Com a crescente popularidade que o Camaro da década de 1960 adquiriu nos últimos anos, é preciso fazer algo extremo e muito inovador para ter um carro que seja verdadeiramente único. E foi exatamente isso que o dono deste F-body conseguiu fazer, transformando um Camaro 1968 original em um hatchback com motor Oldsmobile em posição central, apelidado de “Cam-aero”. Heresia demais?
Olhando as fotos, fica claro como água que o veículo que começou sua vida como um Camaro é agora algo totalmente diferente. Depois de alguns minutos examinando as imagens, conseguimos identificar as lanternas originais do carro e… não muito mais que isso.
A carroceria mais longa, mais baixa e mais larga é apenas a primeira e mais óbvia modificação no Cam-aero. O teto do carro – vindo de um Chevrolet Lumina – fica a singelos 115 cm do asfalto. Onde antes haviam um banco traseiro e um porta-malas, agora está um motor V8 big block de 455 cv (7,5 litros) Oldsmobile acoplado a uma transmissão de Oldsmobile Toronado. O acesso ao motor é garantido pela tampa traseira de um Chevrolet Monza (não o nosso Monza, mas um esportivo americano produzido entre 1975 e 1980) adaptada. Um enorme radiador e duas ventoinhas elétricas foram colocados para manter o big block refrigerado.
O criador desse carro já possuía uma vasta experiência em fabricação e desenvolvimento de carros de corrida, o que veio a calhar durante os quatro anos necessários para concluir esse estranho projeto. Desde quando ficou pronto, no final da década de 90, o carro participou de vários Power Tours, foi estrela de uma matéria na Hot Rod Magazine e venceu prêmios em todos os eventos em que foi inscrito.
Agora o “Cam-aero” foi posto à venda pela família do agora falecido construtor, com lances em torno dos 35 mil dólares. O carro esteve parado por um tempo e precisa de algum trabalho de pintura, mas fora isso está pronto para rodar. Isto é, se você não se incomodar com a horda de fãs do Camaro te perseguindo furiosos…
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