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quinta-feira, 30 de outubro de 2014

HISTÓRIA DA SAAB E MARCOS HISTÓRICOS


SAAB – Svenska Aeroplan Aktiebolag ( Aktiebolag é abreviado a AB ) Este é o nome que circula em todos os carros desta marca. Traduzindo para Português seria qualquer coisa aproximada a Aeroplanos Suecos Companhia Limitada ou Corporação de Aeroplanos Suecos, e foi fundada em 1937 na cidade de Trollhättan. SAAB 1948 – 1969 Originalmente a empresa começou pela construção de aeronaves e ao diversificar o ramo de negócio no final da década de 1940 começou a produção de automóveis sendo que em 1947 foi apresentado à imprensa o primeiro veículo: o 92001 UrSaab.



Em 1949 o Saab 92 entrou em produção vendendo cerca de 20000 carros. Durante os primeiros anos da década de 1950 foi redesenhado e em 1955 foi apresentado a nova versão chamada de Saab 93 e um motor de 3 cilindros.



Uma versão carrinha foi apresentada no final da década ( Saab 95 ).



O primeiro carro mais perfomance da marca: o Saab Sonett ( Saab 94 )



Em 1960 apareceu a 3ª revisão da plataforma do Saab 92 criando assim o Saab 96. Foi um modelo bastante importante para a marca dado que foi o primeiro carro exportado para fora da Suécia vendendo cerca de 500000 exemplares.



Mais importante ainda foi o modelo seguinte… o Saab 99. O primeiro Saab completamente novo em 19 anos que rompeu com a filosofia dos modelos anteriores deixando marcas estilísticas que perduram até aos dias de hoje.



Saab-Scania 1969 – 1989 

Em 1969 houve uma fusão entre a Saab AB e a Scania-Vabis AB ( fabricante de veículos comerciais ). Muitos acreditam que esta fusão foi um “balão de oxigénio para a Saab pois dava sinais de alguma instabilidade económica. Assim com o investimento da família Wallenberg estas duas companhias tornaram-se uma só dando origem ao símbolo “Saab-Scania” com a cabeça do animal mitológico Grifo ( animal que faz parte do brasão de armas Sueco da região da Scania ).



O modelo 99 viu em 1973 a adição do modelo combi coupé que se tornou em uma das referências da Saab e em 1976 a Saab chegou á marca de 1 milhão de carros produzidos.



Em 1978 a Saab-Scania em acordo com a Fiat para venda de um modelo conhecido como Saab 600 o que não era nada mais que um Lancia Delta. Este modelo foi vendido apenas na Finlândia e Noruega e teve pouca expressão comercial para a Saab. O importante desse acordo é que resultou num projecto de uso de uma plataforma comum ( conhecido como Type 4 ) da qual resultou os modelos Saab 9000, Lancia Thema, Fiat Croma e o Alfa Romeu 164. Ainda em 1978 o modelo 99 foi substituído pelo modelo Saab 900 sendo produzido quase um milhão de unidades. A Saab lançou em 1985 então o modelo Saab 9000 e apesar de ser o primeiro modelo mais luxuoso, vendas significativas e uma boa longevidade, ficou aquém do nº planeado de unidades vendidas.



Em 1986 aparece a versão cabriolet do modelo 900 que se tornou em um ícone para os entusiastas da marca chegando a representar cerca de 20% do volume de vendas do modelo.



General Motors e Investor AB 1989 – 2000

 Em 1989 a divisão automóvel foi reestruturada e tornada independente. a General Motors e a Investor AB ( empresa investidora controlada pela família Wallenberg ) detinham cada um 50% da marca sendo que o investimento da GM tinha uma cláusula de opção de compra das restantes acções uma década depois. Esse investimento deu origem a um novo 900 em 1994 que partilhava a plataforma do Opel Vectra e devido ao seu sucesso, em 1995 a Saab-Scania teve lucro pela primeira vez nos últimos 7 anos. Mesmo assim o novo 900 nunca teve o mesmo reconhecimento de culto e qualidade que o modelo 900 antecessor.



Em 1997 a Saab fazia 50 anos de existência e a marca anunciou o sucessor do “velhinho”9000 : o Saab 9-5 Como pela primeira vez em 20 anos que a Saab não colocava em produção o modelo combi-coupé, em 1999 a Saab lançou a versão carrinha do modelo 9-5. Seguindo a nova nomenclatura, o 900 teve um facelift e foi renomeado 9-3



General Motors 2000-2010 

Em 2000 a GM decidiu exercer o direito de compra da totalidade das acções da marca. Tal foi notório no símbolo da marca onde desapareceu a menção “Saab -Scania” e agora vê-se apenas o nome SAAB com um retoque no Grifo,. Muitos dos entusiastas dizem que este foi a “década negra” da Saab onde sob a gestão da GM se perderam muitos dos valores da marca, deixando a sensação de que o know-how foi sugado da companhia e o investimento foi quase nulo. De facto, em 2003 foi lançado um novo 9-3 comercializado como “9-3 Sport Sedan”. Este modelo de 4 portas ( a GM decidiu abandonou o conceito de 5 portas ) partilhava novamente a plataforma do Opel Vectra mas com um relacionamento muito mais abrangente que o anterior.



Sob a direcção da General Motors, a Saab lançou o modelo 9-2X ( baseado no modelo Subaru Impreza ) e o 9-7X ( baseado no Chevrolet Trailblazer ) em 2005 para o mercado americano esperando um aumento de volume de vendas. Ambos os modelos foram um fracasso de vendas fazendo com que a GM cancelasse a produção dos mesmos poucos anos mais tarde. Dando razão á insatisfação dos fans da marca ( contestando o quase nulo investimento na Saab ), a GM decidiu atrasar por 3 anos a carrinha do novo modelo 9-3 SS e cancelou o sucessor do 9-5 ( que viria a ser lançado em 2011 ) anunciando ainda que planeava mudar a produção de Trollhättan para a fábrica da Opel em Rüsselsheim.



Em Dezembro de 2008 a GM anunciou que a Saab estaria sob “revisão”, processo esse que colocava em cima da mesa a venda ou o fechar da marca. Pensa-se que 27 potenciais compradores deram a sua intenção de compra á GM entre eles a BMW, a Fiat, Hyunday e a Renault entre outros. Após diligências, reduziu-se os compradores em 3 possibilidades: a Koenigsegg, Merbanco e Renco Group. Durante este processo, a Saab decidiu anunciar falência para que o futuro comprador pudesse iniciar uma empresa completamente independente Note-se que o governo Sueco por meio de Maud Olofsson não se envolveu dizendo que “…o dinheiro dos contribuintes não é para comprar fábricas…”. Tais declarações nunca foram bem aceites pelo povo sueco e no resto do mundo.



Em Junho de 2009 a Koenigsegg anunciou formalmente a intenção de compra e no mês seguinte a GM aceitou a venda. Mesmo com o financiamento aprovado em Outubro desse ano, no mês seguinte a Koenigsegg anunciou que não conseguiria completar a compra da marca devido aos constantes atrasos provocados pelas partes envolvidas, principalmente a GM receando que os direitos da marca fossem parar a concorrentes chineses ( mercado onde tem grande investimento ). Entretanto, em uma forma de ter algum meio de sobrevivência, a Saab decidiu vender á BAIC os direitos intelectuais e equipamento de produção dos primeiras gerações do Saab 9-3 e 9-5. Tal venda gerou quase 200 milhões de dólares o que garantia mais 3 meses de sobrevivência. A GM então anunciou que iria fechar a Saab dado que não encontrava um comprador para a mesma. Mesmo assim, a Merbanco e a Spyker apresentaram novas ofertas de comprar foram seguidas da Genii Capital ( suportada por Bernie Ecclestone ). A GM continuou a aceitar essas propostas até uma data auto-imposta ( 7 de Janeiro de 2010 ). Num esforço por chamar a atenção do mundo para o que a GM planeava fazer ( fechar a Saab apesar de existirem compradores para a mesma ), os fans de todo o mundo realizaram uma campanha onde fizeram caravanas de protesto e encontros em locais simbólicos pedindo a GM para “Salvar a Saab”. Nos estados unidos, de toda a parte vieram entusiastas aos escritórios da GM em uma manisfestação pacífica, conseguindo grande atenção dos media.



Spyker/Swedish Automobile 2010-2011

 A 26 de Janeiro de 2012, a GM confirmou a venda da Saab á Spyker. Venda essa que foi completada em 23 de Fevereiro. A GM acordou que continuaria a fornecer motores, transmissões e os veículos completos á data que estavam prontos a sair o novo 9-4X e o novo 9-5.

Um novo 9-3 estava planeado para surgir em 2012/2013. Em Julho a Saab esperava vender entre 50 a 55 mil unidades nesse ano mas devido ao enorme tempo em que a fábrica esteve encerrada, esse número foi revisto para 30 a 35 mil unidades em Outubro. Eventualmente, a Saab vendeu 31696 carros em 2010.



Em 2011 aconteceram uma série de eventos que precipitaram a queda da Saab. Resumidamente, no inicio de Abril os fornecedores impediram a entrega do material na fábrica devido à falta de pagamento. Como consequência do impasse negocial, a Saab parou a produção no dia 5 de Abril.

Nos meses seguintes existiram várias tentativas de acordos comerciais de modo a obter fundos que permitissem o re-iniciar a linha de produção o que aconteceu após 7 semanas de inactividade. Duas semanas depois ( 8 Junho ) a Saab anunciou que iria parar a linha de produção novamente devido ao não fornecimento de peças dos seus fornecedores.

Mais tarde nesse mês apareciam as noticias que a saab não tinha fundo para pagar aos 3800 empregados e após uma ameaça de liquidação feita pela IFMetall, os salários foram pagos. Entre tentativas de acordos comerciais e tentativas de financiamentos frustrados ( maioritariamente pela GM que impedia qualquer acordo com os Chineses com receio de ter a sua propriedade intelectual “oferecida” ), a Saab ia acumulando dívidas cada vez maiores e a 7 de Setembro a Saab entregou ao Tribunal Sueco um pedido de reestruturação voluntária. Tal permitia ganhar algum tempo até que a Youngman pudesse completar o acordo de investimento na Saab de 245 milhões e impedia também que os credores da Saab pudessem avançar com o pedido de falência. Vendo que não conseguia impedir esse acordo, em Dezembro a GM anunciou que não continuaria a fornecer a Saab com nenhuma das suas patentes e tecnologia se a Saab avançasse com o acordo com a Youngman e a firma Pand Da, afirmando que não era do interesse da GM e dos seus investidores que tais acordos acontecessem.

2012 e Falência Apesar de a Saab tentar por todos os meios durante 3 anos, a Saab decidiu entregar o pedido de falência voluntária para que todos os trabalhadores tivessem protecção estatal. Devido a uma lei Sueca, qualquer empresa que entregue voluntariamente esse pedido poderia ser adquirida no futuro, deixando assim uma esperança que algo ainda podia acontecer. Mais tarde Victor Muller ( CEO da Saab/Spyker ) disse que o representante da GM ( Guy Lofalk ) perseguindo uma ideia própria danificou as relações comerciais entre a Saab e as firmas chinesas dando a entender que em vez de uma parceria com a Saab, poderiam comprar a companhia inteira. Victor Muller está em um processo contra a General Motors de maneira a que a Spyker e a Saab sejam indemnizados pelas acções da GM que originaram o pedido de falência apesar de existirem soluções viáveis. Assim entregou um processo em tribunal com um pedido de indemnização no valor de 3 biliões de dólares.

A 14 Fevereiro de 2012 os Administradores da falência da Saab anunciaram que havia 6 ou 7 entidades interessadas em tirar a Saab da falência. Em Abril a documentação para fazer a oferta estava pronta, chegou-se a uma data limite para apresentar as ofertas e também se anunciou que desde 2009 a dívida acumulada da Saab chegou aos 2 biliões de dólares e que o valor patrimonial da Saab era de 500 mil dolares.

National Electric Vehicle Sweden ( NEVS ) 2012- A 13 Junho de 2012 foi anunciado que a Saab Automobile AB e as subsidiárias Saab Automobile Powertrain AB, Saab Automobile Tools AB e a Fábrica, foram adquiridas por um consórcio Chinês/Japonês denominado NEVS. A Saab Automobile Parts AB não foi incluída no negócio e continua sob a Swedish National Debt Office.

A NEVS planeia construir automóveis 100% eléctricos com uma versão eléctrica do actual 9-3 disponível em 2014 e planeia também o desenvolvimento da Plataforma Phoenix. A GM continuou a recusar partilhar a tecnologia sendo que assim terminou a produção dos modelos 9-5 e 9-4X. A 16 de Agosto a Scania AB anunciou que não irá renovar o uso do Grifo nos automóveis da Saab sendo que o uso do nome SAAB já foi garantido a 3 Setembro de 2012. Em uma recente conferência de imprensa aos fans da marca, a NEVS anunciou que está nos seus planos lançar um 9-3 eléctrico em Março de 2014.

Marcos Históricos relevantes.


1947 – O 92001 UrSaab Criado por 15 engenheiros aeronáuticos ( destacados da empresa mãe ) que abraçaram o projecto de desenvolvimento da Saab Automobile, este protótipo tinha um motor transversal a dois tempos, tracção frontal e uma forma aerodinâmica semelhante ao perfil de uma asa de avião. Curioso é que destes 15 engenheiros, só um é que tinha carta… o que não impediu de criar carros reconhecidamente seguros.



1959 – Saab 95 A primeira carrinha da Saab que poderia levar 2,5 ou 7 pessoas. Em 1967 este modelo foi equipado com um motor V4



1963 – Circuito Duplo de Travagem O conhecido circuito duplo diagonal reduziu o risco de ficar sem poder de travagem na evenualidade de de estrago do sistema.



1968 – Mudança localização do canhão ignição O local tradicional do canhão de ignição causava danos nos joelhos em caso de colisão. Assim foi decidido coloca-lo entre os bancos da frente em uma posição mais lógica e ergonómica ficando perto do cinto de segurança, travão de mão e manete das mudanças.



1971 – Bancos Aquecidos Um enorme aumento de conforto. Originalmente foi desenvolvido como questão de saúde pois sentar em um banco frio não é bom para ninguém. Hoje em dia esta inovação faz parte de quase qualquer Saab.



1972 – Barras de protecção laterais A Saab foi o primeiro fabricante a incluir reforços laterais nas portas de maneira a proteger os ocupantes de impactos laterais.Foi durante muitos anos o único fabricante a oferecer esta protecção.



1977 – Turbo A saab não foi inventora do Turbo. Mas foi a firma que o “domesticou”. Outras companhias tentaram sem sucesso instalar um turbo em um carro de produção A Saab foi o primeiro carro a possuir um turbo com a fiabilidade e durabilidade requerida para uso diário. Com o Turbo, o condutor desfruta de poder e aceleração sem recorrer há caixa de velocidades. Em 1976 a Saab apresenta o Saab Turbo e em 1977 é introduzido na linha de produção.



1984
– Saab 9000 Turbo Com o 9000 Turbo a Saab entra no segmento Premium. O seu generoso interior e o luxo despoletou o reconhecimento na marca mantendo as mesmas dimensões exteriores que o Saab 900



1984 – Saab 900 Cábrio Foi introduzido o 900 Cabrio e logo começou uma história de sucesso! mesmo em 1998 este modelo é responsável por 18% dos carros vendidos!



1991 – Trionic O Trionic é um desenvolvimento da Saab e é um dos sistemas de gestão automóvel mais desenvolvidos de sempre. Mede todos os parâmetros que são significantes no processo de combustão. Toda a informação é usada em tempo real no controlo do Turbo, Injecção e Ignição. O sistema também mede o que ocorre dentro da câmara de combustão em quanto o motor está a trabalhar.





1994 – Night Panel Esta função desliga todos os componentes do painel de instrumentos exceptuando o conta Km que fica aceso parcialmente. Reduz assim o risco de distracção enquanto conduz de noite. Todos os sistemas estão em funcionamento na mesma e no caso de algum alarme disparar o painel correspondente fica iluminado requerendo a atenção do condutor. Como exemplo se ficar sem combustível ou se chegar ao red line do conta rotações, o painel ilumina-se sendo que no caso do conta-rotações, assim que os valores normalizarem, o manómetro apaga-se novamente. Um bom exemplo da herança aeronáutica.



1997 – SAHR Esta é a sigla que significa Saab Active Head Restraint. É um sistema que reduz o movimento “chicote” no pescoço em caso de acidente traseiro reduzindo assim o risco de lesão grave. Esta inovação veio quando um dos engenheiros teve um acidente que resultou em uma lesão no pescoço temporária. Após estudo, crê-se que reduz até 75% de lesões!



2001 – Saab 9X Este protótipo de 4 portas foi o concentrar de estilos e o combinar de funcionalidades entre um coupé, roadster, carrinha e pick-up



2006 – AeroX Este protótipo impulsionou o design da Saab para um novo nível. Concepcional para ser o objecto de estudo das novas gerações de modelos da marca,tornou-se uma afirmação no design de automóveis. Sem Pilar A, um para-brisas envolvente, portas de elevação e com um motor V6 de 400 cv e 500 Nm, foi um verdadeiro sonho para muitos entusiastas.


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