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terça-feira, 18 de novembro de 2014

MASERATI



Seus carros, ou melhor, bólidos é a mais pura representação da exclusividade e do prestígio. A vida a bordo deles é das melhores para quem gosta de esportivos, garante quem já teve a oportunidade de dirigi-los. Todos os modelos possuem o longo capô com sua grande e proeminente grade de radiador onde paira o famoso tridente da marca italiana MASERATI.

A história


A tradicional montadora foi fundada exatamente no dia 1 de dezembro de 1914 na cidade italiana de Bologna com o nome de Societá Anonima Officine Alfieri Maserati pelos irmãos Maserati, Ettore, Ernesto, Alfieri, Mario e Bindo. No começo a empresa comercializava carros da marca Isotta-Fraschini’s, desenvolvia especialmente motores, além de produzir velas de ignição. Interrompida a produção da fábrica em virtude da Primeira Guerra Mundial, os quatro irmãos reabriram a montadora e somente em 1926, produziram o modelo para competição Tipo 26 (montado sobre o chassi do Isotta Frascchini), primeiro carro conhecido como MASERATI e também primeiro a levar a marca registrada do tridente, idéia do irmão Mario, inspirada na estátua de Netuno fincada em uma praça da cidade de Bolonha. Era um modelo bastante avançado para a época: com oito cilindros em linha com capacidade de apenas 1.500 cm3 de cc, mas ampliada por um sistema chamado volumetric charger, que aumentava a potência para aproximadamente 130 cv. Três anos mais tarde, o piloto Borzacchini, pilotando uma MASERATI, estabeleceu o recorde mundial de velocidade atingindo impressionantes 246.029 km/h. Era a publicidade que a montadora italiana precisa na época para se tornar conhecida.



Em 1937, os irmãos venderam a empresa para Adolfo Orsi, um homem de negócios da cidade de Modena, que mudou sua sede para esta cidade. Apesar da venda, os irmãos Maserati continuaram como chefes de engenharia da empresa até 1944, quando Alfieri faleceu. Em 30 de maio de 1939 um carro MASERATI, pilotado por Wilbur Shaw, venceu as 500 milhas de Indianápolis, fato que se repetiria no ano seguinte. Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa interrompeu sua produção de automóveis, retornando após o término do conflito com o lançamento do novo GT, o A6 1500. Em 1957, a MASERATI se sagrou campeã mundial de automobilismo com o modelo 250F (equipado com motor de 6 cilindros em linha) pilotado pela lenda argentina Juan Manuel Fangio. Porém, nesse mesmo ano a montadora foi forçada a abandonara as competições esportivas em virtude da delicada situação financeira por qual passava.



Voltada exclusivamente para a criação e produção de automóveis comerciais, a montadora lançou o primeiro modelo sem fins de competição, chamado MASERATTI 3500GT, seguido pelo modelo MISTRAL em 1963 e a série QATTROPORTE, que como o nome sugeria, era um automóvel de quatro portas de grande porte. Nesta década a empresa passou a ter um suporte de desenvolvimento da montadora francesa Citröen. Com o suporte financeiro da montadora francesa, a MASERATI lançou o BORA no salão do automóvel de Genebra em 1971. Quase uma década depois, em março de 1981, a montadora italiana apresentava no Salão de Genebra, o modelo Biturbo, um cupê de luxo com linhas equilibradas e imponentes, que levava esse nome em alusão aos dois turbo compressores aplicados ao compacto motor V6 de 2.0 litros. Os europeus, e em particular os italianos, receberam bem a novidade. Logo se formaram enormes filas de espera e as unidades iniciais foram comercializadas com ágio. No entanto, problemas de qualidade e confiabilidade esfriaram o interesse pelo novo MASERATTI.



Enquanto buscava aprimorar esses aspectos, a marca investia na ampliação de sua linha. O primeiro automóvel de quatro portas da linha, chamado 420, adicionou classe, mas retirou esportividade do design. Dois anos mais tarde foi a vez da estréia do modelo Spyder, como o italianos costumam chamar seus conversíveis. Nos anos seguintes, inúmeros modelos foram introduzidos, mas a marca já não possuía mais o glamour de antigamente.



Em 1997, a Ferrari comprou 50% da MASERATI e assumiu o controle operacional da montadora. Teve então início a renovação da fábrica, sob o comando de Luca di Montezemolo, de onde saíram o Quattroporte Evoluzione, uma nova versão do sedã de luxo Quattroporte, e o 3200 GT Coupé, o primeiro automóvel da marca MASERATI em sua nova fase. Em 1999 a Ferrari assumiu totalmente o controle da MASERATI e partiu para uma revolucionária inovação da fábrica, não só em termos operacionais, tais como prédios, departamentos, maquinários, tecnologia, infra-estrutura, mas também em termos pessoais, buscando formar uma equipe motivada de profissionais altamente competentes, investindo em tecnologia, engenharia, design, marketing, vendas, pós-vendas e principalmente inovando seus produtos. Tudo para resgatar o prestígio que a MASERATI havia perdido.



O primeiro passo foi consolidar a marca e os produtos MASERATI nos mercados europeu, asiático e latino americano, onde iniciou um árduo trabalho de reposicionamento da marca, que mesmo sendo tradicional, havia caído no esquecimento e se desgastado com o tempo devido aos períodos conturbados de sua história. Vencida esta primeira batalha, no ano de 2000, a MASERATI partiu para a conquista do mercado norte-americano, um desafio emocionante, visto que a marca havia se retirado deste potencial mercado há cerca de dez anos. Sob o comando e experiência de Luca di Montezemolo, a MASERATI iniciou a retomada do mercado americano fazendo uma verdadeira revolução em seus conceitos: a criação da subsidiária americana, com novo posicionamento da marca, jovialidade da equipe, altos investimentos em marketing comunicação, tecnologia, design e releitura de seus produtos, especialmente voltados para atingir com precisão o alvo e sob medida para o exigente consumidor norte-americano. Desse desafio nascem da fábrica de Modena, dois novos modelos absolutamente exuberantes, brindando o mundo dos esportivos com as novas MASERATI SPYDER, nas versões conversível e cupê, com motor em alumínio e câmbio tipo F1, trazendo toda tecnologia e conhecimento da escuderia vermelha ao conforto luxuoso das novas máquinas. Recentemente a montadora anunciou o desenvolvimento de uma SUV (sigla em inglês para “veículo utilitário esportivo”), com estréia prevista para 2012 ou 2013.



A linha do tempo


1998

● Lançamento da MASERATI 3200 GT, primeiro modelo desenvolvido depois da montadora ser adquirida pela Ferrari. O superesportivo era equipado com motor V8, de 3.2 litros, e 370 cv de potência, acelerando de 0 km a 100 km em apenas 5.12 segundos e atingindo a velocidade máxima de 280 km/h. Seu desempenho estava aliado ao conforto, pois oferecia amplo espaço para quatro pessoas, confortavelmente instaladas em bancos de couro inglês. Inicialmente, o nome deste “torpedo luxuoso” era para ser Mistral, mas, como outro fabricante já possuía esta marca, a MASERATI optou pela denominação de 3200 GT, relembrando o antigo 3500 GT, lançado em 1957.

● Lançamento da MASERATI EVOLUZIONE (evolução em italiano), sedã de luxo de quatro portas, que acelerava de 0 a 100 km/h em 5.8 segundos e atingia velocidade máxima de 270 km/h, tudo equipado com um motor biturbo V8, de 3200 cc e potência de 335 cv.

2002

● Lançamento da MASERATI SPYDER, modelo especialmente desenvolvido para o mercado norte-americano. O conversível foi desenvolvido durante três anos e apresentava detalhes requintados: a capota de lona era totalmente eletrônica e levava poucos segundos para ser recolhida, não ocupando sequer um litro da capacidade do porta-malas. Durante o projeto foram tomadas providências para que o consumo de combustível fosse reduzido, além de atingir um nível de segurança surpreendente: além do tradicional Santo Antonio, comum em conversíveis, contava com um controle elétrico e preciso na tração e na frenagem, além de quatro airbags. O motor era feito de alumínio e dotado de recursos como os comandos de válvulas variáveis, que mantêm os cilindros sempre cheios em qualquer rotação. Eram impressionantes 390 cavalos de potência.

2003

● Lançamento da MASERATI QUATTROPORTE V, que imediatamente conquistou a atenção da mídia e dos entusiastas por carros esportivos em razão de sua sofisticação e do design elegante, além de sua motorização – um 4.2 V8 (oito cilindros em “V”) de 400 cavalos. Dados da montadora indicavam aceleração de 0 a 100 km/h em 5.6 segundos e velocidade máxima de 270 km/h. Seu design levava a assinatura do Studio Pininfarina, que proporcionou a suas formas musculares e elegantes, um interior com senso de harmonia e personalidade, por meio do uso inteligente do estilo mais famoso da marca: o longo capô com sua grande e proeminente grade de radiador e atraentes faróis. O modelo recebeu 29 prêmios da imprensa internacional especializada, um sinal de popularidade na indústria e de público.

2004

● Lançamento da MASERATI MC12, um carro que a montadora desenvolveu para disputar corridas de turismo, como o campeonato FIA GT, e competições de prestígio como a 24 Horas de Le Mans e a série americana ALMS (American Le Mans Series). O nome MC12 vem das iniciais de MASERATI CORSE (corridas, em italiano) e 12 é o número de cilindros do motor. Feito em parceria com a Ferrari, o superesportivo tinha traços que lembravam vagamente os da “irmã” Ferrari Enzo, assinado pelo renomado estúdio chefiado por Giorgio Giugiaro, além de potência e sofisticação de sobra e a vantagem de vir com vidros elétricos. Como um legítimo targa, o MC12 podia ter a capota removida sem prejudicar a rigidez de torção da estrutura, feita de fibra de carbono, Nomex (material leve e resistente) e sub-chassi de alumínio. A montadora usou o chamado “efeito solo”, que aproveita a pressão do ar em movimento para manter o carro firme nas curvas, afinal o motor com 12 cilindros em V a 65º tinha seis litros, sendo capaz de gerar 630 cavalos com aceleração de 0 a 100 km/h em justos 3.8 segundos. Para atender ao regulamento da FIA, a fábrica precisou construir e vender 50 unidades homologadas para as ruas, batizadas STRADALE. Entre 2004 e 2005, foram produzidos exatos 50 modelos, vendidos a US$ 800 mil cada um. O MC12 é vendido apenas nas cores oficiais da MASERATI: branco perolizado na parte superior e azul na inferior, enquanto a versão de corrida é toda azul.

2005

● Lançamento da MASERATI QUATTROPORTE EXECUTIVE GT, versão executiva e luxuosa da famosa linha Quattroporte com apliques de madeira de lei no interior, grade dianteira e saídas de ar laterais cromadas, rodas de 19 polegadas, e volante em couro e madeira.

● Lançamento da MASERATI QUATTROPORTE SPORT GT, versão esportiva e luxuosa da famosa linha Quattroporte equipada com rodas de 20 polegadas, acabamento interno no padrão titânio, volante esportivo e pedais de alumínio.

2007

● Lançamento da MASERATI GRANTURISMO, um cupê superesportivo para quatro pessoas com conforto de sedã de luxo desenvolvido em parceria com a Ferrari. O novo esportivo italiano remete ao A6 GranTurismo, estilizado lançado em 1947, dando origem a uma linhagem de grande sucesso nos anos 50. O GranTurismo também leva assinatura do estúdio Pininfarina. Seu motor é um Ferrari 4.2 V8 de 405 cv, acoplado a câmbio automático ZF de seis marchas, com opção de trocas manuais por aletas atrás do volante. A tração é traseira. Quanto a aceleração: de 0 a 100 km/h em 5.2 segundos, com velocidade final de 285 km/h.

● Lançamento da MASERATI QUATTROPORTE AUTOMATICA, equipado com um motor V8 de 4.2 litros com 400 cavalos de potência e uma velocidade máxima de 270 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em 5.6 segundos. Sua principal inovação é a caixa de transmissão hidráulica de seis velocidades com a sexta marcha alongada para reduzir consumo e ruído.

2008

● Apresentação da MASERATI QUATTROPORTE COLLEZIONE CENTO, que como o próprio nome já indica, é uma série limitada a 100 unidades. A versão traz uma cor marfim diferenciada, interior de couro com nova tonalidade e sistema multimídia de entretenimento. A bordo desta obra-prima é possível desfrutar de acesso à Internet e filmes em DVD, exibidos em uma tela de 10 polegadas com comando por meio de toques. Além disso, há as “básicas” entradas USB e auxiliar (para iPod e iPhone).

2009

● Lançamento da MASERATI GRANCABRIO, primeiro conversível de quatro lugares da marca italiana. O modelo é equipado com um motor de 4.7 litros V8 que rende 440 cavalos de potencia, que consegue fazer de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos, chegando a 283 km/h de velocidade final. No Brasil o modelo custa aproximadamente R$ 880 mil.



As competições


As competições sempre foram muito importantes na história da MASERATI. Entre 1926 e 1957, a montadora teve intensa participação em competições automobilísticas de prestígio. Neste período foram conquistados 23 títulos em diferentes campeonatos; entre eles 32 grandes prêmios de Fórmula 1 e 2 vitórias consecutivas nas 500 Milhas de Indianápolis. Em 1957, o piloto Juan Manuel Fangio conquistou o título do Campeonato Mundial de Fórmula 1 guiando uma MASERATI 250F, ao vencer o Grande Prêmio da Alemanha, disputado no autódromo de Nurburgring, no dia 4 de agosto. Mas também foi o ano em que a montadora retirou-se das pistas por problemas financeiros. Na última corrida uma faixa segurada por mecânicos e pilotos em Monza dizia: “Grazie per tutti, Maserati!”.




Marketing de velocidade


Uma das principais ferramentas de marketing da montadora italiana é o MASERATI TROFEO, um campeonato monomarca da MASERATI. Antes do lançamento oficial da competição, chamada oficialmente de Trofeo Vodafone Maserati, e do carro, foi constituída a Ufficio Maserati Corse, sob o comando de Claudio Berro e Giorgio Ascanelli, ambos com larga experiência em F-1, responsável pela idealização e coordenação do campeonato. Ainda no primeiro semestre de 2002, foram iniciados exaustivos testes com o Maserati Trofeo, um carro de competição derivado do modelo Maserati Coupè Cambiocorsa, com o mesmo motor V8, aspirado, de 4.2 litros, mas com 413 cavalos de potência, mais leve (1.370 Kg contra 1.580 Kg) e com introdução de kits de sistema aerodinâmico, de frenagem, de segurança e de suspensão. A velocidade final chega a 285 Km/h.



O primeiro teste, aliás, foi feito pelo piloto brasileiro Luciano Burti, em Fiorano. Seguiram-se as avaliações de Luca Badoer, Fabrizio Giovanardi, Fábio Babini, Rubens Barrichello, Michael Schumacher e Felipe Massa, em circuitos como Ímola, Mugello, Vallelunga, Nürburgring e Varano de Mellegari. O primeiro campeonato aconteceu em 2003, com a participação de 26 carros e pilotos, também conhecidos como Gentlemen Drivers (chamados assim porque eles não são proprietários dos carros, participam por meio do sistema de aquisição de cotas - três temporadas custam US$ 155 mil, mais R$ 32 mil por prova a título de manutenção dos carros), nos circuitos mais famosos de Itália, do Reino Unido, Alemanha, França e Espanha. Em 2004 a competição ganhou a versão brasileira, seguindo os mesmos fundamentos da competição européia, ou seja, proporcionar aos pilotos a comodidade de possuir toda infra-estrutura esportiva, técnica e de logística, pelo simples prazer de guiar.

A fábricaUma visita à fábrica da montadora (batizada carinhosamente de Casa do Tridente) é uma oportunidade única para ver o tradicional e o moderno em completa harmonia. A montadora disponibiliza aos visitantes uma experiência única para conhecer sua fábrica através de uma visita monitorada ao complexo operacional, situado na via Ciro Menotti, em Modena, local onde a MASERATI está instalada desde 1940. O tour passa pelas linhas de produção e por todas as outras áreas onde a tradição, a paixão pela construção artesanal e a tecnologia de precisão estão combinadas para produzir carros realmente excepcionais. Ainda hoje os modelos são montados um a um manualmente. As ferramentas eletrônicas só servem para ajudar o trabalho de 300 operários. Aliás, os sortudos operários que trabalham na linha de montagem têm várias características diferenciadas se comparadas com outras plantas de montagem. São jovens com média entre 20 a 30 anos e totalmente apaixonados por o que fazem. São quatro linhas de produção com quatro funcionários em cada estação. O carro fica por exatos 25 minutos em cada uma delas. São 14 operações deste tipo para que o carro saia totalmente montado. Todos os modelos fabricados são testados um a um. Além dos testes de qualidade na fábrica, os bólidos rodam por cerca de 80 quilômetros. Só então depois desse processo, seguem para as mãos do comprador.



A evolução visualAo longo dos anos a identidade visual da MASERATI passou por pequenas modificações, mas sempre manteve o tradicional “tridente” como símbolo principal.






Os slogansExcellence through passion. (2008)

Move in different circles. (2003)

The legend continues. (1998)

You only live once. Do it in a Maserati. (1991)

The Italian tradition. (1984)



A marca no mundo


A MASERATI, que atualmente pertence a FIAT, é uma das marcas de automóveis mais exclusivas do mundo, produzindo automóveis esportivos luxuosos para poucos que podem pagar os altos preços de seus bólidos. A montadora italiana, tradicionalmente instalada na cidade italiana de Módena, vendeu 5.675 veículos em 2010 nos mais de 70 países onde está presente. O mercado que mais comprou carros da MASERATI foi o americano (mais de 2.000 unidades), seguido da Itália. Em terceiro lugar está o Reino Unido, seguido por China e Alemanha.

● As cores oficiais da tradicional montadora são o azul e o branco. Essa combinação tradicional foi usada desde o início dos anos 60, pela equipe América Camoradi, que tinha Stirling Moss como piloto do famoso MSERATI Tipo 60-61.

● Cada modelo MASERATI possui as versões Executive, Standart e GT. O que diferenciam as versões são as rodas, os freios e as grades dianteiras.

● O carro oficial do primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi é um MASERATI QUATTROPORTE, sedã de luxo da marca do tridente.

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