NOVO SISTEMA DE REGENERAÇÃO DE ENERGIA DA VOLVO ECONOMIZA ATÉ 25% DE COMBUSTÍVEL
Montadora afirma que tecnologia faz com que carro com motor de quatro cilindros tenha desempenho de modelos com bloco de seis cilindrosO novo sistema de recuperação de energia desenvolvido pela Volvo pode vir a complementar a potência de motores a combustão em carros de passeio em breve. A fase de testes da tecnologia foi concluída e os engenheiros da montadora constataram que ela foi responsável por aumento significativo na economia de combustível do sedan S60 avaliado, além de ter beneficiado o desempenho do motor.
Chamada de KERS, a tecnologia faz com que a energia dissipada durante uma frenagem seja acumulada e utilizada posteriormente para colocar o carro novamente em movimento. O sistema é aplicado ao eixo traseiro e transfere a energia por meio de uma transmissão desenvolvida especialmente para esta função. Ele trabalha em conjunto com o motor a combustão tradicional, que continua oferecendo potência ao eixo dianteiro. Assim, quando o motorista freia, o motor a combustão é desativado automaticamente.
O sistema da Volvo é produzido em fibra de carbono para que seja mais leve do que os anteriores, produzidos em aço. A nova tecnologia acrescenta apenas 6 kg ao peso do carro e mede cerca de 20 cm de diâmetro. Apesar de compacta, é responsável por acrescentar ao carro até 80 cv de potência. A montadora testou o sistema durante o ano passado e concluiu que ela pode ser responsável por diminuir o consumo de combustível em até 25%. Segundo a Volvo, o aumento no desempenho faz com que um carro com motor de quatro cilindros seja tão potente quanto um de seis cilindros.
A economia de combustível é maior especialmente em trechos urbanos com semáforos ou com congestionamento de veículos, já que oferece mais energia limpa conforme os freios são requisitados. “A energia recuperada pelo sistema é suficiente para oferecer potência ao carro por pequenos períodos, mas será responsável por grande redução no consumo de combustível. Nossos cálculos indicam que será possível desativar o motor a combustão por metade do período em que o carro está em movimento”, afirma Derek Crabb, vice-presidente de engenharia de motores da Volvo.
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