Carros inesquecíveis feitos por uma empresa que nem todo mundo lembra: a Autolatina. Em 1987, a indústria automobilística também passava por uma fase difícil e os principais mercados da América do Sul, Brasil e Argentina, registravam forte queda nas vendas. Embora conseguissem manter a lucratividade, Volkswagen e Ford decidiram se unir para reduzir custos de produção e compartilhar tecnologia.
O resultado foi a criação da Autolatina em 1º de julho daquele ano e o desenvolvimento de uma série de produtos “gêmeos”, que tentavam disputar em segmentos diferentes o mesmo mercado, a partir de 1990. No controle da empresa estava a Volkswagen, com 51% das ações. A vantagem da Ford seria o aumento de participação no mercado brasileiro, o qual a Volkswagen tinha conquistado a liderança ao longo dos anos.
Entretanto, a operação sul-americana enfrentou diversos problemas ao longo dos anos. As matrizes concorriam no âmbito mundial, o que dificultava o compartilhamento de tecnologias, além disso, as políticas econômicas do Brasil prejudicavam os investimentos em longo prazo. Porém, o que realmente levou a operação ao fracasso, em 1994, foi a falta de desenvolvimento da rede de concessionários e do reforço de uma marca única.
O consultor de mercado e sócio da Creating Value Consultoria, Corrado Capellano, explica que, na época, pouca importância foi dada ao desenvolvimento de uma cultura que focasse produtos e rede de vendas, enfim, que trabalhasse diretamente com os clientes. “Isso acabou matando a empresa”, avalia Capellano.
O fim da Autolatina, em 1994, foi marcado pela abertura econômica brasileira, que possibilitou a invasão de produtos importados. As vendas do mercado interno foram retomadas e Volkswagen e Ford seguiram com operações distintas, pois passaram a competir em todos os segmentos. E para isso, as duas montadoras tiveram de correr para desenvolver novos produtos.
Volkswagen Apollo e Ford Verona (Foto: Divulgação)
O Volkswagen Apollo foi lançado em 1990 e compartilhava a estrutura do Ford Verona. O motor era o AP 1.8, desenvolvido pela montadora alemã. O modelo era mais caro que o irmão Verona, pois tinha como foco o segmento de luxo. Com mercado restrito, o carro saiu de linha em 1992. O sedã Ford Verona foi desenvolvido pela montadora americana a partir do Escort MK IV. O lançamento também foi 1990, mas o carro só parou de ser fabricado em 1996. O modelo tinha duas opções de motor, o CHT de 1.6 e o AP de 1.8.
Volkswagen Santana e Ford Versailles (Foto: Divulgação)
Volkswagen Quantum e Ford Royale (Foto: Divulgação)
Volkswagen Logus e Ford Escort (Foto: Divulgação)
O resultado foi a criação da Autolatina em 1º de julho daquele ano e o desenvolvimento de uma série de produtos “gêmeos”, que tentavam disputar em segmentos diferentes o mesmo mercado, a partir de 1990. No controle da empresa estava a Volkswagen, com 51% das ações. A vantagem da Ford seria o aumento de participação no mercado brasileiro, o qual a Volkswagen tinha conquistado a liderança ao longo dos anos.
Entretanto, a operação sul-americana enfrentou diversos problemas ao longo dos anos. As matrizes concorriam no âmbito mundial, o que dificultava o compartilhamento de tecnologias, além disso, as políticas econômicas do Brasil prejudicavam os investimentos em longo prazo. Porém, o que realmente levou a operação ao fracasso, em 1994, foi a falta de desenvolvimento da rede de concessionários e do reforço de uma marca única.
O consultor de mercado e sócio da Creating Value Consultoria, Corrado Capellano, explica que, na época, pouca importância foi dada ao desenvolvimento de uma cultura que focasse produtos e rede de vendas, enfim, que trabalhasse diretamente com os clientes. “Isso acabou matando a empresa”, avalia Capellano.
O fim da Autolatina, em 1994, foi marcado pela abertura econômica brasileira, que possibilitou a invasão de produtos importados. As vendas do mercado interno foram retomadas e Volkswagen e Ford seguiram com operações distintas, pois passaram a competir em todos os segmentos. E para isso, as duas montadoras tiveram de correr para desenvolver novos produtos.
Confira os carros 'gêmeos' desenvolvidos pela Autolatina:
Volkswagen Apollo e Ford Verona (Foto: Divulgação)
Volkswagen Apollo e Ford Verona
O Volkswagen Apollo foi lançado em 1990 e compartilhava a estrutura do Ford Verona. O motor era o AP 1.8, desenvolvido pela montadora alemã. O modelo era mais caro que o irmão Verona, pois tinha como foco o segmento de luxo. Com mercado restrito, o carro saiu de linha em 1992. O sedã Ford Verona foi desenvolvido pela montadora americana a partir do Escort MK IV. O lançamento também foi 1990, mas o carro só parou de ser fabricado em 1996. O modelo tinha duas opções de motor, o CHT de 1.6 e o AP de 1.8.
Volkswagen Santana e Ford Versailles (Foto: Divulgação)
Volkswagen Santana e Ford Versailles
O Ford Versailles foi lançado 1991 e substituiu o Del Rey. A plataforma era a mesma do Volkswagen Santana, que foi reestilizado em 1991, em função dos projetos da Autolatina. Mas a história do Santana é muito mais antiga. O carro chegou ao mercado nacional em 1984, era a segunda geração do Passat, vendido na Europa.Volkswagen Quantum e Ford Royale (Foto: Divulgação)
Volkswagen Quantum e Ford Royale
Lançada em 1985, a perua Santana Quantum, da Volkswagen, foi marcada pela avançada tecnologia, o acabamento luxuoso e por ter quatro portas. Em 1992, a Ford lançou o Royale com a mesma base do Quantum, mas apenas na versão duas portas.Volkswagen Logus e Ford Escort (Foto: Divulgação)
Eu sou Helena Julio do Equador, quero falar bem sobre o Sr. Benjamin sobre este assunto. me dá apoio financeiro quando todos os bancos da minha cidade recusaram meu pedido de empréstimo de 500.000,00 USD, eu tentei tudo que pude para conseguir um empréstimo de meus bancos aqui no Equador, mas todos recusaram porque meu crédito era baixo, mas com a graça de Deus eu vim a saber sobre o Sr. Benjamin, então decidi tentar solicitar o empréstimo. Com a vontade de Deus, eles me concederam um empréstimo de 500.000,00 USD. O pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador recusaram, foi realmente fantástico fazer negócios com eles e meu negócio está indo bem agora. E-mail/WhatsApp Contact se você deseja solicitar um empréstimo de them.247officedept@gmail.com WhatsApp Contact: +1-989-394-3740.
ResponderExcluir