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quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Camaro Type LT: uma confortável volta ao passado


Lançado em 1967 o Camaro se tornou o maior rival do Mustang. A partir daquele momento, passaram a existir uns apaixonados pelo Ford e outros pelo modelo da Chevrolet. Essa rivalidade foi muito bem explorada pelas marcas em comerciais e panfletos publicitários.

A década de 70 começou com uma idéia de crescimento, mas a crise mundial do petróleo em 1973 botou fim aos aclamados muscle carse seus motores enormes, com dezenas de polegadas cúbicas e cavalaria pesada. A idéia de consumo de combustível nunca mais foi a mesma depois disso.
Cada um dos grandes rivais seguiu por um lado. A Ford resolveu encolher seu pony car e transformá-lo em um potro de quatro cilindros, enquanto que a Chevrolet não abriu mão dos V8, mas estrangulou a potência dos motores de forma singular, fechando a porteira para reduzir o consumo.
Assim chegamos a 1974. Em setembro do ano anterior o Type LT desembarcou nas lojas. Custando por volta de US$ 3.300 oferecia ao comprador poucas opções no quesito motorização, começando com um bloco de seis cilindros em linha. Por outro lado, o catálogo de opcionais compensava essa deficiência.






A versão trazia muitas novidades, especialmente em relação à segurança. Os pára-choques de alumínio com sistema de absorção de impactos são uma delas. Os freios a disco dianteiros também vinham de série nesse ano.

Particularmente sempre gostei dessa geração. Ele tem personalidade e não deixa de lado o estilo que o consagrou. Diz a lenda que o apresentador Sílvio Santos teve um exemplar, branco com interior verde se não me engano. Muita gente teria pintando carros idênticos a esse durante a década de 80, anunciados na hora de vender como pertencentes ao homem do baú.

Lendas à parte, esse carro da matéria tem uma história interessante. Ele traz no pára-brisa o selo do navio que o trouxe ao Brasil. O proprietário atual, quarto dono, precisou apenas dar uma mão de tinta na carroceria. Essa tonalidade chamada Bright Green é diferente dos marrons que geralmente são vistos em eventos.


O clássico seguiu rodando até o XVI Encontro Paulista, em Águas de Lindóia, e lá foi premiado. O interior monocromático é outro destaque, bem como o console no teto, que traz toca-fitas e equalizador formando uma só peça. Também é um opcional difícil de ser visto por aí.

Os cintos de segurança, por sua vez, trazem um sistema retrátil e muito parecido com os carros atuais. Mas divertido mesmo foi dar a partida no 350 V8 e sair para um passeio rápido. O bloco de 5,7 litros tem quadrijet e aproximadamente 245 cv. Nada mal.
a combinação de V8 com a transmissão automática dos carros norte-americanos dessa época é imbatível. Pelo menos se você busca comodidade. Basta pressionar de leve o pedal para que o carro saia “velejando” pela rua (esse parece ser um bom termo para definir a sensação).

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