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sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Dez dicas para economizar combustível que todos deveriam conhecer – e dez exceções

Uma das consequências do preço do etanol nesse momento compensar apenas no Mato Grosso é clara: estamos gastando mais com combustível. Estas 10 dicas para economizar combustível formam parte de uma campanha pela “direção ecológica”. No entanto, embora a maioria dos conselhos seja fácil de seguir para a maioria das pessoas no dia-a-dia, alguns de nós precisam fazer exceções. Analisamos cada uma das dicas e complementamos com ótimas razões pelas quais às vezes você deveria simplesmente ignorá-las.



1. Reduza e fique de olho na velocidade
– Dirija a 90 km/h em vez de 100 km/h para economizar combustível. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) estima uma melhora de 10 a 15% na economia de combustível ao seguir essa dica. Além disso, procure manter uma velocidade constante. Fazer uso do piloto automático nas rodovias sempre que possível ajuda a manter a velocidade e conservar combustível.

Exceção: Você está com pressa porque tem um lugar para ir, horário para chegar, e coisas melhores para fazer do que perder tempo na estrada, sem falar que o limite de velocidade nas rodovias costuma ser de 120 km/h e andando a 90 km/h, você corre o risco de ter que pagar por um para-choque traseiro novo (na melhor das hipóteses), o que com certeza sairá muito mais caro do que qualquer economia de combustível possa compensar.

2. Acelere e freie de forma suave - Acelerar suavemente ao sair de uma parada e frear de forma gradativa economiza combustível. Saídas rápidas e freadas bruscas desperdiçam combustível e aceleram o desgaste de algumas peças como os freios e pneus. Mantenha uma distância segura do veículo à frente e tente antecipar as condições do tráfego a fim de conseguir um tempo extra para frear e acelerar de forma gradual.

Exceção: Os idiotas na estrada continuam te fechando sem motivo, e quando você finalmente consegue sair da rodovia da morte, uma parte dos pedestres e ciclistas na cidade possui tendências maníaco-suicidas, e a ideia de se tornar um assassino em série não te atrai tanto assim.


3. Não aqueça o motor – Os motores modernos não precisam de um tempo para “esquentar”. Dê a partida e saia imediatamente, porém de forma suave. Não deixe o carro parado com o motor funcionando — ao fazer isso, estará poluindo desnecessariamente e gastando combustível. Desligue motor em engarrafamentos, semáforos ou na fila do drive thru, se a parada durar mais que um minuto.

Exceção:
Seu carro não tem um desses fantásticos “motores modernos”. Se você não aquecê-lo, deixará na garagem de casa uma nuvem de fumaça tão espessa que a grama na frente de sua casa morrerá. E a ecologia irá para o espaço.

4. Cheque os pneus – Mantenha os pneus calibrados corretamente, com a pressão recomendada pelo fabricante. Só isso basta para reduzir a média de consumo em 3 a 4%. Pneus com pressão muito baixa podem aumentar a deformação em curvas e o consumo de combustível. E gastam mais rápido. Sempre cheque com o fabricante a pressão mínima dos pneus.

Exceção
: Talve você participe de arrancadas com seu muscle car e precise diminuir um pouco da pressão dos pneus traseiros. Talvez você esteja com seu Jeep escalando pedras ou dunas de areia, ento você precisará esvaziar um pouco os quatro pneus. Talvez sua querida jabiraca não ande pela estrada em linha reta se você não deixar o pneu dianteiro esquerdo com 5 psi a menos.



5. Seja gentil com seu veículo – Faça revisões regulares no motor para manter sua eficiência. Verifique o alinhamento das rodas — rodas brigando entre si desperdiçam combustível. Substitua o filtro de ar conforme recomendado pelo fabricante. Utilize combustível de qualidade com bons aditivos para manter o motor limpo e funcionando de maneira eficiente. Sempre consulte o Manual do Proprietário para sanar dúvidas sobre a manutenção adequada.

Exceção: Seu carro é uma monte de metal grudado com silver tape. Sua ideia de manutenção correta é abrir o distribuidor e secar os contatos com um secador de cabelo. Sua suspensão já era faz tempo, então o alinhamento das rodas depende do quão fechada foi a última curva. Seu filtro de ar é um pedaço de tela de arame. Não vale à pena ser gentil com sua máquina.

6. Viaje leve – Evite colocar uma pilha de carga no rack do teto. Ao aumentar a área frontal, a aerodinâmica é reduzida e isso prejudica a economia de combustível em 5%. Remova o excesso de peso de seu veículo. Peso desnecessário, como bagagem desnecessária, força o motor, que acaba consumindo mais.

Exceção: São cinco pessoas atravessando o país em um hatch popular. Além disso, vocês decidiram acampar em vez de ficar em hotéis.



7. Minimize o uso do ar condicionado – Utilize o ar condicionado de maneira seletiva para aliviar o trabalho do motor. Reduzir a utilização do ar condicionado quando a temperatura baixar de 27°C pode ajudá-lo a economizar de 10 a 15% de combustível. Utilize o ventilador sempre que possível. Estacione na sombra para manter o carro em uma temperatura agradável e diminuir a necessidade de ar condicionado.

Exceção:
Está um calor de rachar mamona lá fora e você não quer ficar com as costas banhadas em suor, então você precisa do ar ligado. Além disso, se quiser estacionar na sombra você provavelmente terá que pagar um estacionamento, o que elimina toda a economia.



8. Feche as janelas a alta velocidade – Não dirija com as janelas abertas a velocidades acima de 80 km/h. Dirigir com as janelas abertas na rodovia aumenta o arrasto aerodinâmico do veículo e aumenta o consumo.

Exceção: Seu carro não tem ar condicionado, só ar quente. Se não abrir a janela, é apenas uma questão de tempo até você sofrer um ataque cardíaco. Sem falar que não se pode flertar com as garotas através de um vidro…


9. Escolha o óleo certo – Use óleo de boa qualidade, com a viscosidade recomendada no Manual do Proprietário.
Exceção: Seu carro troca o óleo sozinho, vazando e queimando. É tão eficiente que você simplesmente coloca óleo novo uma vez por semana, em média. Para economizar dinheiro, você procura o óleo genérico mais barato. Sem falar que seu carro é tão rodado que se você colocar qualquer coisa mais fina que 15W-50, praticamente pode ouvir os anéis dos pistões raspando, portanto a viscosidade recomendada pelo fabricante não se aplica.

10. Viagens planejadas –
Planeje com antecedência suas viagens. Assim poderá evitar rotas congestionadas, o que significa menos tempo parado com o motor ligado e menos “pára/anda”. Sempre que possível, divida o carro ou pegue carona.

Exceção: Sua programação agitada varia constantemente todos os dias. Você não faz ideia de onde estará e o que estará fazendo nas próximas cinco horas. Você gosta de dirigir sozinho porque precisa de um tempo para si mesmo todos os dias, para manter a sanidade mental. Para falar a verdade, você até sai para dirigir sem motivo algum, porque — pasmem — o ato de dirigir proporciona um dos maiores prazeres de sua vida!

Um comentário:

  1. Excelente artigo, parabens, gostaria de opinar também sobre; um ponto que interfere diretamente neste assunto é a manutenção, essencial para garantir as características de rendimento e a boa performance. O motociclista deve respeitar a categoria de óleo especificada no manual do proprietário e manter o nível correto. Uma boa lubrificação evita aumento do atrito interno do motor, o qual gera perdas expressivas e diminui a vida útil, além de também diminuir o desempenho, aumentando o consumo.

    O Filtro de ar obstruído pode também aumentar o consumo em até 10%. A gasolina aditivada ajuda a manter o sistema de injeção e o motor em geral mais limpo
    durante um prazo bem maior. Motor ajustado, carburadores ou sistema de injeção limpo, velas limpas e com folga correta dos eletrodos são outros itens que devem ser verificados.

    Diversos detalhes interferem no consumo de combustível. Os pneus, por exemplo, devem ser calibrados conforme especificação do fabricante a cada semana, de preferência sempre quando estiverem frios.

    Por causa da pavimentação ruim das ruas, alguns motociclistas optam por diminuir a
    pressão dos pneus para obter mais conforto. Porém, a prática ocasiona desgaste irregular dos compostos e faz o consumo de combustível crescer em até 3%, assim como também aumentar o diâmetro do pneu, fazendo com que a moto perda em rendimento, aumentando ainda o atrito, o consumo e o desgaste do motor.

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    http://www.seguroduasrodas.com/economizar-gasolina-na-moto/

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