Seguidores
segunda-feira, 23 de junho de 2014
40 anos do VW Passat
A Volkswagen comemora 40 anos de história do Passat. Na Europa, o carro foi lançado em julho de 1973, com desenho assinado pelo renomado designer Giorgio Giugiaro e feito para agradar às famílias de classe média. Logo o modelo se tornou um sucesso de vendas, atingindo 2,5 milhões de unidades vendidas em sete anos de produção. Então vieram as gerações seguintes, sempre com cada vez mais sofisticação.
No mercado europeu, o Passat marcou época no início dos anos 90 por estrear inovações como o motor de seis cilindros VR6 (Volkswagen Research 6), um V6 com ângulo de apenas 15° entre as duas bancadas de três cilindros, o que o tornou bastante compacto. Também foi oferecido com motor 1.8 sobrealimentado por compressor com geometria variavel. (G-Lader).
Mas o modelo passou a ficar bem mais sofisticado do que o original a partir da quinta geração, quando o carro recebeu carroceria totalmente galvanizada e versões de quatro, cinco, seis e até oito cilindros. Tinha a mesma base do Audi A4. Na sexta e sétimas gerações, o carro continuou evoluindo, com os itens mais sofisticados disponíveis no Grupo Volkswagen. Nos 40 anos em que é produzido, o Passat já teve mais de 20 milhões de unidades vendidas no mundo.
Resumo da história do Passat no Brasil
Lançado em 1974, o Passat foi o primeiro carro da Volkswagen do Brasil equipado com motor refrigerado a água. Além disso, também foi pioneiro no uso de pneus radiais. Ficou conhecido pelo bom desempenho e economia de combustível, além de oferecer bom espaço.
Mas foi o lançamento da versão TS, com apelo esportivo, é que o carro ganhou mais prestígio. Entre outros itens, tinha volante de três raios, instrumentos extras no console central (voltímetro, manômetro de óleo e vacuometro), faixas decorativas na carroceria e um pouco mais de fôlego que as demais versões.
Na linha 1985, o Passat recebeu as principais mudanças no mercado brasileiro. Passou a ter para-choques envolventes de plástico, instrumentação com o mesmo padrão do Santana e comandos satélite (próximos do volante). Saiu de linha em 1989 como um dos melhores carros que a Volkswagen fez no País, com destaque para a versão GTS Pointer, cujo motor 1.8, movido a álcool chegava a 105 cv. Confira na galeria acima, fotos de todas as gerações do Passat.
1973 - O primeiro dos Passat, desenhado por Giugiaro, não foi vendido no Brasil. Tinha motor longitudinal refrigerado à água.
1974 - Primeira geração nacional, foi lançada com duas portas. Em 1975, chegou a versão esportiva TS, com faróis duplos.
Maior, a segunda geração tinha novas suspensões semi-independentes e podia vir com faróis de neblina retangulares
1996 - Na terceira geração, o modelo retornou ao Brasil. Tinha suspensão dianteira com quatro braços e airbags laterais
2005 - Em 2005 Passat se so sticou e se distinguia pela grade cromada e pelas linhas arredondadas. Estreou o câmbio DSG
2010 - Na prática, uma modernização da geração anterior, com muita eletrônica embarcada e motor mais potente
Na Europa, a station é mais vendida que o sedã. Aqui não vai tão bem.
Na China e nos EUA, nem mesmo é comercializada
O novo modelo será apresentado no fim de 2014 para começar a ser vendido no ano seguinte. Muda tudo com relação ao atual, da base mecânica ao design
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário