Frenagem automática para evitar atropelamentos, luz no para-brisa que avisa quando o carro está muito perto do veículo da frente, volante que vibra se o motorista sair da faixa, alarme indicando aproximação lateral e air bag para pedestre. Esses são alguns dos recursos do Volvo V40, que será apresentado no Brasil em outubro, durante o Salão do Automóvel - as vendas começam em 2013.
Ainda não há definição de preços e pacotes de equipamentos. “Queríamos lançá-lo por menos R$ 90 mil. Mas, com a alta do IPI para os importados, isso não será possível”, diz o presidente da marca no Brasil, Paulo Solti. A única certeza é que o hatch feito na Bélgica terá motor 2.0 a gasolina e câmbio de seis marchas. O V40 vai brigar com as novas gerações deAudi A3, BMW Série 1 e Mercedes Classe A.
Avaliamos a versão T4, com propulsor de 182 cv e transmissão automatizada, que será a configuração de entrada aqui. A de topo, T5, com motor de 216 cv e caixa automática também de seis velocidades, virá depois. Feito a partir da plataforma do C30 (que está com os dias contatos), mas com 7 mm a mais no entre-eixos e 12 mm na largura, o V40 tem tocada bem agressiva.
No modo esportivo, que pode ser selecionado por meio de haste no volante, não é preciso pisar muito fundo para o hatch passar dos 200 km/h. Há ainda as opções normal e econômica. Variáveis como o “peso” do volante, que tem assistência elétrica, também podem ser ajustadas.
Função interessante é a que “lê” as placa que indicam a velocidade das vias e as exibe no painel. Mas o destaque é o air bag para pedestre. Em caso de atropelamento com o carro rodando entre 20 e 50 km/h, a parte de trás do capô se ergue para amortecer o impacto e a bolsa é acionada.
Além da preocupação com os itens de segurança e conforto, no V40 a Volvo focou no consumo de combustível. O hatch tem sistema start & stop, que desliga o motor quando o carro para em semáforos, por exemplo.
Um ponto negativo é o espaço reduzido para quem viaja no banco traseiro. Pessoas com mais de 1,70 metro raspam a cabeça no teto, que é baixo. Segundo Paulo Solti, a versão com tração nas quatro rodas também será oferecida no mercado brasileiro.
Carros testou: Volvo S60
O Volvo S60 faz sua estreia nas lojas brasileiras, depois de ter dado as caras por aqui durante o último Salão do Automóvel, em São Paulo. Por enquanto, será vendido em versão única, equipada com motor 3.0 e tração integral nas quatro rodas.
Recheado de equipamentos, o sedã vai muito além do ar-condicionado, freios ABS, air bags e direção hidráulica. A receita de segurança, seu forte, inclui o cuidado até mesmo com os pedestres.
Sensores localizados na dianteira são capazes de monitorar o que se passa à frente do carro e reconhecer a silhueta humana. A até 35 km/h, o S60 consegue frear sozinho quando uma pessoa surge na frente do carro. O mesmo vale para um carro, já que a maioria dos acidentes dentro da cidade acontece em baixas velocidades.
Estas tecnologias e outras, como o controle de velocidade adaptativo, ajudam a evitar colisões provocadas por desatenção de quem está atrás do volante, mas não tornam carro nenhum à prova de tragédias, vale dizer.
Um aviso luminoso se acende na parte superior do painel, refletindo uma luz semelhante ao facho dos brake-light tradicionais, toda vez que o carro quer chamar a atenção do condutor, seja por conta de pedestres ou outros veículos na rota do S60.
Com o controle de velocidade adaptativo, basta programar a velocidade desejada e seguir viagem, sem a necessidade de usar o acelerador ou o pedal de freio. Caso um veículo entre na frente do Volvo, o veículo é freado automaticamente. Assim que o caminho ficar livre, volta a acelerar sem que o condutor faça qualquer movimento.
Com linhas modernas e carroceria alongada, o S60 é um sedã com jeitão de cupê. Mas mesmo com a traseira rebaixada, há espaço de sobra para quem viaja atrás. No entanto, a área para as pernas fica restrita quando os ocupantes dos bancos da frente têm mais de 1,80 m.
A suavidade de funcionamento do motor 3.0 impressiona. Gera 304 cavalos e garante força de sobra para impulsionar o carrão. Com tração integral nas quatro rodas, o nível de estabilidade também agrada.
A Volvo planeja trazer mais duas versões ainda este ano. O S60 T6 3.0 AWD é a configuração mais cara, com preço sugerido de R$ 169.900. Na metade do ano chegam as opções com motor 1.6 e 2.0, mas os valores não foram divulgados.
Em 2010 a Volvo Cars fechou o ano com 2.200 unidades comercializadas. Para 2011, a meta é dobrar esta marca. E o S60 é uma das principais armas da empresa sueca, que pretende vender 1.500 carros até dezembro.
Volvo XC60
Volvo XC60 parte de R$ 138.500
O Volvo XC60 acaba de desembarcar no país praticamente ao mesmo tempo em que chega às lojas europeias e americanas. No entanto, o primeiro lote já está todo vendido, de acordo com os executivos da marca. Apenas em abril novos interessados poderão ter o seu. E as expectativas da Volvo são otimistas: espera vender cerca de 100 unidades por mês.
Na avaliação do ZAP, o XC60 mostrou-se praticamente à prova de críticas. Design impecável, dirigibilidade acima da média e desempenho extraordinário. Até o preço da versão de entrada mostra-se interessante frente à concorrência. O Land Rover Freelander é o principal rival. Parte de R$ 137.000 e vem com motor 3.2 de 233 cavalos. Por apenas R$ 1.500 a mais, o sueco vem com uma lista bem maior de equipamentos e 56 cv a mais sob o capô.
MOTOR - Além de extremamente confortável, o carrão é potente. Seu motor 3.0 de seis cilindros em linha despeja 289 cavalos nas quatro rodas, pois a tração é integral. Mais importante que sua potência é o torque de 40,8 kgfm entre 1.500 e 4.800. Tanta força faz passar despercebido o fato de que o XC60 pesa 1.825 quilos. É difícil perceber quando a turbina entra em ação e não há trancos em seu funcionamento. Sua grande vantagem é permitir que o motor tenha força em baixa rotação, mas mantendo o fôlego quando o giro está alto.
É bom ficar de olho no velocímetro para não abusar da velocidade. A 120 km/h, o giro do motor é mantido abaixo de 2.500 rpm. Mesmo a 140 km/h a rotação se mantém nesta marca. E o silêncio interno dá a impressão de que se está abaixo dos 100 km/h. O XC60 acelera e faz curvas como um esportivo, com a vantagem de oferecer um ótimo campo de visão por conta de sua altura elevada. Também não é difícil manobra-lo mesmo com seus 4,63 m, pois ?assessores? eletrônicos avisam a proximidade de obstáculos.
TECNOLOGIA - O principal recurso do crossover (cruzamento entre esportivo e utilitário) é o exclusivo City Safety. Trata-se de um equipamento de segurança ativo capaz de frear automaticamente o veículo, sem intervenção do motorista. Um sensor localizado no alto do para-brisa faz uma varredura nos dez metros à frente do carro e identifica veículos. O sistema funciona até 30 km/h e ativa os freios na iminência de uma colisão. Abaixo de 15 km/h, o City Safety pode frear totalmente o veículo, ainda que o condutor nem toque no pedal de freio.
Três versões estão disponíveis, todas com o mesmo propulsor. A Confort, opção de entrada, custa R$ 138.500. A Dynamic (intermediária) sai por R$ 156.500 e vem com assento elétrico para o passageiro, sensor de estacionamento na frente e traseira, faróis bixenônio ativo (move-se de acordo com o volante) e o sistema BLIS, cuja função é alertar a proximidade de veículos nos pontos cegos da carroceria.
EQUIPAMENTOS - A partir de R$ 165.900, a versão Top traz teto solar panorâmico, sistema de comunicação de bordo, sistema keyless (comanda o destravamento das portas e acionamento do motor sem uso da chave) e equipamento de som da Dynaudio, dotado de dez alto-falantes.
Desde a opção mais em conta há freios ABS, controle de tração e estabilidade, controle de velocidade de cruzeiro, air bags frontais e laterais, encosto de cabeça ativo e cintos com pré-tensionadores. Há também computador de bordo e controle de áudio no volante.
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