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sábado, 8 de dezembro de 2012

Volvo inteligente


Frenagem automática para evitar atropelamentos, luz no para-brisa que avisa quando o carro está muito perto do veículo da frente, volante que vibra se o motorista sair da faixa, alarme indicando aproximação lateral e air bag para pedestre. Esses são alguns dos recursos do Volvo V40, que será apresentado no Brasil em outubro, durante o Salão do Automóvel - as vendas começam em 2013.

Modelo começa a ser vendido no Brasil depois do Salão do Automóvel de SP
Modelo começa a ser vendido no Brasil depois do Salão do Automóvel de SP 
Ainda não há definição de preços e pacotes de equipamentos. “Queríamos lançá-lo por menos R$ 90 mil. Mas, com a alta do IPI para os importados, isso não será possível”, diz o presidente da marca no Brasil, Paulo Solti. A única certeza é que o hatch feito na Bélgica terá motor 2.0 a gasolina e câmbio de seis marchas. O V40 vai brigar com as novas gerações deAudi A3, BMW Série 1 e Mercedes Classe A.
Avaliamos a versão T4, com propulsor de 182 cv e transmissão automatizada, que será a configuração de entrada aqui. A de topo, T5, com motor de 216 cv e caixa automática também de seis velocidades, virá depois. Feito a partir da plataforma do C30 (que está com os dias contatos), mas com 7 mm a mais no entre-eixos e 12 mm na largura, o V40 tem tocada bem agressiva.
Volvo V40
Volvo V40 traz, entre os equipamentos, air bag para pedestre
No modo esportivo, que pode ser selecionado por meio de haste no volante, não é preciso pisar muito fundo para o hatch passar dos 200 km/h. Há ainda as opções normal e econômica. Variáveis como o “peso” do volante, que tem assistência elétrica, também podem ser ajustadas.
Função interessante é a que “lê” as placa que indicam a velocidade das vias e as exibe no painel. Mas o destaque é o air bag para pedestre. Em caso de atropelamento com o carro rodando entre 20 e 50 km/h, a parte de trás do capô se ergue para amortecer o impacto e a bolsa é acionada.
Interior
Versão T4 chega no fim do ano, a topo de linha (T5) vem em seguida
Além da preocupação com os itens de segurança e conforto, no V40 a Volvo focou no consumo de combustível. O hatch tem sistema start & stop, que desliga o motor quando o carro para em semáforos, por exemplo.
Air bag para pedestres
Air bag para pedestres
Um ponto negativo é o espaço reduzido para quem viaja no banco traseiro. Pessoas com mais de 1,70 metro raspam a cabeça no teto, que é baixo. Segundo Paulo Solti, a versão com tração nas quatro rodas também será oferecida no mercado brasileiro.
 Carros testou: Volvo S60
Volvo S60
Volvo S60
Volvo S60 faz sua estreia nas lojas brasileiras, depois de ter dado as caras por aqui durante o último Salão do Automóvel, em São Paulo. Por enquanto, será vendido em versão única, equipada com motor 3.0 e tração integral nas quatro rodas.
Recheado de equipamentos, o sedã vai muito além do ar-condicionado, freios ABS, air bags e direção hidráulica. A receita de segurança, seu forte, inclui o cuidado até mesmo com os pedestres.
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Sensores localizados na dianteira são capazes de monitorar o que se passa à frente do carro e reconhecer a silhueta humana. A até 35 km/h, o S60 consegue frear sozinho quando uma pessoa surge na frente do carro. O mesmo vale para um carro, já que a maioria dos acidentes dentro da cidade acontece em baixas velocidades.
Estas tecnologias e outras, como o controle de velocidade adaptativo, ajudam a evitar colisões provocadas por desatenção de quem está atrás do volante, mas não tornam carro nenhum à prova de tragédias, vale dizer.
Silhueta da carroceria tem traços marcantes de cupê, sem a marcação tradicional dos três-volumes
Silhueta da carroceria tem traços marcantes de cupê, sem a marcação tradicional dos três-volumes
Interior é funcional e enxuto. Marcas de luxo alemãs fazem o oposto e carregam na quantidade de botões e comandos
Interior é funcional e enxuto. Marcas de luxo alemãs fazem o oposto e carregam na quantidade de botões e comandos
Um aviso luminoso se acende na parte superior do painel, refletindo uma luz semelhante ao facho dos brake-light tradicionais, toda vez que o carro quer chamar a atenção do condutor, seja por conta de pedestres ou outros veículos na rota do S60.
Com o controle de velocidade adaptativo, basta programar a velocidade desejada e seguir viagem, sem a necessidade de usar o acelerador ou o pedal de freio. Caso um veículo entre na frente do Volvo, o veículo é freado automaticamente. Assim que o caminho ficar livre, volta a acelerar sem que o condutor faça qualquer movimento.
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Com linhas modernas e carroceria alongada, o S60 é um sedã com jeitão de cupê. Mas mesmo com a traseira rebaixada, há espaço de sobra para quem viaja atrás. No entanto, a área para as pernas fica restrita quando os ocupantes dos bancos da frente têm mais de 1,80 m.
A suavidade de funcionamento do motor 3.0 impressiona. Gera 304 cavalos e garante força de sobra para impulsionar o carrão. Com tração integral nas quatro rodas, o nível de estabilidade também agrada.
Motor 3.0 tem seis cilindros em linha
Motor 3.0 tem seis cilindros em linha
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Volvo planeja trazer mais duas versões ainda este ano. O S60 T6 3.0 AWD é a configuração mais cara, com preço sugerido de R$ 169.900. Na metade do ano chegam as opções com motor 1.6 e 2.0, mas os valores não foram divulgados.
Em 2010 a Volvo Cars fechou o ano com 2.200 unidades comercializadas. Para 2011, a meta é dobrar esta marca. E o S60 é uma das principais armas da empresa sueca, que pretende vender 1.500 carros até dezembro.
Volvo XC60

                
Volvo XC60 parte de R$ 138.500
O Volvo XC60 acaba de desembarcar no país praticamente ao mesmo tempo em que chega às lojas europeias e americanas. No entanto, o primeiro lote já está todo vendido, de acordo com os executivos da marca. Apenas em abril novos interessados poderão ter o seu. E as expectativas da Volvo são otimistas: espera vender cerca de 100 unidades por mês.
Na avaliação do ZAP, o XC60 mostrou-se praticamente à prova de críticas. Design impecável, dirigibilidade acima da média e desempenho extraordinário. Até o preço da versão de entrada mostra-se interessante frente à concorrência. O Land Rover Freelander é o principal rival. Parte de R$ 137.000 e vem com motor 3.2 de 233 cavalos. Por apenas R$ 1.500 a mais, o sueco vem com uma lista bem maior de equipamentos e 56 cv a mais sob o capô.
MOTOR - Além de extremamente confortável, o carrão é potente. Seu motor 3.0 de seis cilindros em linha despeja 289 cavalos nas quatro rodas, pois a tração é integral. Mais importante que sua potência é o torque de 40,8 kgfm entre 1.500 e 4.800. Tanta força faz passar despercebido o fato de que o XC60 pesa 1.825 quilos. É difícil perceber quando a turbina entra em ação e não há trancos em seu funcionamento. Sua grande vantagem é permitir que o motor tenha força em baixa rotação, mas mantendo o fôlego quando o giro está alto.
É bom ficar de olho no velocímetro para não abusar da velocidade. A 120 km/h, o giro do motor é mantido abaixo de 2.500 rpm. Mesmo a 140 km/h a rotação se mantém nesta marca. E o silêncio interno dá a impressão de que se está abaixo dos 100 km/h. O XC60 acelera e faz curvas como um esportivo, com a vantagem de oferecer um ótimo campo de visão por conta de sua altura elevada. Também não é difícil manobra-lo mesmo com seus 4,63 m, pois ?assessores? eletrônicos avisam a proximidade de obstáculos.

TECNOLOGIA - O principal recurso do crossover (cruzamento entre esportivo e utilitário) é o exclusivo City Safety. Trata-se de um equipamento de segurança ativo capaz de frear automaticamente o veículo, sem intervenção do motorista. Um sensor localizado no alto do para-brisa faz uma varredura nos dez metros à frente do carro e identifica veículos. O sistema funciona até 30 km/h e ativa os freios na iminência de uma colisão. Abaixo de 15 km/h, o City Safety pode frear totalmente o veículo, ainda que o condutor nem toque no pedal de freio.
Três versões estão disponíveis, todas com o mesmo propulsor. A Confort, opção de entrada, custa R$ 138.500. A Dynamic (intermediária) sai por R$ 156.500 e vem com assento elétrico para o passageiro, sensor de estacionamento na frente e traseira, faróis bixenônio ativo (move-se de acordo com o volante) e o sistema BLIS, cuja função é alertar a proximidade de veículos nos pontos cegos da carroceria.
EQUIPAMENTOS - A partir de R$ 165.900, a versão Top traz teto solar panorâmico, sistema de comunicação de bordo, sistema keyless (comanda o destravamento das portas e acionamento do motor sem uso da chave) e equipamento de som da Dynaudio, dotado de dez alto-falantes.
Desde a opção mais em conta há freios ABS, controle de tração e estabilidade, controle de velocidade de cruzeiro, air bags frontais e laterais, encosto de cabeça ativo e cintos com pré-tensionadores. Há também computador de bordo e controle de áudio no volante.

História da Fiat


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Fiat se instalou no Brasil em 9 de julho de 1976. A primeira fábrica foi construída emBetim (MG) e neste local, atualmente, há três turnos com ritmo de produção diária superior a 3.000 carros.
Área total da fábrica de Betim (MG): 2.250.000 m² (Fotos: Divulgação)
Área total da fábrica de Betim (MG): 2.250.000 m² (Fotos: Divulgação)
Foi nessa fábrica que foi construído o primeiro veículo da marca no país, o Fiat 147. O modelo participou do Salão do Automóvel de São Paulo. Um dos destaques do carro era o porta-malas, que não tinha o estepe no mesmo espaço, já que ficava em um vão do motor. Outro ponto importante era que o modelo foi o primeiro com motor transversal dianteiro.
Fiat 147
Fiat 147
Veja o vídeo da propaganda do 147:
Em 1978 a fabricante lançou o City, a primeira picape derivada de automóvel. Um ano depois, apresentou o primeiro carro a álcool (o 147). Em seguida, em 1980, veio a peruaPanorama, depois chegou ao mercado o furgão Fiorino, em 1982.
Picape derivada do 147
Picape derivada do 147
Panorama
Panorama
Já em 1983 é a vez do sedã derivado do 147, chamado de Oggi. Porém, o modelo não fez sucesso. No ano de 1984, o Uno é lançado. Nos anos seguintes chegam: sedã Prêmio e aperua Elba. Em 1990 surge o Uno Mille, com motor 1.0. Dois anos depois, a marca começa a fabricar o primeiro carro popular com versão 4 portas, batizado de Mille Eletronic.
Uno Mille (Foto: Oswaldo Palermo/AE)
Uno Mille (Foto: Oswaldo Palermo/AE)
Já em 1993 chega o Tempra 16V. Três anos depois, são lançados Tipo e Palio. A versão perua (Palio Weekend) e sedã (Siena) aparecem em 1997. Já em 1998, nasce o Marea. No ano seguinte a picape Strada cabine estendida é lançada.
Fiat Tempra
Fiat Tempra
Doblò surge em 2001 e o Stilo em 2002. Após três anos começa a ser fabricado o Idea. O mais recente lançamento da marca é o 500, que começou a ser vendido em 2009.
Fiat 500
Fiat 500
fiat-01
Prêmios (dos últimos anos) -
2009
Prêmio da Revista Autoesporte (editora Globo):
- Picape do Ano: Fiat Strada Cabine Dupla
- Publicidade do Ano: Fiat 500
- Site do Ano
2007
Prêmio Top of Mind Internet?Prêmio Lótus?, revista Frota & Cia.
?Furgão Leve do Ano? e ?Furgão do Ano? com Fiorino e Ducato.
Punto
- Carro do ano Uruguai
- Carro do Ano 2008
- Prêmio Imprensa 2007
- Top Car TV  Categorias: ?Melhor carro Nacional? e ?Melhor comercial do ano?
- Carro Interamericano 2008
Montadora do Ano
Anunciante do Ano ?Caboré?
Melhores e maiores 2007, categoria ?Melhor empresa?
Top Of Mind Internet
XIII Prêmio Abemd Cases ?Una Passione? e ?Siena Tetra Fuel e Stilo SP?
Rally: Prêmio CBA

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Caminhonetes Ford


As caminhonetes Ford sempre foram os carros número um em vendas nos Estados Unidos. Lá na sua origem, as primeiras caminhonetes Ford nada mais eram do que adaptações de carrocerias sobre o mesmo chassi de qualquer Ford T, que era polivalente, como já vimos aqui. A robustez do Modelo T ajudou a firmar as caminhonetes Ford na memória do americano como a própria definição de um automóvel forte, resistente e confiável para as mais difíceis situações. As caminhonetes Ford se tornaram o cavalo do caubói moderno americano, numa definição que li outro dia. Está é a essência das caminhonetes Ford, desde sua origem. Não obstante o uso duro e pouco nobre, algumas picapes ainda se tornaram clássicos, como foi o caso da F1 modelos 1953 a 1956, cobiçadíssimas. Para mim, esta geração e a anterior são um dos mais belos desenhos de automóvel de todos os tempos, que me perdoe a Senhora Marta Rocha.

Reuni as imagens abaixo para mostrar, através da fotografias, um pouco da história e da beleza das caminhonetes Ford. Incrível como estas máquinas estavam presentes em tantos aspectos do nosso dia a dia, até bem pouco tempo atrás. Aqui mesmo em Niterói, Rio de Janeiro, até a alguns anos atrás, todos conhecíamos um depósito de gelo muito antigo que utilizava nas entregas do dia a dia uma F1 1954, ainda com seu motor V8, comprada de segunda mão nos idos de 70 e poucos, já com muitos anos de serviços prestados! Aguardo seus comentários.

Ford T 1918

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Ford T 1921

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Ford Truck 1918

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Ford 1930

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Ford 1932

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Ford F-1 1948

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Ford Truck 1948

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Ford F-1 1953

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Ford F-1 1954

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Ford F-1 1955

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Ford 1965

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Ford F-250 1969

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Ford F-100 1973

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Ford F-100 1974

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Ford F-150 1976

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Ford F-100 1978

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Algumas propagandas de época, muito bem digitalizadas, por sinal. Clique para ampliar e imprimir.
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Todas esta bela coleção veio lá do About. Só lamento não ter encontrado, nem nesta coleção nem em outra, fotos com qualdiade das picapes Ford a partir de 1937. Quero dizer fotos limpas, com boa resolução e de preferência em estúdio ou produzidas, como estas. Uma pena, pois são carros lindíssimos. Caso saiba onde eu encontro, avise.