A Kombi deixará de ser fabricada pela Volkswagenno Brasil no final de 2013, de acordo com informações do site Carsale. O veículo foi o primeiro produzido pela marca no Brasil, único país a produzi-lo até hoje. O motivo da saída de linha do utilitário é o não cumprimento das exigências de segurança que obrigam os carros novos comercializados no Brasil a terem airbags e frios ABS e que entram em vigor a partir de 2014.
Segundo informações do Carsale, a Volkswagen não acabará com a história da Velha Senhora no Brasil. A fabricante já trabalha para providenciar uma sucessora para Kombi. Com foco no público tradicional do utilitário, que busca uma boa relação custo-benefício e pouco gasto com manutenção, o veículo substituto atenderá as exigências da Lei, mas deve chegar com o preço semelhante ao do modelo atual. O novo modelo terá, porém, versões com equipamentos diferenciados que elevarão o valor do carro.
Quem substituirá a Kombi?
Apesar das expectativas de preço parecido, o Carsale adianta que a sucessora da Kombi será diferente e que, inclusive, não será desenvolvida pela Volkswagen. Uma das possibilidades é de que a fabricante alemã compre a patente de um carro criado por outra empresa e venda com a logo da Volks.
Curiosidades sobre a Kombi
A Kombi já tem 62 anos de fabricação mundial e 55 de produção no Brasil. O conceito por trás da Kombi surgiu pela ideia de criar um veículo de carga com peças usadas do Fusca. Não sem motivo o nome oficial do carro é Kombinationsfahrzeug, que significa “veículo combinado” em alemão.
A partir de 2 de setembro de 1957, a Kombi passou a ser fabricada no Brasil, o que faz do carro o primeiro fabricado no Brasil e o que está há mais tempo em produção. O utilitário já esteve disponível no mercado em brasileiro em diversos modelos: Kombi Standard, Kombi Furgão, Kombi Luxo 6 portas, Kombi Pick-up e, até mesmo, Kombi Ambulância.
A versão Standard apresentou versões que ficaram famosas pelo uso como “escolar”, para doze passageiros. Este nicho, atualmente, é ocupado pelas mini-vans. O tradicional uso combinado da Kombi, no entanto, não é mais permitido pela legislação brasileira: o motorista não pode carregar passageiros em um modelo de carga, nem transportar carga em um carro de passeio.
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