Fotos cortesia BMW Classic.
Normalmente, um carro coletor recebe a sua estreia depois de sua restauração, com uma pintura nova com muito brilho em seu cromo, e sua proveniência registado nos mínimos detalhes. No entanto, o BMW 507 que a BMW clássico, recentemente colocado em exibição no Museu da BMW em Munique tem nenhuma das perguntas anteriores e demais sobre o último, em parte devido à sua associação com Elvis Aaron Presley.
Criada em setembro de 1957 com rodas Rudge, uma capota rígida removível, uma pintura preta interior e Pena Branca, a 507 - número de chassis 70079 - originalmente serviu como um carro manifestante naquele ano Frankfurt Motor Show. Após o show, BMW transferiu 70.079 para sua frota de imprensa, depois de algum tempo, deixando jornalistas de auto conduzi-lo ao redor, decidiu enviá-lo correndo com Hans Stuck, o famoso Silver Arrow piloto e Bergmeister, que supostamente ganhou a sua classe com ele em um número de hillclimbs: maio 1958 em Rossfield, em julho de 1958 em Schauinsland, e em agosto em Ollon Villars na Suíça. Mais importante, nessa mesma época servia como uma espécie de ligação celebridade para a BMW, foi encarregado de mostrar o 507 fora para os concessionários e potenciais clientes de alto perfil, como Rei Balduíno da Bélgica e Rei do Rock and Roll, Elvis Presley.
Presley, então 23 e já uma música e cinema estrela, se viu estacionado na Alemanha, enquanto servia no Exército. Ele já tinha usado um Fusca para se locomover, mas supostamente queria algo mais rápido, algo como um Porsche 550 Spyder. Seus olhos, no entanto, voltou-se para o Goertz concebido, alumínio-bodied 507 roadster que Preso lhe mostrou na pista em Montlhéry.
Talvez fosse o fato de que a Porsche não poderia construir um 550 em tempo suficiente para que Presley. Talvez ele tenha sido influenciado pela história de corrida de está preso 507, que a BMW tinha renovado com um novo pára-brisa, nova transmissão de quatro velocidades e um revisado de 150 cv, o alumínio 3.2 litros V-8 após emprestar-lo para um estúdio de cinema alemão para uso em Hula-Hopp Conny . Seja qual for a razão, Presley tomou posse os 507 em dezembro de 1958, quando Miss Hessen, Uschi Siebert, apresentou-lhe as chaves do carro em Frankfurt.
Mas aqui é onde a história fica confusa. De acordo com a BMW e a revista BMW Bimmer , que cavou a história do 507 em sua edição de junho de 2009, Presley comprou 70.079 naquele dia por US $ 3.750 -. um pedaço de um negócio, considerando que novo, o 507 custo mais de $ 7.000 Elvis fãs e historiadores , no entanto, afirmam que Presley mal o contrato - escrito em alemão - que ele assinou com o revendedor, Autohaus Wirth em Frankfurt: em vez de concordar com a compra 70079, ele aparentemente concordaram em alugá-lo e devolvê-lo para a BMW, ou, eventualmente, Glöckler, após a sua saída do Exército.
E depois há a questão da repintura. Presley teria se encheu com fräulein deixando seus nomes e números nos flancos da BMW no batom. Ou ele gostou do tom de batom vermelho que alguém deixou em seu carro. Alguns acreditam que Presley realmente possuía duas 507S enquanto na Alemanha - um branco e um vermelho - mas Bimmer e muitas outras fontes de notar que Presley tinha 70.079 repintado de vermelho, uma teoria apoiada pelo fato de que as fotos de Presley durante seu serviço na Alemanha mostrar-lhe a condução de um branco com 507 forças armadas dos EUA placa A-1499 em 1958, um branco 507 com placa G-1620 em 1959, e, em seguida, um vermelho 507 com placa G-1620 no final daquele ano.
Alguns fãs de Elvis Presley também especulam que ou BMW tinha 70.079 repintada de branco, apenas para ser novamente redesenhado vermelho em anos posteriores. Tudo o que ninguém parece saber é que ninguém sabe realmente o que aconteceu com o 507 quando Presley deixou o Exército e voltou para os Estados Unidos. Bimmer , citando BMW historiador Karlheinz Lange, observou que os registros BMW mostram que a empresa não tomar posse da carro depois Presley usou na Alemanha, e que há registros ou fotografias mostram Presley importá-lo para os Estados Unidos e usá-lo aqui depois que ele voltou.
Durante décadas, muitos acreditavam que o branco BMW 507 que ele presenteou Ursula Andress após os dois terminou de filmar Fun in Acalpulco em 1963 foi o 507 que ele usou na Alemanha, e Barrett-Jackson, em 1997, chegou a vender que especial 507 (por US $ 350.000) como tendo pertenceu a Elvis, mas o seu número de chassi - 70192 - nunca poderia ser definitivamente ligada à apropriação por qualquer celebridade que não Andress (e mais tarde, George Barris). Esse carro depois vendido em um leilão RM para 1072500 dólar.
Enquanto isso, de acordo com a Bimmer , 70.097 acabaram em Nova York em algum momento entre 1959 e 1962, quando Birmingham, Alabama, personalidade de rádio Tommy Charles comprou, tendo sido dito que Elvis era dono do carro. Charles decidiu arrastá-lo raça, trocando seu drivetrain BMW com um Chevrolet V-8, Borg-Warner transmissão de quatro velocidades supercharged e Chevrolet eixo traseiro.
Junto com as placas Alabama ainda com o 507, que também exibe um adesivo revendedor do Centro de Birmingham, Alabama, carro importado e ainda abriga um par de medidores de Stewart-Warner em um painel de madeira compensada costume, junto com um interior vermelho feito sob encomenda, todos provável de sua época dragstrip. No entanto, ele também exibe um pára-brisa vinheta 1967 da Base da Força Aérea Williams em Mesa, Arizona, provavelmente de vez o carro passou com o seu próximo proprietário, Lloyd Cottle.
Tempo de Cottle com o 507 deve ter sido breve; colecionador Jack Castor comprou o 507 a partir de Cottle, em 1968, e levou-o - até então com um pequeno bloco unsupercharged - de volta para a Califórnia, onde ele manteve-lo na rua por mais alguns anos antes de decidir restaurá-lo.- See more at: http://blog.hemmings.com/index.php/2014/07/25/after-four-decades-of-storage-elviss-bmw-507-to-undergo-restoration/#sthash.mYuPW8oY.dpuf
Quando Bimmer descobriu a 507 em 2009, o escritor Jackie Jouret chamou um dos dois verdadeiramente lendários BMWs individuais: "Se há um Santo Graal entre BMWs, é isso", escreveu Jouret. Mesmo assim, no entanto, Castor e Lange estavam hesitantes para identificar positivamente o 507 como Elvis; todas as provas que tinha apontado a essa conclusão, mas nenhuma documentação definitiva emparelhado Elvis Presley e 70.079, apenas preso e 70079. própria BMW ainda não respondeu a pedidos de esclarecimento.
Ainda assim, isso não impediu BMW clássico de reivindicar que este 507 pertencia a Elvis em seu recente anúncio de que Castor escolheu a loja in-house para restaurá-lo. Quanto tempo vai demorar a restauração e em que configuração, BMW Classic tem ainda para especificar. No entanto, 70079 permanecerá em exibição no Museu BMW até 10 de agosto...
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