Seguidores

domingo, 8 de setembro de 2013

Nove maneiras de melhorar o desempenho do seu carro sem estourar o orçamento



Seja ele novo ou antigo, sempre há algo em seu carro que pode ser melhorado. Os nossos leitores sugeriram nove maneiras de melhorar o desempenho do seu carro sem gastar uma fortuna.

Muitos enxergam uma preparação como um caminho sem volta, e um investimento muito alto que só vale a pena se você costuma levar seu carro para as pistas. Isso é um equívico: você pode melhorar o desempenho do seu carro em relação às especificações de fábrica sem comprometer seu uso no dia a dia, e nem comprometer seu orçamento.
Essa pergunta rendeu muitas respostas e vários comentaristas sugeriram combinações de modificações que, mesmo juntas, não deverão ultrapassar os 2 mil reais propostos. Resumindo: quase todo mundo sugeriu quase tudo o que colocamos aqui, portanto não leve a mal se o seu nome não apareceu, afinal não é fácil compilar os nomes de todos quando a reação é tão positiva!

Reprogramação da ECU



Um remapeamento/reprogramação do módulo de controle do motor (ECU) pode ajudar o motor a funcionar de forma mais eficiente. Um serviço de qualidade não precisa custar fortunas, e para começar, uma reprogramação simples pode otimizar o desempenho do seu motor de maneira rápida e segura. Só não reclame do consumo depois.

Bancos melhores



Você pode gastar 10 vezes mais do que o orçamento dessa lista em suspensão, pneus e outras coisas para melhorar a aderência do seu carro em curvas. Mas se seu traseiro ainda fica escorregando nos bancos, essas coisas não vão fazer muita diferença. E bancos novos são confortáveis, também.

CAI



Muitas vezes é mais vantajoso melhorar a dirigibilidade e as frenagens do seu carro antes de pensar em upgrades de desempenho. Mas mesmo assim sempre sobra um espaço para um pouco de potência extra, e um sistema de CAI (cold air intake) é uma boa maneira de ganhar alguns cavalinhos. Essa modificação simples faz seu motor respirar melhor ao permitir que o ar frio e mais oxigenado entre. E ainda sobra uma graninha para outras coisas.

Rodas



Embora muitas pessoas coloquem rodas grandes demais, largas demais ou pesadas demais, piorando seus carros só para deixá-los com um visual bacana, essa sugestão é válida. Se você comprar as rodas certas, você poderá reduzir a massa não suspensa e melhorar o comportamento do seu carro.

Escape



Um escape melhor que o original vai te dar um pouquinho mais de potência e talvez economize combustível. Ninguém recusa essas coisas, não? E como se não bastasse, esse investimento relativamente baixo vai dar uma encorpada no som do motor. Você vai querer dirigir seu carro com mais frequência só para ouvi-lo quando acelera, ou reduz a marcha, ou faz algo corriqueiro como entrar em uma faixa na estrada.

Barras estabilizadoras


Se o controle do carro está no topo da sua lista de melhorias, barras estabilizadoras mais grossas são indispensáveis. As barras aumentam a rigidez do carro, melhorando sensivelmente o comportamento em curvas com um impacto mínimo no conforto. São baratas, fáceis de instalar e a melhora é perceptível imediatamente.

Suspensão

Ao contrário do que se pensa, um bom jogo de molas e amortecedores não custa uma fortuna. Se você mesmo vai instalá-lo, fica mais barato ainda. A diferença sentida no comportamento do carro vale o trabalho, pois o sistema de suspensão é o que liga as rodas ao resto do carro. Invista e aproveite os benefícios.

Freios



Carros foram feitos para ir para andar e para fazer isso rápido é necessário um motor potente. No entanto, você não quer andar em direção a uma parede, um poste ou, pior, outro carro. Então você precisa de um bom jogo de freios. Não importa o quanto você consegue correr em uma reta, nada mata mais a sua confiança do que sentir os freios sofrerem com o fading em direção a uma curva traiçoeira. Dê um up nos freios, não só pelo desempenho, mas pela segurança também.

Um curso de pilotagem

Existe uma maneira de fazer seu carro andar mais sem mudar nada nele, mas em você. Um curso de pilotagem vai te ensinar a aproveitar ao máximo o que seu carro tem para oferecer, e o resultado é um carro mais rápido e mais seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário