Segredo! Novo Santana chega em setembro com motor 1.6 16V flex de 120 cv
Nem up!, nem Golf VII. O carro que deve iniciar o processo de renovação da linha Volkswagen no Brasil é mesmo o Santana de nova geração. De acordo com uma fonte ligada à rede de concessionários da marca, o plano de lançamento do sedã já foi apresentado aos lojistas e a previsão de chegada às revendas é para setembro.
“Vai substituir o Polo Sedan com a missão de enfrentar, principalmente, o Chevrolet Cobalt”, revela o informante. Para tanto, o novo Santana chegará com porte bem superior ao do Polo, se aproximando do irmão maior Jetta não só em tamanho, mas também no visual. O modelo, já lançado na China, mede 4,47 metros de comprimento e tem 2,60 m de distância entre-eixos. Como no Cobalt, uma das atrações do Santana será o espaço interno, sobretudo no banco traseiro. Já o porta-malas comporta 480 litros.
Além de ser um carro totalmente novo para o mercado brasileiro (o modelo chinês compartilha a plataforma com o atual Polo europeu, uma geração à frente do nosso), o Santana vai estrear, também, uma linha de motores inédita por aqui: trata-se da família EA-211, que no Brasil contará com o bloco 1.6 16V, uma evolução do 1.6 8V usado em boa parte da gama VW nacional – e deve ceder lugar à nova linha com o tempo. Ainda de acordo com nossa fonte, o EA-211 já vem na versão flex e, com etanol, rende 120 cavalos – curiosamente a mesma potência do atual 2.0 8V usado no Jetta, embora este tenha maior torque. As transmissões serão manual de cinco marchas e automática de seis velocidades.
Na China, o Santana é oferecido em três versões de acabamento (Trendline, Comfortline e Highline), numa receita que deve se repetir por aqui ao menos na nomenclatura – basta ver que a VW batizou as versões top de Gol/Voyage/Fox como Highline na linha 2014. Resta saber se a vasta lista de equipamentos de lá também vai chegar por aqui. Isso porque o pacote inclui ar-condicionado digital, seis airbags, controle de tração, bancos de couro e até teto-solar elétrico, além dos triviais rodas de liga, freios ABS e sensor de estacionamento.
Por fim, nossa fonte adiantou que o novo Santana terá, ainda, a responsabilidade de resgatar a boa fama que o velho Santana tinha entre os taxistas, uma vez que a marca pretende voltar a atuar mais forte nesse mercado. Os preços ainda são uma incógnita, mas a maior parte das apostas começa ao redor dos R$ 45 mil.
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