Modelo: Range Rover Evoque
Status: entra em produção este ano.
Controles: os projetistas de carros finalmente aprenderam os mandamentos de Steve Jobs: botões já eram. O Evoque tem uma tela “dual-view” de oito polegadas – capaz de mostrar imagens diferentes para o motorista e o passageiro – mas as fileiras de botões em sua volta já parecem ultrapassados, apesar do carro nem ao menos ter sua produção iniciada.
Modelo: Volkswagen Bulli
Estado: conceito, com uma chance de entrar em produção.
Modelo: Volkswagen Bulli
Estado: conceito, com uma chance de entrar em produção.
Controles: ao disponibilizar mais funções à tela, os projetistas podem eliminar a poluição de botões que tomam conta de muitos carros. No VW Bulli, uma releitura do conceito VW Microbus, os projetistas seguiram a tendência mais simples da estação: simplesmente instalaram uma entrada para iPad no painel, e deixaram com que os aplicativos do próprio iPad controlem todas as tarefas de diversão, navegação e controle de temperatura, sem redundância.
Modelo: Nissan Esflow
Estado: conceito, com pequena chance de ter uma versão de linha.
Controles: a maioria dos fabricantes também pretende que a conexão com smartphones seja uma função automática, como acontece no conceito elétrico Nissan Esflow.
Modelo: Infiniti Etherea
Estado: apenas conceito, com dicas de futuros modelos.
Modelo: Infiniti Etherea
Estado: apenas conceito, com dicas de futuros modelos.
Controles: pequenas telas touch já estão em diversos carros de linha, por isso atingir um patamar mais alto em modelos de luxo se torna uma tarefa complicada. O Etherea possui duas telas; uma sensível ao toque na parte inferior para controles, outra na parte de cima do painel, que funciona simplesmente para mostrar as informações tradicionais.
Modelo: BMW Vision ConnectedDrive
Estado: puramente conceitual.
Controles: do ponto de vista lógico, a questão se resume ao sentido de existência de uma tela. No BMW Vision ConnectedDrive, todo o lado do passageiro é um painel sensível ao toque, que na teoria operaria um sistema de navegação com realidade aumentada, capaz de adivinhar o nome de uma música tocando na balada pela qual você acabou de passar, ou do carro estacionado no posto de gasolina, ou o menu e os comentários sobre o restaurante de fachada bonita que passou pela janela. Aí sim!
Modelo: Mini Rocketman
Estado: conceito, com chance de entrar em produção.
Modelo: BMW Vision ConnectedDrive
Estado: puramente conceitual.
Controles: do ponto de vista lógico, a questão se resume ao sentido de existência de uma tela. No BMW Vision ConnectedDrive, todo o lado do passageiro é um painel sensível ao toque, que na teoria operaria um sistema de navegação com realidade aumentada, capaz de adivinhar o nome de uma música tocando na balada pela qual você acabou de passar, ou do carro estacionado no posto de gasolina, ou o menu e os comentários sobre o restaurante de fachada bonita que passou pela janela. Aí sim!
Modelo: Mini Rocketman
Estado: conceito, com chance de entrar em produção.
Controles: mesmo entre os fabricantes que preferem continuar com o controle por botões, as telas ainda serão o centro das atenções. O globo no meio do painel do Rocketman é uma tela 3D para informações de trânsito e entretenimento, que são controlados por um botão e um TrackBall no volante.
Modelo: Rinspeed BamBoo
Estado: conceito, graças a deus.
Controles: os fabricantes tendem a estar por fora das últimas tecnologias em entretenimento por alguns anos de atraso, devido ao tempo necessário para projetar novos modelos e garantir que tenham uma confiabilidade necessária para funcionar por alguns anos. É por isso que os fabricantes de carros não deixam os colegas dos gadgets no estúdio de projetos sem supervisão, o que aconteceu no conceito BamBoo da Rinspeed com as marcas HTC e Harman. Resultado: isso não é um carro.
Modelo: Tata Nano Pixel
Estado: produção em 2012.
Controles: ainda que a maioria dos controles mais complexos por toque esteja reservado aos modelos de luxo, mesmo os modelos mais baratos do mundo como o Tata Nano Pixel vão depender de seus dedos no futuro – com o uso de um dock para o smartphone ou tablet dos ocupantes. Esta parece ser a receita econômica dos novos tempos.
Modelo: Saab PhoeniX
Estado: produção em 2013.
Controles: enquanto o exterior do Saab PhoeniX parecer digno dos sonhos de um Santos Dumont, o interior, e mais especificamente o sistema iQon, representa o futuro das opções de informação e entretenimento (infotenimento?) da Saab. E por opções, estamos nos referindo ao próximo 9-3, esperado para 2013 (inclusive no Brasil), que não deve ter um único botão no console central. E a culpa é do iQon.
Modelo: Rinspeed BamBoo
Estado: conceito, graças a deus.
Controles: os fabricantes tendem a estar por fora das últimas tecnologias em entretenimento por alguns anos de atraso, devido ao tempo necessário para projetar novos modelos e garantir que tenham uma confiabilidade necessária para funcionar por alguns anos. É por isso que os fabricantes de carros não deixam os colegas dos gadgets no estúdio de projetos sem supervisão, o que aconteceu no conceito BamBoo da Rinspeed com as marcas HTC e Harman. Resultado: isso não é um carro.
Modelo: Tata Nano Pixel
Estado: produção em 2012.
Controles: ainda que a maioria dos controles mais complexos por toque esteja reservado aos modelos de luxo, mesmo os modelos mais baratos do mundo como o Tata Nano Pixel vão depender de seus dedos no futuro – com o uso de um dock para o smartphone ou tablet dos ocupantes. Esta parece ser a receita econômica dos novos tempos.
Modelo: Saab PhoeniX
Estado: produção em 2013.
Controles: enquanto o exterior do Saab PhoeniX parecer digno dos sonhos de um Santos Dumont, o interior, e mais especificamente o sistema iQon, representa o futuro das opções de informação e entretenimento (infotenimento?) da Saab. E por opções, estamos nos referindo ao próximo 9-3, esperado para 2013 (inclusive no Brasil), que não deve ter um único botão no console central. E a culpa é do iQon.
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