Seguidores

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Blower Supercharger compressor (Entendo seu funcionamento)





O Blower é considerado por muitos o melhor veneno a ser usado em muscle-car. Trata-se de um veneno confiável e bastante potente, deixando os carros de quatro cilindros turbinados comendo poeira. Ele foi criado para veículos utilitários e aviões em países de grandes altitudes, por causa da baixa pressão atmosférica que reduz bastante o rendimento do motor.

Blower 

É nada mais que um corpo metálico que tem dentro rotores, que giram através de correias e polias, e é instalado sobre o(s) carburador(es).

O Blower, também conhecido como Compressor Volumétrico, Supercharger ou Kompressor (nome utilizado pela Mercedes) nada mais é que uma bomba de ar ligada ao virabrequim do motor por correia que, utilizando a própria força motriz do mesmo, "empurra" mais ar que o motor aspiraria normalmente. Na prática, dá-se a impressão de estar dirigindo um automóvel de maior cilindrada, com aceleração rápida e maior torque. Podemos dizer que um compressor eficiente é aquele que desloca maior quantidade de ar, aquecendo o mínimo possível e com menor esforço. Resumindo, é aquele que possui melhor eficiência volumétrica e adiabática (ou térmica).

Eficiência Volumétrica 

Indica o quanto de ar que o compressor consegue comprimir e quanto é perdido através de vazamentos. Por exemplo, se um compressor tem capacidade de 10 litros de ar de deslocamento, mas apenas 7,2 litros são deslocados, sua eficiência é de 72%. Um compressor com 45% de eficiência deverá ter o dobro do tamanho, para deslocar o dobro de ar e se comparar ao mesmo volume deslocado por um outro compressor de 90% de eficiência.

Eficiência Adiabática 

Indica a quantidade de energia que o compressor perde em forma de calor para produzir potência. Um compressor com 100% de eficiência adiabática irá utilizar toda a energia necessária para comprimir o ar, sem aquecer o conjunto ou o próprio ar. Portanto, um compressor eficiente deve ter alta eficiência volumétrica para minimizar o seu tamanho e alta eficiência adiabática para maximizar a quantidade de ar comprimido pela unidade.

Algumas versões de Kits Blower que podem ser encontradas


A primeira versão 

Utiliza um compressor tipo Lysholm ou Parafuso e a sua eficiência está na forma como comprime o ar admitido. Seus rotores são dispostos de modo que se encaixam perfeitamente um ao outro sem se tocar, diminuindo drasticamente o desgaste e a força de arrasto entre o rotor e o compartimento do supercharger. Além disto, a sua maior característica é a de comprimir o ar em seu interior, de maneira contínua, traduzindo em maior eficiência volumétrica e adiabática (em torno de 88%).


A segunda versão 

É do tipo Roots, de última geração, de qualidade e durabilidade incontestáveis, pois é equipamento original em vários veículos. Sua eficiência adiabática está em torno de 68%. A diferença em relação ao compressor tipo Lysholm é que o compressor tipo Roots é um compressor de deslocamento positivo, ou seja, ele apenas "empurra" o ar para o motor. Como o volume deslocado é maior que o admitido pelo motor, este gera pressão logo na saída do seu compartimento, forçando a entrada de mais ar admitido e conseqüentemente seu torque e potência. Como podemos perceber, o Turbo Compressor gera um "pico" de potência maior, enquanto o Compressor Lysholm gera uma média de potência maior, sendo sentida principalmente em baixas e médias rotações, necessitando de menor regularidade nas trocas de marchas. O outro jeito de visualizar melhor suas diferenças é pelo gráfico abaixo, em que podemos ver claramente a reserva de potência que existe em um motor equipado com o compressor tipo Lysholm em relação a outro motor de mesma capacidade cúbica, equipado com Turbo Compressor. Neste caso, podemos observar que o aumento de torque e potência efetiva só irá igualar, ou até ultrapassar o do supercharger acima de 5.000 rpm. O que o blower faz é acelerar o fluxo de mistura ar/combustível, empurrando para dentro da câmara de combustão. Desta maneira, o motor que possuir o BLOWER receberá bem maior quantidade de mistura no mesmo intervalo de abertura das válvulas de admissão fazendo aumentar muito - muito mesmo - a potência e o torque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário