Seguidores

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Fiat 124 Spider





Mais de 18 anos, a Fiat - e depois, mais tarde Pininfarina - vendeu algo em torno de 120 mil 124 aranhas nos Estados Unidos, a maior parte dos carros da fabricante já construído. É uma prova para o carro Pininfarina-concebido que ainda parece tão fresca e alegre hoje, como fez quando foi introduzido em 1966.

Mas, por uma razão ou outra, sempre que os americanos preparam-se para comprar um roadster esportivo, o Fiat 124 Spider cai para o fundo da lista.Alguns afirmam que é devido à má reputação Fiat teve na década de 1970 para transformar os carros bonitos que corriam a cada terceira terça-feira. Outros culpam demônio ferrugem, que parece ter um apetite voraz particularmente para as máquinas italianas. Ou talvez seja o fato de que não eram tão enervante muitos deles que eles caíram fora do radar de muitos fãs de carros esportivos aqui.

Seja qual for a razão, é hora de repensar a nossa atitude para com o Spider 124. Estes carros têm estado na estrada o tempo suficiente para dissipar os mitos urbanos sobre sua longevidade e qualidade de construção original, e há uma abundância de fornecedores de peças, especialistas e conselheiros do clube ao redor para classificar através de quaisquer problemas comuns destes carros têm tido ao longo dos anos. De acordo com Dwight Varnes, um passado vice-presidente e co-fundador da Fiat-Lancia Unlimited (FLU), e co-fundador do Anormal que grupo Fiat Out meet anual (14-16 julho, 2006), o maior problema com um Fiat 124 Spider foi muitas vezes não o fabricante, mas o revendedor. "Uma enorme quantidade de revendedores assumiu as franquias da Fiat como uma segunda ou terceira linha", diz ele. "Muitos dos comerciantes especializados em carros americanos, e tomaram em Fiat como uma importação barata. Os departamentos de serviços só não queria entendê-los."

Com exceção da Triumph Spitfire eo MG Midget, Fiat 124 aranhas representam o ponto de entrada mais barato de qualquer roadster esportivo no mercado, estão disponíveis em quase todos os anúncios quer local, e até mesmo oferecer um vestígio de um banco traseiro para a família orientada, desde que suas crianças stumpy perninhas. E se condução viva é o seu interesse, você seria duramente pressionado para encontrar um carro com a movimentação ágil nessa faixa de preço.

É fácil perder um dos atributos mais atraentes do Aranha: seu tamanho. O hotel oferece acomodações interiores significativamente maiores do que roadsters mais competitivos de seu dia. Sente-se com um passageiro em um MGB e, a menos que você é uma pessoa de pequena estatura, você vai estar tocando ombros a maior parte do tempo. Faça o mesmo em um Fiat 124 Spider, e você ficará surpreso ao notar que existem vários centímetros entre você e que você não tenha estendido os assentos todo o caminho até o limite das faixas.

A 124 nasceu da plataforma mais versátil da Fiat. De suas raízes veio um cupê, um conversível, um sedan, que ainda vivia em perpetuidade como o Lada russo. A Aranha eo cupê foram ambos derivado do sedã, que foi introduzido em 1963. O Spider 124 foi introduzido pela primeira vez no Salão do Automóvel de Turim, em 1966, após o que começou a ser vendido como modelo 1967.

Para efeitos de identificação, a maioria dos fãs da Fiat ter quebrado o Spider 124 em quatro grupos distintos:

O 124AS ​​começou em 1966 e terminou em 1969, e contou com um cc 1438 de quatro cilindros. 1967 não "AS" aranhas são muito raros e equipamentos característica única comumente encontrados em aranhas vendidos nos Estados Unidos. Mais notavelmente, os controles de aquecedor foram montadas no painel e controles usados ​​deslizante horizontal. Quando o carro chegou a costa dos EUA em 1968, controles de aquecedor movido para o console, onde eles iriam ficar para a vida do carro. Precoce como carros foram equipados com a transmissão montado dentro de um "tubo de torque", mas o projeto foi abandonado em 1968 em favor do eixo traseiro mais comum com braços de suspensão, aparentemente porque o torque do tubo do eixo traseiro caixas estavam desenvolvendo rachaduras. De acordo com Dwight Varnes, um longo tempo Fiat proprietário Aranha 124, "A medida que os carros tinham inúmeras peças únicas em comparação com aqueles que se seguiu (lanternas traseiras menores, por exemplo), e isso faz restaurar a como muito mais difícil."

Aranhas BS - vendidos entre 1970 e 1973 - ainda usado o motor cc 1438, mas foi revisado para incluir as sugestões do projeto dos carros de 1608 cc posteriores, como as lanternas traseiras, as molduras pretas calibre ea grade de malha. Procure por duas peças de lentes sobre as luzes de presença laterais para identificar modelos de 1970. Todos os outros tinham uma lente de peça única. Aranhas BS ganhou um carburador segundo para 1970; 1.608 cc motores começaram a filtragem em produção em 1971. Estes motores eram da mesma família que o motor cc 1438 usado em todos os 124s. Para a maior parte, as alterações externas foram limitadas a um "1600" distintivo sobre a saia traseira. Em 1973, o último dos carros BS, a aranha 124, tem ainda um outro mecanismo, a partir de uma família completamente nova. O motor de 1.538 cc foi derivado do sedã 132, que nunca foi vendido em os EUA

De 1974 a 1978, a Fiat produziu o 124CS1 com o numericamente otimista "1800" 1756 cc quatro. Para competir com mais apertadas de controlo de emissões regulamentos, a 1.756 cc quatro tinham uma bomba de ar expelido da câmara de escape. 1974 CS1s são o fim do que 124 fãs descrevem como "carros carros pequenos." A maioria das versões norte-americanas de que o carro tinha cromo fino e overriders para carros de borracha, que não eram tão ofensivo como os de muitos carros da época. Carros destinados Califórnia e Maryland tinha blocos de borracha muito maior em lugar dos overriders em todos os outros carros americanos.

1975 CS1s são imediatamente reconhecíveis pelo muito maior - e muito criticado - "gêmeas" amortecedores tubulares que foram projetados para cumprir com os regulamentos 5 mph-carros. Luzes de placas de estes carros movidos para o painel saia traseira do pára-choques traseiro, grade eo emblema transferiu-se para o capô. Como nos outros anos, quando uma mudança significativa era iminente, algumas aranhas 1978 foram equipados com peças destinadas à tarde CS2 Aranha que começou em 1979. Não se surpreenda ao encontrar um 1978 124 1979 Aranha com maçanetas ou até mesmo um diferencial traseiro. Estes são geralmente referidos como "1978,5" modelos. Se um pára-CS1 foi danificado e precisou ser substituído em algum momento após a fabricação, que pode ter sido substituído por um capuz CS2 depois, porque é tudo o que estava disponível de fábrica.

A designação "124" foi abandonada em favor do "Spider 2000" nome em 1979. A maior mudança foi o motor cc 1995 a partir do qual o carro tem o seu nome, mas uma miríade de outras mudanças foram ocorrendo. Lá fora, a capa apresenta maiores twin-cam protuberâncias, lanternas traseiras e maçanetas, enquanto no interior, materiais de assento novos foram oferecidos (incluindo couro). Jantes de liga leve, que não tinha sido uma opção, desde 1974, foram feitos opcional mais uma vez. A bomba de fumaça finalmente desapareceu em favor de um conversor catalítico. Em 1980, aranhas foram equipados com injeção de combustível Bosch L-Jetronic, que foi uma grande melhoria do carburador pobres do CS2 cedo e design coletor de admissão.

Em 1982, assumiu a Pininfarina onde a Fiat parou, o marketing de um Azzura Aranha em seu próprio nome. O modelo de 1985,5 foi o último torneio para o modelo Aranha 124 com a adição de freios maiores da frente, e cremalheira e pinhão da direcção. Pininfarina interrompido a produção do Aranha no final de 1985 para a adaptação da fábrica para produzir o novo Pininfarina projetado Cadillac Allante.

Qual é o melhor ano para procurar? Uma pergunta complicada, porque é principalmente com base na preferência e orçamento. De acordo com Dwight Varnes, uma das ofertas mais atraentes é o 1981-1982-combustível injetado 2000 Spider. "Eles estavam tão perto como o Fiat 124 já chegou a um 'carro de secretário," mas eles ofereceram um monte de equipamento bom e um desempenho muito melhor ", diz ele. Para quem procura um carro mais vintage com pára-choques menos intrusivos, os 1971-1972 carros têm a aparência, mais o melhor desempenho de qualquer um dos carros carburados.

Infelizmente, para o orçamento de espírito, os carros de 1979 a meados de 1980 são o menos caro, mas também o mais entupido com encanamento de emissões, que o desempenho estrangulado. Jon Logan de Midwest 124 observa que a versão 49-1979 Estado tem um colector de escape mais desejável 4-2-1 contra a versão da Califórnia de 1979 e 1980 todos os modelos carburados. "Os carros carbed 2,0-litro são os piores desempenhos em forma de ação, mas são muito fácil de modificar através do 1975 a ingestão de 1.978 modelos 'e carburador", diz ele. Mas, em 1979 foi a maior produção do ano-run, mas também tendem a ser mais fáceis de obter.

Motor


De 1974 a 76, o motor cc 1756 tinha uma bomba de fumaça expulsa o came de escape. As bombas eram propensos a apreensão, o que faria com que a correia dentada para saltar. Mais tarde, os modelos foram conduzidos por uma correia em V fora da polia da manivela, especificamente por causa dos problemas de convulsão.

O modelo 1979 da Califórnia e os modelos carburados 1980 veio com um terrivelmente restritivo "4-em-2" colector de ferro fundido. A versão 49-1979 Estado tem um projeto muito menos restritiva "4-2-1", mas foi projetado para caber um conversor catalítico de três parafusos. "Para instalar uma tarde de combustível injectado 4-2-1 múltiplas e downpipe", diz Jon Logan ", você também vai precisar instalar o conversor de sistema de injecção de combustível de quatro parafuso catalítico e silencioso frente escape / ressonador."

Drivetrain


Transmissões da Fiat são relativamente durável e barato para substituir, se algo der errado. Transmissões usados ​​estão disponíveis, mas Dwight Varnes recomenda reconstruir sua transmissão existente. "Geralmente é melhor ter o reconstruída caixa existente, que normalmente só precisa de sincronizadores, garfos de mudança e rolamentos", diz ele.

Chris Obert, proprietário da C. Obert & Co., recomenda a alteração fluido diferencial traseiro cada 25.000 km ou dois anos. Um selo pinhão vazamento - algo que pode parecer simples o suficiente para corrigir - pode se transformar em um problema real, se você não tiver cuidado. Obert recomenda: "Enquanto o reparo casa em uma garagem bem equipada armado com um manual da loja é possível, é muito mais complicado do que a maioria dos proprietários Fiat perceber."


Elétrico


Dwight Varnes fornece "Regra de Dwight": É um terreno ruim. "90 por cento dos problemas elétricos de um Fiat pode estar diretamente relacionado a um chão sujo ou corroídas. Falha de componente é realmente muito raro", diz Varnes. O desafio, claro, é rastrear os motivos ruins para aliviar o problema. Comece com qualquer coisa que tenha sido adicionado ao sistema elétrico estoque ao longo dos anos: Rádios, faróis de neblina, lâmpadas, relés de condução, etc, especialmente aqueles relacionados com unsoldered friso de estilo conectores, pode causar pesadelos elétricos. Uma vez que você eliminou eventuais problemas aqui, começar com um diagrama de rede e rastrear cada fundamento único para descobrir se ele está sujo ou corroídas. As possibilidades são quase garantido que você vai encontrar o seu problema aqui.

Corpo


A opinião popular culpou teor de óxido de alta para a Fiat ferrugem. Mas, ainda mais importante, qualquer coisa que o cliente não ver nunca foi protegido por pintura. Ferrugem nos pisos, painéis trimestre e roqueiros é ruim, mas não é um deal-breaker, especialmente se você faz algum trabalho a si mesmo e pode comprar o carro por dinheiro barato. No entanto, a perfuração em qualquer lugar ao redor da caixa de direcção de montagem é um problema caminhada de distância.

Torres dos amortecedores dianteiros podem ser reparados, mas, de acordo com Dwight Varnes, provavelmente não pelo mecânico sombra de uma árvore da média à procura de um projeto divertido de trabalhar. Ferrugem, onde os braços traseiros à direita satisfazer o corpo é reparável, mas no momento em que é atingido, o resto do carro será tão ruim, você não vai querer incomodar.

Suspensão


A suspensão de aranha é a chave para desfrutar do carro, mas também pode ser um ponto fraco grave se não for tratado com cuidado. Qualquer um componente ruim aqui pode amplificar um problema de suspensão na sua aranha, e qualidade das peças de reposição varia muito. "Nós já experimentou inúmeros problemas com juntas fora da marca da bola que desastrosamente falharam. Eu recomendo a compra de apenas Fiat específicos vendedores de melhor qualidade", diz Varnes.

Certifique-se de olhar o 124 Spider da travessa frontal, que os braços de controle inferior para montar. Em casos extremos, os pontos de fixação dos braços inferiores de controlo pode quebrar, levando-os a separar-se da travessa. Certifique-se de que os parafusos que fixam a travessa com a estrutura unibody não ter sido solto, uma vez que pode arrancar de chapas a estrutura unibody de. Aperte as porcas braço de controle para especificação.

Ver Proprietário


Danny O'Donnell é o proprietário da Auto Importado Diversão e Brinquedos (Entendeu? FIAT?). Ele possuía mais de 200 Fiats sobre sua vida e sabe tanto sobre esses carros como ninguém. "Eu posso montar um carro completo com as peças que eu tenho, que ao redor", diz ele.

Então, o que é o negócio com má reputação da Fiat para a qualidade? "Em 1977, a produção era bastante alta", diz O'Donnell. "Eles estavam enviando carros para a América no convés fora de navios. Eles ficam expostos ao ar de sal e água do mar sobre a viagem. O problema só piorou, porque os traficantes não lavar os materiais rodantes e deixe-os secar. Vez disso, eles primer em direito sobre o sal, e os resultados foram desastrosos. "

O'Donnell observa que sua Aranha 124 tem rodas de liga período de reposição BWA, e que o rádio foi instalado no distribuidor, como foi em todos os casos da Aranha 124. O traço é de outra maneira em bom estado, com exceção de uma lente relógio nublado. "Ao contrário do resto das lentes do indicador, a lente do relógio é de plástico e fica nublado em que o sol", diz ele.

ESPECIFICAÇÕES

Motor

1968-1970 : 1.438 cc, refrigerado a água overhead-cam, dupla, quatro cilindros em linha, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio cilindro, único carburador Weber 34 DHSA 1971-1973 : 1.608 cc, refrigerado a água, dupla overhead- cam, quatro cilindros em linha, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio cilindro, único Weber DHSA um carburador (Nota: alguns modelos de 1973 pode ter um motor cc 1592) 1974-1978 : 1.756 cc, refrigerado a água, dupla overhead-cam, quatro cilindros em linha, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio cilindro, único Weber DMSA 1 (1974) ou Weber 32 carburador ADFA (1975-1978) de 1979 a início de 1980 : 1.995 cc, refrigerado a água, dupla overhead-cam, inline quatro cilindros, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio cilindro, Weber 28/32 carburador TDHA Tarde 1980-1985-1 / 2 : 1.995 cc, refrigerado a água, dupla overhead-cam, quatro cilindros em linha, bloco de ferro fundido, alumínio cabeça do cilindro, injeção de combustível Bosch L-Jetronic1.985,5 (Pininfarina badged) : 1.995 cc, refrigerado a água, de cabeça-cam dupla, quatro cilindros em linha, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio cilindro, injeção de combustível Bosch L-Jetronic


Cavalo-vapor

1438 cc: 90hp @ 6500 rpm
1608 cc: 90hp @ 6600 rpm
1756 cc: 93hp @ 6200 rpm
1996 cc: 102hp @ 5500 rpm

TORQUE

1438: 80-lbs.ft. @ Rpm 4000
1608: 88-lbs.ft. @ Rpm 3600
1756: 92-lbs.ft. @ Rpm 3000
1996 cc: 100-lbs.ft. @ Rpm 3000
Gearbox

Fiat-projetado manual de cinco velocidades, sincronizada em todas as marchas para a frente quatro GM-source transmissão automática de três velocidades

Desempenho

(1978 Aranha 124) 0-60 mph : 11,5 segundo 0-90 mph : 32,3 segundo ¼ milha : 18.6 segundos @ 75 mph Velocidade máxima : 108 mph

Pesos e Medidas

Distância entre eixos : 89,7 polegadas Comprimento : 163,0 cm Altura : 49,2 polegadas Largura : 63,5 polegadas Peso : £ 2.355




Nenhum comentário:

Postar um comentário