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sexta-feira, 6 de março de 2015

Mopar dos sonhos




Já tem um tempo que não posto um Mopar . Esse, especificamente, é um mais um sonho infantil do que vontade de ter o carro realmente, já que não serviria para passear pelas belas ruas de Brasília. Porém, certamente, seria muito divertido ganhar algumas provas de arrancada aqui na Capital Federal. O Mopar em destaque nessa postagem é um Plymouth 1949. Modificado em meados da década de 50 por engenheiros da Chrysler, verdadeiros gearheads, que trabalhavam nas horas de folga por diversão e amor à velocidade. Esse grupo de engenheiros passou e se chamar Ramcharger´s, que depois ficou internacionalmente famoso com seus carros vermelhos e brancos, admirados até hoje por Mopar-Maníacos e temidos pelos rivais.



Apelidado de “The High and Mighty“, o Plymouth 49 foi o primeiro carro construído pelo grupo. Mesmo com orçamento que beira o ridículo, cerca de US$ 200,00 – 300,00, o carro fez bastante sucesso nas pistas de arrancada, até mesmo pelas suas características exóticas. O carro era equipado com o melhor motor para arrancada da sua época, um Hemi 354 montado com cabeçotes do Hemi 392, que contava com válvulas maiores, permitindo melhor fluxo. Para alimentar bem esse equipamento, os engenheiros viciados em drag racing, usaram dois carburadores quadrijets Carter, instalados no que é considerado a primeira Tunnel-Ram da história. Outro “detalhe” que é impossível de passar despercebido, eram os coletores de escape, que foram inspirados em descargas de moto. Com oito saídas diretas de cada lado, em forma de megafone, era o carro mais barulhento das provas que participava, incluindo os dragsters, garantindo a intimidação dos adversários.

Infelizmente o carro desapareceu anos atrás. Mas, felizmente, a Chrysler Employees Motorsports Association, recriou o clássico com fidelidade às características originais, dando-nos a oportunidade de conhecer o carro e imaginar como foram seus anos de glória. Com certeza um dos carros mais racing, como diria meu amigo Ramirez, que existe.

Algumas fotos do original:








Fotos da réplica:













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