever e projetar o futuro dos automóveis. É por isso que a empresa investe aproximadamente €550 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos todos os anos. Em 1971 a SEAT criou seu próprio centro de pesquisa e design em Martorell, a 30 km de Barcelona. O Centro Técnico abriu as portas em 1975 para dar à SEAT uma total independência na evolução e na aplicação dos desenvolvimentos técnicos. Atualmente mais de 900 pessoas altamente qualificadas e de diferentes nacionalidades trabalham no Centro Técnico SEAT. Designers e engenheiros dedicam a sua criatividade ao conceito, desenvolvimento e a prova dos novos automóveis SEAT, utilizando as mais avançadas tecnologias em design apoiados por computadores e simuladores de protótipos virtuais. O objetivo? Criar automóveis que se adaptem às exigências de seus consumidores uma vez que irão fazer parte da linha SEAT durante os próximos anos. E ainda reduzir o período de desenvolvimento do veículo e os custos de produção, sem deixar de lado a melhoria de qualidade nos automóveis.



Sucesso nas pistas


A montadora iniciou seu envolvimento nos esportes automobilísticos na década de 60, contribuindo e patrocinando várias competições na Espanha. No início dos anos 70, foi criado um departamento de preparação de veículos para aumentar a participação da marca nas competições de rali e turismo. Entre 1979 e 1983 a SEAT conquistou 11 títulos nas várias categorias de rali das quais participava. Este investimento resultou na SEAT SPORT, um departamento de competição da montadora espanhola formado em 1985 sobre a liderança de Jaume Puig. O departamento desenvolve carros esportivos da marca SEAT para competir nas maiores provas automobilísticas mundiais, como, por exemplo, a World Touring Car Championship (WTCC) da FIA. Em 1996, a SEAT venceu o Campeonato Mundial de Ralis 2L com o IBIZA KIT CAR na sua estreia em competição. Este feito seria repetido em 1997 e 1998. Em 2008 a equipe fez história conquistando o título de pilotos com Yvan Muller e o título de construtores do WTCC competindo com uma frota de SEAT Leon TDI®, fato que se repetiu no ano seguinte. Além disso, foi a SEAT primeira a vencer uma prova com um automóvel equipado com motor diesel. Atualmente a SEAT, além de patrocinar várias competições internacionais, mantém equipes de rali e turismo, contando com os mais habilidosos pilotos dessas categorias, entre os quais o italiano Gabriele Tarquini.



A alma espanhola no nome

Apesar de ser uma subsidiária da alemã Volkswagem, a SEAT sempre fez questão de manter sua alma espanhola e a emoção típica dos povos latinos. Por isso, na hora de batizar um novo modelo de automóvel a montadora busca inspiração na rica cultura espanhola. Muitos de seus modelos foram batizados com nomes de regiões ou cidades do país (Arosa, Ibiza, Córdoba, León, Toledo, Altea, Alhambra, Málaga, Marbella, Ronda, etc.). Muitos de seus carros conceitos são batizados com nomes inspirados em tradicionais danças da cultura espanhola (Tango, Bolero, Salsa). Mais recentemente a SEAT começou a nomear alguns de seus novos veículos com nomes derivados do latim.



A evolução visual

A identidade visual da marca passou por inúmeras alterações, especialmente até os anos 70. O famoso S rajado foi adotado na década de 80.






Em 2003 a montadora espanhola apresentou sua nova identidade visual, que a partir daquele momento, assumia definitivamente as cores vermelha e prata como referência visual. Em 2012 a marca espanhola apresentou seu novo logotipo, que representa a evolução contínua da imagem, além de simbolizar os seis valores da empresa: design, dinamismo, espírito jovem, eficiência, fiabilidade e acessibilidade. O novo logotipo mantém a letra S, mas com um número reduzido de linhas e um aspeto mais tridimensional, num perímetro mais geométrico. A evolução do logotipo simboliza a transformação da marca, um equilíbrio entre o racional e a parte mais emocional. O design visa destacar o compromisso da SEAT com a tecnologia de precisão, a excelência na engenharia e na inovação, enquanto o vermelho alude à paixão de alma latina da marca. A marca espanhola revela ainda que a elegância e a precisão do novo logotipo têm sua origem em um traço diagonal que recorda a icônica Avenida Diagonal da cidade de Barcelona.


Os slogans

Enjoyneering. (2012)

Auto Emoción. (2002)

A marca no mundo


A empresa, única fabricante de automóveis da Espanha, está presente em mais de 75 países ao redor do mundo, conta com 14 mil funcionários e vendeu 350 mil veículos em 2011, alcançando faturamento superior a €5. Exporta aproximadamente 80% de sua produção e conta com uma rede de 3.600 concessionárias espalhadas pelo mundo, especialmente na Espanha, Portugal, França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Rússia, México (mais importante mercado da marca fora da Europa) e alguns países do norte da África África. A empresa, que possui três fábricas, todas em Barcelona e arredores, produz alguns de seus veículos em algumas fábricas da Volkswagen, especialmente no leste europeu. Atualmente a marca SEAT é umas das mais conhecidas na Europa, tendo por trás toda tecnologia e nome Volkswagen.

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