Bom, os fuscas pré-1970 estão valorizando a cada dia. Eu recomendo procurar bastante e ter o mínimo de pressa possível. Procure comprar de particulares e de preferência um que não tenha descaracterização grave (como furos pela lataria, etc.). Eu também acho bom procurar por carros que já tenham os itens raros originais, como bancos, volantes, espelhos, setas, borrachas dos vidros, vidros, párachoques, etc.
Mesmo que o estofamento esteja meio ruinzinho é melhor recuperar um original que tentar encontrar um inteiro! Motor e suspensão, qualquer mecânico faz e materiais ainda não faltam. Funilaria é bom fazer uma inspeção minuciosa antes da compra para não ter surpresas desagradáveis.
Vc encontra fuscas em bom estado para recuperar por preços que varia entre R$ 3500,00 a R$ 5000, 00, claro que o investimento nos primeiros deve ser maior. Eu vi um, semanas atrás por R$ 3800,00 que estava no ponto para recuperação. A pintura estava gasta, mas era original e não tinha ferrugens e o motor estava meio cansado. Um colecionador já levou! Às vezes aparecem fuscas por menos de R$ 3000, 00, já vi bons por R$ 2500,00. É ficar atento e como disse, sem pressa.
Agora para deixá-lo original e funcionando redondo vc pode gastar até uns R$ 3000,00 se tiver que fazer funilaria (nada muito sério), motor e suspensão. Eu recomendo fazer motor primeiro, funilaria e depois a suspensão, mas isso é gosto pessoal. Também é bom pagar uma etapa antes de passar para a próxima para evitar apertados financeiros!
Dicas que valem para qualquer compra de item de coleção:
1.
Deixe o maior numero possível de amigos sabendo que vc está afim de um fusca antigo. Um desses amigos pode encontrar sua raridade.
2.
2.
Em geral, não deixe o vendedor saber que vc é um colecionador, porque senão o preço inflaciona e o interesse da venda diminui. Mas no caso de uma pergunta objetiva, não minta. Apenas não chegue falando "Sou colecionador de fuscas e o senhor tem uma raridade...", às vezes alguns vendedores particulares ficam felizes em saber que seus carros farão parte de uma coleção.
3.
3.
Não deprecie o produto, mas também não valorize mais do que deve. Seja sincero quanto às vantagens e desvantagens do produto. Se tiver coisas a fazer, mostre e negocie o valor. Algumas pessoas acham que desvalorizando o produto vc vai fazer melhor negocio. Isso pode até funcionar em caso de lavadora de roupas, mas em caso de fuscas, isso não se mostra nada pratico. Quem está vendendo (em se tratando de particulares) tem um carinho pelo fusca, tem historias nele e quer que alguém que cuide bem dele o leve. Então se possível, ouça as historias do carro e prometa cuidar bem dele - A propósito a maior parte das historias valem a pena ser ouvidas!
4.
4.
Quase 90% das pessoas que estão vendendo alguma coisa, colocam o valor acima do realmente esperado, então tente descobrir este valor e faça contra-ofertas. Eu em geral procuro não baixar o preço e esticar o prazo. Isso em geral faz o preço cair naturalmente (Ao invés de pagar R$ 3000,00 a vista, ofereço 2x R$ 1500,00 em geral a contra-oferta é de R$ 2500 a vista)
5.
5.
Se for comprar em estacionamento, vale lembrar que vc compra um carro a cada 3 ou 4 anos, mas o vendedor vende carros todos os dias. Então todo cuidado é pouco. Neste caso é importante não dizer que vc é colecionador mesmo sob tortura e não se mostre muito empolgado com o produto - Senão a pressão para vc comprar pelo maior preço aumenta significativamente (em geral as historias de que vc quer comprar um carrinho barato para sua filha/irmã/esposa colam que é uma beleza). Leve para avaliação mecânica e de funilaria rigorosa e é bom ver a documentação com cuidado também.
6.
6.
Não tenha pressa. Pense bastante, avalie bastante que o fusca vem!
7.
7.
Cuidado para carros que tiveram as borrachas trocadas recentemente porque estão colocando a borracha do modelo Itamar que não tem moldura de alumínio e fica uma aberração.
8.
8.
Lembre-se que um fusca que custou R$ 3000,00 e vc gastou R$ 3000,00 para recuperá-lo nunca vai custar R$ 6000,00. Não pense em revenda. Apesar de ocorrer, não tenha isso como objetivo senão vc pira!
9.
9.
Importantíssimo:
Verifique se o motor é mesmo o de fabrica (numeração). Pelo que me consta se a numeração do motor não bater com o do chassis é esquecer a placa preta para sempre (alguém confirme ou não essa informação).
Autor: Samuel Correa Bueno
Autor: Samuel Correa Bueno
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