A história do caminhão é uma história entusiasmante, em especial devido à crescente importância do transporte pesado.
Década de 1920
Quando a Volvo produziu o seu primeiro caminhão, no final da década de 1920, os camiões eram vistos como um mero complemento às carruagens puxadas a cavalo, ao transporte ferroviário e marítimo. Hoje, o camião tornou-se na principal ferramenta para o transporte de produtos, essencial para o bom funcionamento da sociedade moderna.
Apresentamos agora a história dos nossos caminhões, década a década. Arriscamos-nos a sugerir que, em muitos aspectos, é também a história do desenvolvimento do caminhão moderno.
De Regresso Aos Loucos Anos Vinte
A década de 1920 foi um período de rápido crescimento para os caminhões e o transporte pesado. No início da década, os caminhões eram frequentemente equipados com sistemas de correias e pneus de borracha sólida. Então, quando o primeiro camião Volvo, denominado "Série 1", saiu da linha de produção em 1928, a Suécia viu um caminhão que era acionado pelo eixo, tinha pneus pneumáticos e no qual o condutor se sentava numa cabina completamente fechada.
Mas o caminhão Série 1 não era um camião potente, tendo um modesto motor a gasolina de quatro cilindros, que produzia apenas 28 bhp, e com uma carga oficial igualmente limitada a 1.500 kg (metade do GVW). Ainda assim, o design básico deste primeiro camião já era muito bom, pelo que era frequentemente utilizado para transportar cargas que correspondiam ao dobro desse valor legal.
Apresentamos agora a história dos nossos caminhões, década a década. Arriscamos-nos a sugerir que, em muitos aspectos, é também a história do desenvolvimento do caminhão moderno.
De Regresso Aos Loucos Anos Vinte
A década de 1920 foi um período de rápido crescimento para os caminhões e o transporte pesado. No início da década, os caminhões eram frequentemente equipados com sistemas de correias e pneus de borracha sólida. Então, quando o primeiro camião Volvo, denominado "Série 1", saiu da linha de produção em 1928, a Suécia viu um caminhão que era acionado pelo eixo, tinha pneus pneumáticos e no qual o condutor se sentava numa cabina completamente fechada.
Mas o caminhão Série 1 não era um camião potente, tendo um modesto motor a gasolina de quatro cilindros, que produzia apenas 28 bhp, e com uma carga oficial igualmente limitada a 1.500 kg (metade do GVW). Ainda assim, o design básico deste primeiro camião já era muito bom, pelo que era frequentemente utilizado para transportar cargas que correspondiam ao dobro desse valor legal.
Década de 1930
Os caminhões para transporte ligeiro ou médio da Volvo até 1932 não eram muito modernos, com travões em duas rodas e rodas com raios de madeira. A necessidade de um camião mais pequeno e moderno era evidente. As resultantes séries da Volvo, LV71 e LV73, mostraram ser muito populares, ao ponto de se poder dizer que estas séries impuseram a Volvo como principal exportador de camiõnhes em meados da década de 1930.
No entanto, o passo mais radical da era foi a mudança na colocação do motor, o qual era normalmente colocado atrás do eixo frontal, mais para a frente e para cima sobre o eixo frontal, o que resultou numa melhor distribuição da carga sobre os eixos. O resultado foram os caminhões Volvo LV8 e LV9, duas séries de camiões muito populares que se tornaram nos principais caminhões na Suécia em finais da década de 1930.
Década de 1940
Caminhões Alistam-se No Exército
A primeira metade da década de 1940 foi, naturalmente, dominada pela Segunda Guerra Mundial. Consequentemente, as vendas de caminhões civis tiveram uma evolução muito lenta. Felizmente, os clientes militares atenderam a chamada e a Volvo tornou-se num importante fornecedor das forças armadas suecas. Durante a Segunda Guerra Mundial, foram distribuídos milhares de camiões "Roundnose" no modelo standard, com um design simplificado, e também num modelo de tracção às quatro rodas.
Os caminhões "Roundnose", que foram introduzidos como modelos de "1940" no final de 1939, eram compostos por uma gama alargada de camiões de aparência semelhante mas que cobriam um vasto conjunto de aplicações de transporte. A parte da frente, por exemplo, estava disponível em três larguras diferentes. Os "Roundnoses" foram possivelmente os caminhões Volvo mais bem sucedidos até aos camiões da série F introduzidos na década de 1970.
Década de 1950
A Era Dinâmica
Talvez nenhuma outra década tenha contribuído mais para o desenvolvimento do caminhão do que a de 1950. Motores a gasolina e motores rudimentares a diesel anteriores à câmara de combustão foram ultrapassados por motores a diesel de injecção directa mais eficazes. A emergência de motores mais potentes e eficazes também contribuiu para combinações de camiões mais pesadas e compridas.
Um dos camiões Volvo mais famosos de sempre foi o "Titan", o qual foi introduzido em 1951. Teve um papel pioneiro quando se tornou no primeiro camião do mundo a receber um motor com turbo compressor, em 1954. O resultado foi surpreendente: com o aumento na tara de apenas 25 kg, a potência do motor foi aumentada em 35 bhp (de 150 para 185 bhp).
Década de 1960
Rei da Estrada
Durante a década de 1960, o caminhão foi finalmente coroado como o rei do transporte. Isto deveu-se em grande medida à sua flexibilidade e ao facto de se ter desenvolvido uma infra-estrutura nacional e internacional de estradas que possibilitou um transporte pesado rápido, seguro e eficiente. Na Suécia, também foram lançadas as cabinas com segurança certificada.
Neste período, a Volvo lançou o Titan TIPTOP/F88/G88. A importância destes modelos de caminhões para a história da Volvo não pode ser sobrestimada. A sua cabina inclinável eficaz permitiu um melhor acesso às componentes básicas de um caminhão N. A cabina testada contra impactos também oferecia muito bons quartos de dormir e estar para um dos seus dois condutores. Adicionalmente, existiam também um novo motor, transmissão e componentes do chassis.
Década de 1970
Estabelecendo um novo padrão de segurança
A década de 1970 testemunhou a emergência de uma nova, espantosa série de camiões que iriam
definir a tendência em design de caminhões por muitos anos: o Volvo F10/F12 (e a versão Globetrotter).
Na 'década de 1960, a Volvo criou uma unidade de negócios especial cujo objectivo era o aumento
da segurança e a melhoria das características ergonómicas.
Os resultados mais extraordinários foram os caminhões F10/F12, os quais estabeleceram padrões
absolutamente novos em termos ergonómicos e de segurança. Por exemplo, a cabina foi montada
no chassis com suspensão espiral, criando um ambiente muito mais confortável para o condutor,
e reduzindo em grande medida as dores nas costas. Os novos camiões F também têm janelas
muito grandes, o que representa uma visibilidade melhorada, reforçando a "segurança activa"
(ou seja, reduzindo os riscos de ocorrência de acidentes).
definir a tendência em design de caminhões por muitos anos: o Volvo F10/F12 (e a versão Globetrotter).
Na 'década de 1960, a Volvo criou uma unidade de negócios especial cujo objectivo era o aumento
da segurança e a melhoria das características ergonómicas.
Os resultados mais extraordinários foram os caminhões F10/F12, os quais estabeleceram padrões
absolutamente novos em termos ergonómicos e de segurança. Por exemplo, a cabina foi montada
no chassis com suspensão espiral, criando um ambiente muito mais confortável para o condutor,
e reduzindo em grande medida as dores nas costas. Os novos camiões F também têm janelas
muito grandes, o que representa uma visibilidade melhorada, reforçando a "segurança activa"
(ou seja, reduzindo os riscos de ocorrência de acidentes).
Década de 1980
Durante a década de 1980, os caminhões tornaram-se ainda mais sofisticados. Os motores tornaram-se
melhores, mais potentes e, acima de tudo, mais amigos do ambiente. Com a crescente utilização de
sistemas de suspensão, as estradas, produtos e condutores passaram a desfrutar de uma vida bem
mais confortável.
Quando a Volvo introduziu as famílias de caminhões pesados FL6 e FL7/FL10 no Verão de 1985,
foi uma demonstração de força. Ambas as famílias de caminhões eram completamente novas e
possuíam características inovadoras em comparação com outros caminhões da concorrência no
mesmo sector da indústria. Os caminhões FL7/FL10 constituíram uma classe completamente nova
de caminhões, combinando a eficiência e leveza do seu antecessor, o F7, com a opção de um motor
muito potente de 10 litros, com uma potência do motor até 318 bhp.
Década de 2000
Equipado para o novo milénio
No novo milénio, as exigências sobre os camiões e o transporte pesado são diversas.
Apesar da boa eficiência de transporte e dos baixos custos de transporte permanecerem como os
objectivos primários, a segurança, características ergonómicas e ambientais constituem também
preocupações de alta prioridade.
Quando foi lançado o Amsterdam Truck Show em Fevereiro de 2000, os visitantes ficaram felizes
Quando foi lançado o Amsterdam Truck Show em Fevereiro de 2000, os visitantes ficaram felizes
por ver a versão Europeia do Volvo NH12 pela primeira vez - um veículo tecnologicamente avançado,
equipado para o novo milénio. Este camião é propulsionado pelo ultramoderno motor diesel
Volvo D12C de injecção directa controlado electronicamente e pode ser distribuído com a ferramenta
IT da Volvo, o Volvo Dynafleet 2.0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário