Seguidores

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

FORD GALAXIE CELEBRA 45 ANOS DE BRASIL

Maior carro já produzido por aqui (5,40m de comprimento!) fez sua estreia em fevereiro de 1967



O maior carro já produzido no Brasil comemora 45 anos. Foi no preciso dia 16 de fevereiro de 1967 que saiu da linha de montagem o Ford Galaxie, o primeiro automóvel de passeio nacional da marca. Na verdade o Galaxie já havia aparecido por aqui um ano antes, durante o V Salão do Automóvel de São Paulo, onde fez grande sucesso.

Sofisticado e bonito, o Ford Galaxie atendia aos pedidos do público que na época pedia por carros confortáveis e modernos. O tamanho do modelo impressionava: 5,40 m de comprimento e 1,99 m de largura (medido da maçaneta a maçaneta). E logo o carro virou objeto de desejo dos endinheirados e dos políticos.

Não era só pelo tamanho que o sedã era superlativo. O motor responsável por mover oGalaxie também não era nem um pouco humilde. O V8 272 de 164 cv trabalhava em conjunto com um câmbio de apenas três marchas, mas formavam um conjunto mecânico robusto.

Entre as diversas curiosidades do Galaxie, destaque para o fato de o modelo não contar com espelhos retrovisores externos de fábrica – item não obrigatório em seus primeiros anos de vida. Só que, mesmo na época, os proprietários mandavam instalar os 'acessórios' em função das dimensões exageradasdo sedã.



A carroceria tinha oito opções de pintura, curiosamente com um "enredo espacial": Vermelho Marte, Bege Terra, Verde Júpiter, Preto Sideral, Cinza Cósmico, Azul Infinito, Azul Ágena e Branco Glacial. Já a capota podia vir na cor Branco Glacial, criando o efeito “saia e blusa”.

Em 1976, após nove anos de mercado brasileiro, o Galaxie ganha uma reestilização inspirado nos Lincolns americanos da época. Na dianteira os faróis foram reposicionados na horizontal com as lanternas nas extremidades. Já a traseira, que se destacava por ter três triângulos como lanternas, freios e pisca, ficou mais baixa.



Neste mesmo ano o Galaxie foi desmembrado em três: o Galaxie 500, mais simples, o Galaxie LTD, intermediário, e o Landau, top de linha. O trio continuaria até 1980, quando a versão de entrada foi aposentada. Em 1981 o LTD também deixa de ser produzido, restando apenas o Landau.

Finalmente no ano de 1983 encerra-se a história desta lenda. Também no mês de fevereiro, as últimas 125 unidades do Landau eram produzidas. Oficialmente o modelo foi substituído pelo Ford Del Rey, mais adaptado a realidade da época, mas a legião de fãs daquela "banheira" ficou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário