Seguidores

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ford comemora 80 anos do “utilitário-cupê”, o pioneiro entre as picapes



A Ford comemora nesta semana os 80 anos de lançamento do chamado “utilitário-cupê” na Austrália. Precursor das populares picapes que conhecemos atualmente, o modelo surgiu em 1933 da necessidade de unir em um único veículo capacidade para transportar passageiros e cargas ao mesmo tempo. O conceito de carroceria fez sucesso, foi exportado para diversos países e reinterpretado por diversas fabricantes até chegar às caminhonetes de hoje.



Diretor da Ford na Austrália, o engenheiro Herbert French recebeu em meados de 1933 a carta da esposa de um fazendeiro de Gippsland, estado de Victoria, que dizia: ”Meu marido e eu não podemos comprar um carro e um caminhão, mas precisamos de um carro para ir à igreja no domingo e um caminhão para levar os porcos ao mercado na segunda-feira. Você pode nos ajudar?”. French então entregou a proposta ao talentoso projetista Lewis Bandt, que desenvolveu a ideia.



Criativo, o designer projetou o utilitário como um cupê (com capacidade para dois passageiros, painéis de aço, janelas de vidro e caçamba de aço integrada na traseira) e combinou as laterais de uma picape em uma carroceria de automóvel, resultando em um perfil mais limpo e maior área de carga. O modelo foi considerado revolucionário, principalmente pelo fato de na época haver apenas adaptações rústicas, com carrocerias de madeira ou metal construídas sobre chassis de carros.



O utilitário tinha capacidade de carga de 545 kg e distância entre-eixos de 2.845 milímetros. Sob o capô, marcava presença um motor V8 associado a um câmbio manual de três velocidades. A suspensão era formada por feixe de molas transversais e amortecedores na dianteira e molas semielípticas para serviço pesado e amortecedores na traseira. Entre 1940 e 1954 mais de 22 mil unidades foram vendidas, fazendo sucesso principalmente em ambientes rurais.



O projeto ajudou a Ford a adquirir know-how e se tornar uma das maiores fabricantes de picapes do planeta. Atualmente, de cada cinco caminhonetes vendidas no mundo, uma ostenta o símbolo da oval azul. A Série F e a Ranger representam as maiores criações da marca. O conceito utilitário-cupê originou ainda as famosas Utes australianas, derivadas de sedãs e equipadas com potentes motores V8. Ironicamente, a filosofia criada há 80 anos está prestes a morrer, com o descontinuamento da picape Falcon previsto para os próximos anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário