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domingo, 9 de novembro de 2014

Um pouco da histo´ria da NISSAN



Os veículos da NISSAN podem ser vistos rodando em fazendas, participando de ralis e andando pelas ruas de cidades cosmopolitas. Adaptados, independente do terreno e do clima, para sempre rodar em alta performance, chamam a atenção não somente por sua versatilidade, mas também pela sua moderna e arrojada linha de design.

A história

A história da NISSAN começou em 1911 quando nasceu a Kwaishinsha Motor Car Company, em um bairro de Tóquio chamado Azabu-Hiroo, pelas mãos de Masujiro Hashimoto e com o suporte financeiro de três parceiros de negócio, Kenjiro Den, Rokuro Aoyma e Meitaro Takeuchi. Três anos mais tarde, a empresa já produzia o Modelo 41, batizado com o nome de DAT (“lebre” em japonês), retirado das primeiras letras dos nomes dos financiadores do projeto: Den, Aoyma eTakeuchi. O DAT 41 era um carro simples e convencional, mas luxuoso para a época. Tinha motor de um cilindro com 15 cavalos de potência e transportava confortavelmente cinco pessoas. Em 1917 a empresa foi comprada pela sua própria rede de revendas, tornando-se a Dat Motor Vehicle Co. A nova empresa produziu a segunda geração de automóveis DAT, chamado Modelo 51.


No ano seguinte alteraria o seu nome para Kwaishinsha Motorcar Co., lançando no mercado os primeiros caminhões DAT para fins militares. Em 1925 voltaria a alterar o seu nome para DAT Motorcar Co. e um ano mais tarde devido às fracas vendas dos seus caminhões, começava uma longa série de fusões. Em agosto de 1931, a DAT introduziu um novo modelo de automóvel equipado com um motor de quatro cilindros. A sua concepção se baseava na economia, confiabilidade e facilidade de utilização e o novo DAT integrava-se na classe dos mini-carros. Por isso, o novo automóvel foi chamado de DATSON, do inglês Son, “o filho de DAT”. No ano seguinte, o sufixo “Son” é alterado para “Sun”, nascendo assim a marca DATSUN.


No dia 23 de dezembro de 1933, como resultado das inúmeras fusões, a última delas entre a Tobata Imono Co. e a Jidosha Seizo Kabushiki-Kaisha Co. (Fabricante de Automóveis, em japonês) surgiu a Nihon Sangyo Co., uma empresa cujo propósito era produzir e distribuir os veículos e peças DATSUN da Tobata Imono Co. Somente em junho do ano seguinte nascia oficialmente a NISSAN (palavra que significa “indústria japonesa”). Consta que NISSAN era a abreviação na Bolsa de Valores de Tóquio para a empresa NIppon SANgyo, divisão de peças automotivas Tobata Casting. Ainda neste ano foram exportadas as primeiras unidades do modelo DATSUN, para a Ásia, América do Sul e Central, num total de 44 automóveis. Em 1935 foi iniciada a operação na fábrica de Yokohama, a primeira no Japão a montar automóveis em grande escala.


Em 1941, após ter atingido um pico de 20.000 veículos vendidos, a montadora interrompeu a produção devido a Segunda Guerra Mundial. Somente com o fim do conflito, em 1947, a produção de veículos de passageiros DATSUN foi retomada. Foi neste mesmo ano que a montadora desenvolveu e construiu seu primeiro veículo elétrico batizado de Tama, fruto do programa governamental de desenvolvimento de fontes energéticas alternativas. Alguns anos depois, em 1951, a NISSAN serve-se da sua experiência na manufatura de veículos militares – adquirida durante a Segunda Guerra Mundial – para criar uma lenda, o Patrol, fruto da necessidade do exército japonês em dispor de um veículo para todo terreno, potente e ágil, com tração nas quatro rodas. O veículo 4X4 de 85 cv e 6 cilindros superava o americano Jeep Willis em termos de capacidade de carga e potência. No ano seguinte tem início uma greve de trabalhadores das fábricas da NISSAN que teria duração de dois anos. Este longo período de inatividade quase levou a empresa à falência.


Em 1958, os veículos DATSUN despertaram a atenção dos visitantes do “Los Angeles Imported Car Show”. São então firmados contratos de concessão nas cidades de Los Angeles e Nova Iorque, dando-se assim início às exportações para os Estados Unidos. A primeira fábrica a ser montada fora do país do sol nascente foi em Taiwan, em 1959. Pouco depois, em 1960, foi fundada a NISSAN MOTOR CORPORATION nos Estados Unidos, com sede na cidade de Los Angeles, expandindo-se no ano seguinte para o México e logo depois para a Europa. Em 1966 a NISSAN funde-se com a Prince Motor Company. Isto acrescentou ao grupo, um brilhante conjunto de engenheiros assim como os modelos de renome “Skyline” (introduzido em 1957) e “Gloria”. Ainda nesse ano foi exportado o primeiro automóvel para a Europa, com destino à Noruega. Em 1969 foi introduzido no mercado o lendário 240Z. O motor 2.4 litros de 6 cilindros em linha com 150 cv oferecia a esse automóvel o desempenho de um Porsche pela metade do preço.


A década de 70 tem início com o desenvolvimento de motores marítimos, ingressando em um grande mercado no Japão. Com a crise petrolífera de 1973, a NISSAN aumentou as suas vendas nos Estados Unidos, muito em virtude dos pequenos carros utilitários com ares de esportivo como o NISSAN SUNNY, que alcançou altos índices em testes de consumo de combustível, dirigidos pela agência americana de proteção ambiental. Em 1976 o sucesso internacional da NISSAN leva-a a alcançar o primeiro lugar do mundo em exportações. No mês de janeiro de 1980, a empresa adquiriu participação na Motor Ibérica, em Barcelona, estabelecendo assim a sua primeira fábrica em solo europeu. Somente em 1983, após terem sido vendidos com a marca DATSUN por muitas décadas, os veículos comercializados em todo mundo unificam-se sob a marca NISSAN. No início da década de 90, a subsidiária inglesa iniciou a produção do modelo Primera em solo europeu, que viria a conquistar numerosos prêmios, nomeadamente o de “Carro do Ano” em diversos países, entre os quais Portugal. Outra novidade desta década foi o início, em 1997, pela primeira vez, da comercialização de um veículo elétrico, o Prairie Joy EV, destinado exclusivamente ao mercado japonês.


Em 1999, a história da marca registrou um momento decisivo com a assinatura de uma aliança estratégica com a Renault. Visando o fortalecimento de ambas as marcas, esta aliança constituiu o quarto construtor mundial da atualidade e abriu novas perspectivas de crescimento quer para a NISSAN, quer para a sua parceira francesa. O brasileiro Carlos Ghosn, visto como um detalhista pragmático assumiu o cargo de CEO e resgatou a NISSAN da beira da falência. Nesse mesmo ano o milionésimo Primera foi vendido na Europa.


Em 2006 a NISSAN anunciou que sua produção mundial acumulada alcançava a marca histórica de 100.140.000 de veículos no final de junho, convertendo-se na segunda empresa japonesa do mercado automobilístico a ultrapassar a cifra, depois da rival Toyota. Desse total, 76.640.000 veículos foram produzidas no Japão - sendo as 23.500.000 unidades restantes nas fábricas da montadora espalhadas pelo mundo. Em 13 de maio de 2008 a montadora anunciou seu plano estratégico para o período de 2008 a 2012, chamado Nissan GT 2012. “G” significa crescimento (growth em inglês) e “T”, confiança (trust em inglês). Suas três principais metas são liderança em qualidade, liderança em modelos de emissão zero e crescimento médio de 5% nas receitas a cada ano. Hoje, quase um século depois, a empresa é um dos mais abrangentes construtores de automóveis do mundo, com fábricas e operações comerciais nos cinco continentes, oferecendo uma linha completa de produtos, começando com veículos de entrada, passando pelos 4X4 e veículos de alta performance como o GT-R.


Recentemente, em 2010, a NISSAN apresentou seus dois pilares da estratégia para reduzir as emissões de CO2: ZERO EMISSIONS (veículos que utilizam sistemas e tecnologias com emissão zero de CO2) e PURE DRIVE (um conjunto de tecnologias empregadas em seus automóveis voltadas a preservação do meio ambiente, com baixa emissão de poluentes, maior eficiência e menor gasto de combustível).


A linha do tempo

1957 
● Início da produção de empilhadeiras. Hoje em dia as empilhadeiras com a marca NISSAN são produzidas em quatro fábricas (Japão, Estados Unidos e Suécia), vendidas em 85 mercados mundiais, com produção anual superior a 30.000 unidades.

1959
● Lançamento do DATSUN BLUEBIRD, revelando-se de imediato um sucesso no mercado japonês. Este foi um dos modelos de maior sucesso da montadora em toda sua história.

1969
● Lançamento do cupê 240Z, que dominou o mercado americano aliando visual moderno e alta performance com excelente relação custo-benefício. O modelo transformou-se num sucesso de vendas.

1976
● Lançamento do NISSAN MAXIMA, um sedã de porte médio-grande desenvolvido especialmente para o mercado norte-americano. O modelo era uma versão mais luxuosa do famoso Datsun Bluebird.

1982
● Lançamento do sedã compacto NISSAN SENTRA. Traseira curta, entre-eixos longos e linha de cintura alta, assim era o visual do novo SENTRA, introduzido em 2007, ao primeiro olhar. Veloz, estável, silencioso e confortável, foram as primeiras impressões que o modelo causava ao ser dirigido. O novo modelo é a sexta geração do SENTRA, que já vendeu mais de 3.6 milhões de unidades desde o lançamento.
● Lançamento do mini carro NISSAN MARCH, conhecido na Europa e Canadá como NISSAN MICRA. O veículo compacto e popular, atualmente em sua quarta geração, é fabricado hoje em dia em quatro países e vendido em 160 mercados, sendo um dos modelos de maior sucesso da empresa.
1986
● Lançamento do NISSAN NAVARA, que viria a tornar-se numa das caminhonetes mais conhecidas do mercado.
1987
● Lançamento da NISSAN PATHFINDER. Com as vendas em alta e a concorrência cada vez mais forte, a NISSAN promoveria em 1996 a primeira re-estilização completa no modelo: a plataforma cresceu, o estepe foi deslocado da tampa traseira para o assoalho sob o porta-malas, o interior recebeu nova arquitetura, muitos itens de conforto e de segurança e o V6 ganhou maior capacidade cúbica. A remodelação visava maior conforto dos ocupantes, pois a marca percebeu que grande parte dos compradores usava o veículo para rodar na cidade e em viagens pelo asfalto, raramente na terra. O conceito de dirigibilidade de automóvel de passeio em carroceria de utilitário-esportivo passou a ser perseguida pela NISSAN. Atualmente em sua 3ª geração, lançada recentemente, teve sua capacidade aumentada para 7 pessoas, incluindo o motorista.
1988
● Lançamento da caminhonete NISSAN LIFEGUARD, um grande sucesso da marca japonesa.
1990
● Lançamento do NISSAN PRIMERA, um sedã médio-grande desenvolvido especialmente para o mercado europeu.
1993
● Lançamento da NISSAN QUEST, minivan de porte grande desenvolvida especialmente para o mercado norte-americano. Atualmente o modelo está na quarta geração.
● Lançamento do NISSAN ALTIMA, um sedã de porte médio desenvolvido especialmente para o mercado norte-americano.
1995
● Lançamento da NISSAN ALMERA, um veículo compacto produzido até 2007.
1997
● Lançamento da NISSAN ELGRAND, uma van de luxo disponível nas versões de 7 ou 8 lugares. Em 2010 foi lançada a terceira geração do modelo.
1998
● Lançamento da NISSAN CUBE, uma mini-van compacta.
1999
● Lançamento da NISSAN FRONTIER, picape de porte médio desenvolvida visando especialmente o mercado norte-americano.
2001
● Lançamento do utilitário esportivo NISSAN X-TRAIL, um veículo leve, compacto e com excelente dirigibilidade.
2002
● Lançamento do NISSAN 350Z, dando continuidade à linhagem de carros esportivos da marca. Considerado um mito entre os carros esportivos, ele resgatou a tradição da NISSAN em produzir veículos que aliam tecnologia, design e desempenho.
2003
● Lançamento do utilitário esportivo de porte médio NISSAN MURANO, desenvolvido especialmente para o mercado norte-americano.
● Lançamento da caminhonete de porte grande NISSAN TITAN.
2004
● Lançamento do NISSAN ARMADA, utilitário esportivo de porte grande desenvolvido especialmente para o mercado norte-americano com base na caminhonete NISSAN TITAN.
2005
● Lançamento do NISSAN VERSA (conhecido também como NISSAN TIIDA), um hatch médio, disponibilizado nas versões hatch e sedã. O modelo é uma peça importante dentro da estratégia da marca, pois reúne amplo espaço interno em uma carroceria compacta, acabamento primoroso, confiabilidade mecânica e desenho moderno por um custo-benefício atraente.
2006
● Lançamento no Japão do caminhão híbrido ATLAS 20.
● Lançamento do NISSAN LIVINA GENISS, um mono-volume de 7 lugares apresentado pela empresa em parceira com a Dongfeng Nissan Passenger Vehicle Company da China. Atualmente a família, composta pelo modelo de sete lugares e uma versão menor de apenas cinco lugares (NISSAN LIVINA) é comercializada com muito sucesso em mercados em franco crescimento como China, Indonésia, África do Sul, Brasil, Tailândia, Filipinas, Malásia e Taiwan.
2007
● Lançamento do crossover NISSAN QASHQAI (comercializado como NISSAN DUALIS no Japão, NISSAN ROUGE nos Estados Unidos e NISSAN CCUV na China). O modelo apresenta um interior prático e funcional, sem deixar de lado o estilo esportivo, com aplicações cromadas no desenho do volante e painel de instrumentos. Assim como nos jipes, oferece um assento elevado para se dirigir, aumentando a sensação de segurança e robustez. O porta-malas oferece uma capacidade de 410 litros.
● Lançamento do NISSAN GT-R, ícone dos superesportivos no mundo, que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3.5 segundos impulsionado por um motor V6 Biturbo de 483 cv. Apresentado no Salão de Tóquio e lançado comercialmente em junho, a quinta geração deste legendário superesportivo traduz com perfeição o DNA dos produtos NISSAN: paixão por dirigir, inovações amigáveis e um design que emociona. No Japão as vendas iniciaram em dezembro e nos Estados Unidos apenas em 2008.
● Lançamento do NISSAN MICRA na versão conversível.
2010
● Lançamento em dezembro do NISSAN JUKE, um moderno crossover com design extremamente arrojado aliado a alta tecnologia da marca.

● Lançamento em dezembro do NISSAN LEAF, primeiro veículo 100% elétrico a ser produzido e comercializado em grande escala. O veículo é equipado com motor elétrico de 80 kW e um grupo de baterias de lítio com capacidade de 24 kWh, que podem ser recarregadas em uma tomada comum de 220 V, com um alcance de 160 km e uma velocidade máxima de 140 km/h. A palavra LEAF é abreviação de “Leading, Environmentally Friendly, Affordable, Family Car”.


As robustas picapes

Desde 1934, quando surgiu sua primeira picape, a NISSAN vem evoluindo a cada ano com constantes estudos e pesquisas de novos projetos e avançadas tecnologias. Ao longo destes anos a empresa sempre foi reconhecida mundialmente por sua vocação no segmento de veículos 4x4. Foi a NISSAN que em 1959 popularizou as chamadas “picapes compactas” no mercado americano com o lançamento da DATSUN 1000, sua primeira picape vendida nos Estados Unidos. Era equipada com um motor de 1.000cc, 4 cilindros com 37 cavalos de potência e capacidade de carga de um quarto de tonelada. No ano seguinte ganhou um motor com 1.200cc e 60 cavalos de potência. Os consumidores descobriam que as picapes pequenas eram fáceis de manobrar, agradáveis de dirigir e poderiam ser utilizadas para lazer e trabalho. Sua aceitação cresceu enormemente. A remodelada DATSUN 320 chegou ao mercado americano em 1961, mas foi o lançamento da picape DATSUN 520 em 1965 que causou um aumento expressivo de vendas, passando de algumas centenas de unidades por ano para mais de 15.000. No primeiro ano de vendas a DATSUN 520 se tornou a mais vendida picape importada nos Estados Unidos - título que a empresa conquistou por mais de uma década.


Nas quatro décadas seguintes, a NISSAN continuou liderando o segmento, introduzindo um grande número de inovações nas picapes compactas: em 1969, foi a primeira picape compacta com capacidade de carga de meia tonelada; em 1975, a primeira picape compacta com caçamba estendida; em 1977, a primeira com cabine estendida; em 1983, a primeira picape compacta a ser produzida em solo americano por uma empresa estrangeira; e em 2001, a primeira montadora a utilizar supercharger (turbo) de fábrica em picape compactas. Um dos modelos mais famosos, a NISSAN PATHFINDER, foi lançada em 1987 como uma ofensiva da montadora japonesa no mercado americano: os alvos do novo modelo eram o Jeep Cherokee, Toyota 4Runner, Chevrolet Blazer e Ford Bronco II, todos pertencentes ao então crescente segmento dos utilitários esportivos. Com DNA do modelo PATROL, um utilitário criado em 1951, a PATHFINDER era equipada com motor V6 3.0 de 140 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas (o automático de quatro velocidades era opcional). A princípio, só era oferecida na configuração duas portas e tração 4x2. Só em 1990 seria apresentada a carroceria com quatro portas. Outro modelo de enorme sucesso, a NISSAN FRONTIER, foi introduzida em 1997. Ela possui a maior caçamba da categoria (cabine dupla), contando nos Estados Unidos com uma potente versão equipada com um motor V6 (210hp) e tração 4x4. Atualmente produzida nos Estados Unidos, Japão, Tailândia, África do Sul e Brasil, as vendas da NISSAN FRONTIER, superam as 250.000 unidades por ano no mundo.


No segmento de luxo

A NISSAN começou a pensar em ingressar no segmento de automóveis de luxo no ano de 1985 quando resolveu formar uma divisão chamada Horizon Task Force para estudar o mercado americano neste segmento. Com o resultado dos estudos em mãos e vislumbrando uma ótima oportunidade, a montadora resolveu formar uma divisão para a produção de carros luxuosos. Em 1987 a divisão passa a se chamar INFINITI e começa o desenvolvimento do modelo batizado de Q45. Finalmente no dia 8 de novembro de 1989 a INFINITI abriu as portas de 51 concessionárias para vender ao público americano dois modelos de automóveis: o Q45, um sedã extremamente luxuoso, e o M30 um cupê também luxuoso. Era um início de uma marca de sucesso para acirrar a briga com a Cadillac, Audi, BMW e Mercedes-Benz. Em 2010 a marca vendeu 103.411 veículos em mais de 15 países. Atualmente a marca é comercializada através de 230 concessionárias em países como Estados Unidos, Rússia, Canadá, Oriente Médio e Coréia do Sul.


Design e tecnologia

Um dos principais motivos para o sucesso dos modelos da montadora é o forte investimento em design, que se tornou fundamental para a identidade da marca NISSAN. Localizado nas dependências do NISSAN TECHNICAL CENTER, inaugurado no ano de 2005 em Atsugi, município de Kanagawa, o estúdio que concentra as atividades globais de design da NISSAN é um enorme e moderno complexo que ocupa uma área de 42.000m². Instalado em uma colina com florestas densas, escondida da estrada, o centro de design totalmente branco se parece com um daqueles redutos habitados pelos vilões dos filmes de James Bond. Cerca de 600 designers e outros profissionais das mais variadas disciplinas ocupam estúdios conectados por um corredor de aproximadamente 300 metros de comprimento e largura suficiente para a passagem de dois carros. A estrutura do centro de design tem como objetivo estreitar as relações entre áreas de design, planejamento de produtos, engenharia e fornecedores.


Á poucos quilômetros está localizado o novo Centro de Tecnologia Avançada (conhecido pela sigla NATC) da NISSAN, inaugurado em 2007. Seu interior possui um átrio com sete andares de altura que permite uma visão sem obstáculos do térreo, onde os próximos veículos a serem lançados são analisados pelos fornecedores. O centro de tecnologia está organizado com ênfase em duas áreas principais de pesquisa: tecnologia voltada para a sustentabilidade ambiental (motores primariamente elétricos e híbridos, estudos para redução de CO2) e segurança (carros por comando remoto, que serão dirigidos automaticamente, para proteger os passageiros, pedestres e outros motoristas). Em um esforço para elevar o moral dos empregados, é exigido que todos os dois mil trabalhadores do centro de tecnologia não permaneçam no prédio depois das oito da noite. Além disso, a NISSAN tem estúdios de design, onde estão envolvidos mais de 900 profissionais, em seis locais: dois no Japão (Atsugi e Harajuku), dois nos Estados Unidos (San Diego e Detroit), um no Reino Unido (Londres) e um em Taiwan (Miao Li Hsien).


O conceito SHIFT_

A filosofia que define a NISSAN como líder organizacional é descrita numa só palavra: SHIFT_, que em português significa transformar. É uma palavra que representa a paixão e compromisso da NISSAN em transformar tudo o que toca em sucesso. SHIFT_ capta a paixão e o compromisso que ressuscita e conduz ao futuro. Tudo na NISSAN segue o conceito SHIFT_: o modo de olhar para aquilo que a princípio está certo, mas que pode melhorar. SHIFT_ é o conceito de ter a liberdade de mudar radicalmente para uma direção melhor. É olhar o mundo de uma maneira diferente. SHIFT_ com a NISSAN. Esta é a filosofia da empresa para as relações entre colegas, clientes, parceiros de negócios, acionistas, e para com a sociedade e ambiente.


Campanhas que fizeram história

A NISSAN é uma das poucas montadoras que trabalha com maestria a comunicação de seus modelos, especialmente sua linha de utilitários. Com campanhas criativas e conceituais transformou sua divisão de utilitários em um verdadeiro ícone da comunicação mundial. Inúmeras campanhas publicitárias criativas foram criadas, como em 2002 quando utilizando o slogan “Pense Grande” (THINK BIGGER) para o lançamento da nova linha de picapes 2002, deu um significado totalmente novo e criativo a esse conceito. São de duas palavras simples como “Think Bigger” que derivam todo o conceito e espírito irreverente dos anúncios da campanha. Satirizando situações que mostram o homem e seus pequenos e delicados bichos de estimação, os anúncios nos mostram que o proprietário de uma picape NISSAN é alguém que pensa grande.


Outra campanha recente, criada pela agência TBWA de Paris para os modelos da marca chamados Four Wheel Drive que englobam os veículos Patrol, X-Trail, Pathfinder, Navara e Murano, fez enorme sucesso. Para mostrar toda versatilidade destes modelos o filme apresenta cada um deles superando obstáculos naturais. Porém, ao superarem esses obstáculos os veículos se transformam em animais como puma, aranha, cobra e crocodilo, que possuem capacidades naturais para transpassar com tremenda facilidade os obstáculos que aparecem pela frente. O comercial é encerrado com a frase “Nissan 4X4s - Naturally Capable”.


A evolução visual

Em meados de 1981 foi estabelecido um novo programa de identidade corporativa. O nome NISSAN passaria a ser utilizado em todos os novos produtos produzidos pela empresa, sendo abolida a designação DATSUN. Em dezembro de 1982, um novo logotipo da marca foi apresentado e introduzido no mercado. A moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura japonesa) e um círculo vermelho ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade) remetiam ao provérbio “sinceridade leva ao sucesso”. Era a primeira vez que a palavra NISSAN aparecia no logotipo. Antes disso, os veículos eram comercializados sob a marca DATSUN. A alteração do antigo design 2D (vermelho e azul) para o atual 3D (prateado) seguiu uma tendência mundial das montadoras de veículos. Mas para a NISSAN, o real sentido da alteração foi apresentar seus veículos de uma forma mais ousada e inovadora frente à concorrência. A logomarca da NISSAN agrega um novo espírito aos valores corporativos da empresa, mantidos desde a sua fundação. Enquanto representa a força do passado, ela simboliza a energia da nova NISSAN. A nova logomarca pôde ser vista pela primeira vez na nova geração do sedã CIMA, lançado em 12 de janeiro de 2001. A nova logomarca combina um círculo representando o sol nascente atravessado por uma faixa significando a honestidade. Todo este simbolismo tem o sentido de “honestidade encontra o céu”, ou seja, se você der o melhor de si e for sempre honesto em seu trabalho, suas boas intenções alcançarão os céus, abrindo o caminho para o sucesso. Ela também adiciona um design forte e ousado a toda essa tradição. No Brasil, o modelo PATHFINDER SE 3.5L foi o primeiro a utilizar a nova logomarca em 2002.


Os slogans

Shift_the way you move. (2008)
Shift_expectations.
Enjoy the rides.
You can with a Nissan.
Just wait you drive it.
Designed to improve your performance. (Nissan Primera)
The Micra. Ask before you borrow it. (Nissan Micra)
The most reliable member of your family. (Nissan Almera)




A marca no Brasil

Após assumir a importação e comercialização de seus produtos no país em 1998, a NISSAN escolheu o Brasil como base estratégica para se estruturar na região. Essa definição foi reforçada em 1999 após a aliança com a Renault, que passou a dar suporte local para que a montadora consolidasse sua estratégia de expansão neste mercado. Em dezembro de 2001, a NISSAN inaugurou, em conjunto com a Renault, a primeira fábrica da aliança no mundo, situada no Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais, estado do Paraná. Nesta planta iniciou a produção das versões cabine dupla e simples da picape FRONTIER e do utilitário esportivo Xterra. No processo de implantação de sua rede de concessionárias no país, a NISSAN saiu dos 17 pontos de vendas em 1998 para uma cobertura em todo o território nacional atingindo mais de 110 pontos de venda nos dias atuais.


Outro importante acontecimento no país foi o anuncio do plano SHIFT_mercosul, que previa o lançamento de 6 novos modelos até 2009, além da duplicação da rede de concessionárias e de investimentos da ordem de US$ 150 milhões durante o período. Desde o anúncio do Plano, a empresa lançou o MURANO, o novo NISSAN SENTRA, o TIIDA, o novo X-Trail, a nova FRONTIER e o NISSAN LIVINA, este último em 2009. Atualmente, a empresa faz estudos para a introdução de outros novos produtos no mercado. A linha de produtos oferecidos aos clientes pela subsidiária brasileira é constituída hoje pelos modelos fabricados no país (as versões cabine dupla e simples da picape FRONTIER e o mono-volume LIVINA (em três versões), e pelos importados sedã SENTRA, o TIIDA (nas versões hatchback e sedã), o crossover MURANO, o cupê esportivo 350Z, o compacto MARCH e os utilitários esportivos PATHFINDER e X-TRAIL.


A marca no mundo

A NISSAN é a terceira maior montadora japonesa, atrás apenas da Toyota e Honda, vendendo em 2010 mais de 4 milhões de automóveis e veículos comerciais em 190 países, empregando mais de 175 mil funcionários e alcançando faturamento superior a US$ 108 bilhões. A montadora tem 28 fábricas espalhadas por 18 países como Japão, Inglaterra, Brasil, México, Espanha e Estados Unidos, contando ainda com mais de 10.000 concessionárias, 11 centros de Pesquisas e Desenvolvimento e 6 estúdios de design. Os maiores mercado da marca são Japão, China, Estados Unidos, México e Reino Unido. A Nissan ainda fabrica empilhadeiras e motores marítimos.

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