A maluquice – e o fracassso – dos carros voadores
A vida não seria mais fácil se você pudesse simplesmente entrar em seu carro voador e pular os congestionamentos para o trabalho? Apesar das previsões do passado ainda não chegamos lá, mas não foi por falta de tentativa. Aqui estão dez exemplos deste sonho maluco.O Simcopter
Por que falhou? O projetista aeronáutico David Dobbins tentou construir um meio carro/meio helicóptero a partir de um Simca francês em 1957. Chamado de Simcopter, era equipado com um motor aeronáutico Lycoming de 300 cavalos. Conseguiu subir um metro e meio, e foi o mais longe que chegou.
Piasecki VZ-8 Airgeep
Por que falhou? Em 1957, enquanto a revista Popular Science estava ocupada publicado artigos sobre o futuro com carros voadores a cada cinco minutos, o exército norte-americano encomendou o projeto de um jipe voador à Piasecki Helicopter. Primeiro foi chamado de Model 59K Skycar, depois Airgeep, e finalmente VZ-8P quando voou em 1958.
Alguns testes de voo se seguiram até 1962, quando o governo se deu conta de que um jipe voador com 550 cavalos era significativamente menos eficiente no transporte de pessoas que um helicóptero, cancelando o projeto.
Carro-cóptero de Pescara
Por que falhou? Raúl Pateras Pescara foi um pioneiro no campo dos helicópteros e um de seus projetos foi este carro aerodinâmico equipado com sua tecnologia para helicópteros. Pescara só conseguiu colocar seu protótipo de helicóptero no ar em 1922, um ano depois de registrar a patente para o carro-cóptero, então esta coisa provavelmente nunca foi construída.
Hafner Rotabuggy
Por que falhou? Esta foi a tentativa britânica de fazer um jipe voar, projetado e construído no meio da Segunda Guerra. Os engenheiros britânicos descobriram que podiam derrubar um Jeep Willys de quase 2,5 metros de altura sem danificar o veículo, então resolveram instalar um rotor e um estabilizador vertical, mas sem um leme.
Chegou a voar algumas vezes, lançado de um bombardeiro e voando a pouco mais de 100 km/h em 1944. Na época, os militares perceberam que poderia simplesmente construir transportadores que não eram tão complicados de construir e operar, cancelando o projeto.
Carro voador da universidade Brunel
Por que falhou? Em 2004 o Top Gear encomendou um carro voador à universidade Brunelsemelhante ao usado em 007 contra o Homem com a Pistola de Ouro. Alguns meses depois a equipe do programa levou um Rover Metro e deu aos estudantes a tarefa de fazer dele um carro voador.
Não conseguiram terminá-lo nas três semanas dadas pelo Top Gear antes da chegada das câmeras, James May e Stig. Não chegou a decolar, por isso nunca foi filmado.
Curtiss Autoplane
Por que falhou? Este projeto norte-americano foi, ao que tudo indica, o primeiro carro voador construído, apesar de só ter conseguido alguns saltos antes da entrada do país na Primeira Guerra e o cancelamento do projeto.
Carro-avião de Rene Tampier
Por que falhou? Na melhor das hipóteses, esta coisa pode ser chamada de um avião usável nas ruas. Era um avião construído e pilotado em 1921 pelo parisiense Rene Tampier. Tinha um motor Hispano Suiza de 300 cavalos. Em solo, as asas eram recolhidas e ficavam perpendiculares à carroceria, reduzindo a envergadura de 13 metros para uma largura de 2,5 metros. Não há informações do porquê o projeto foi cancelado.
ConvairCar Model 118
Por que falhou? Somente duas unidades desta coisa foram construídas por Ted Hall da Convair. Ele esperava construir 160.000, mas um pequeno problema de projeto acabou arruinando os planos.
O Model 118 tinha dois tanques de combustível – um para o motor do carro e outro para o motor de voo. Isso significava que havia dois mostradores de nível do tanque. Em 1947, um piloto de teste decolou com um protótipo. Ele achava que tinha um tanque cheio de combustível para voar, mas leu o mostrador errado. Ele se acidentou e morreu, enquanto o projeto foi cancelado no ano seguinte.
Moller M200X
Por que falhou? A Moller International volta e meia ganha um espaço na mídia com seu Skycar, uma máquina voadora mais ou menos funcional. Entre os projetos menos famosos da empresa estão iniciativas ainda mais malucas que não recebem menção fora quando se fala de coisas insanas. Caso deste disco voador, o M200X Neuera.
Ele deveria entrar em produção em 2007. Se algum dia chegar a ser fabricado em massa eu como meu sapato.
AVE Mizar
Por que falhou? Você tem ideia de quanto tempo, dinheiro e experiência em engenharia é preciso ter para projetar um avião? Com certeza é maior do que a decisão de fixar a parte posterior de um Cessna Skymaster em um Ford Pinto.
Nos dois voos de teste em 1973, a asa direita do protótipo do AVE Mizar se separou da carroceria do Pinto. No primeiro voo, o piloto conseguiu pousar a máquina. No segundo voo, desta vez com o fundador Henry Smolinski e seu sócio a bordo, o Mizar bateu e pegou fogo. Ambos os ocupantes e o projeto morreram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário