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domingo, 27 de janeiro de 2013

O futuros dos carros será livre de botões

Dos microcarros aos speedsters mais luxuosos, os carros do futuro vão compartilhar uma característica – controles por telas sensíveis ao toque ao invés de botões, pelo menos se os conceitos do Salão de Genebra servirem de inspiração. Mas como você controla um carro sem botões? Se você nos perguntar, as únicas coisas realmente necessárias são o volante, a alavanca de câmbio e os pedais. Seja o que for, descubra como os projetistas pensam que nossos futuros carros devem ser controlados logo abaixo.


Modelo: Range Rover Evoque
Status: entra em produção este ano.

Controles: os projetistas de carros finalmente aprenderam os mandamentos de Steve Jobs: botões já eram. O Evoque tem uma tela “dual-view” de oito polegadas – capaz de mostrar imagens diferentes para o motorista e o passageiro – mas as fileiras de botões em sua volta já parecem ultrapassados, apesar do carro nem ao menos ter sua produção iniciada.



Modelo: Volkswagen Bulli
Estado: conceito, com uma chance de entrar em produção.

Controles: ao disponibilizar mais funções à tela, os projetistas podem eliminar a poluição de botões que tomam conta de muitos carros. No VW Bulli, uma releitura do conceito VW Microbus, os projetistas seguiram a tendência mais simples da estação: simplesmente instalaram uma entrada para iPad no painel, e deixaram com que os aplicativos do próprio iPad controlem todas as tarefas de diversão, navegação e controle de temperatura, sem redundância.



Modelo: Nissan Esflow
Estado: conceito, com pequena chance de ter uma versão de linha.
Controles: a maioria dos fabricantes também pretende que a conexão com smartphones seja uma função automática, como acontece no conceito elétrico Nissan Esflow.



Modelo: Infiniti Etherea
Estado: apenas conceito, com dicas de futuros modelos.
Controles: pequenas telas touch já estão em diversos carros de linha, por isso atingir um patamar mais alto em modelos de luxo se torna uma tarefa complicada. O Etherea possui duas telas; uma sensível ao toque na parte inferior para controles, outra na parte de cima do painel, que funciona simplesmente para mostrar as informações tradicionais.




Modelo: BMW Vision ConnectedDrive
Estado: puramente conceitual.

Controles: do ponto de vista lógico, a questão se resume ao sentido de existência de uma tela. No BMW Vision ConnectedDrive, todo o lado do passageiro é um painel sensível ao toque, que na teoria operaria um sistema de navegação com realidade aumentada, capaz de adivinhar o nome de uma música tocando na balada pela qual você acabou de passar, ou do carro estacionado no posto de gasolina, ou o menu e os comentários sobre o restaurante de fachada bonita que passou pela janela. Aí sim!




Modelo: Mini Rocketman
Estado: conceito, com chance de entrar em produção.
Controles: mesmo entre os fabricantes que preferem continuar com o controle por botões, as telas ainda serão o centro das atenções. O globo no meio do painel do Rocketman é uma tela 3D para informações de trânsito e entretenimento, que são controlados por um botão e um TrackBall no volante.



Modelo: Rinspeed BamBoo
Estado: conceito, graças a deus.

Controles: os fabricantes tendem a estar por fora das últimas tecnologias em entretenimento por alguns anos de atraso, devido ao tempo necessário para projetar novos modelos e garantir que tenham uma confiabilidade necessária para funcionar por alguns anos. É por isso que os fabricantes de carros não deixam os colegas dos gadgets no estúdio de projetos sem supervisão, o que aconteceu no conceito BamBoo da Rinspeed com as marcas HTC e Harman. Resultado: isso não é um carro.



Modelo: Tata Nano Pixel
Estado: produção em 2012.

Controles: ainda que a maioria dos controles mais complexos por toque esteja reservado aos modelos de luxo, mesmo os modelos mais baratos do mundo como o Tata Nano Pixel vão depender de seus dedos no futuro – com o uso de um dock para o smartphone ou tablet dos ocupantes. Esta parece ser a receita econômica dos novos tempos.



Modelo: Saab PhoeniX
Estado: produção em 2013.

Controles: enquanto o exterior do Saab PhoeniX parecer digno dos sonhos de um Santos Dumont, o interior, e mais especificamente o sistema iQon, representa o futuro das opções de informação e entretenimento (infotenimento?) da Saab. E por opções, estamos nos referindo ao próximo 9-3, esperado para 2013 (inclusive no Brasil), que não deve ter um único botão no console central. E a culpa é do iQon.

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