Páginas

domingo, 30 de março de 2014

Volkswagen comemora 40 anos de história do Golf


A Volkswagen está comemorando o 40º aniversário do carro europeu de maior sucesso na história: o Golf. Desde o lançamento, em 1974, foram vendidas mais de 30 milhões de unidades do seu best-seller.



O primeiro exemplar do Golf saiu das linhas de produção de Wolfsburg em 29 de março de 1974. Onde por décadas foi fabricado o Fusca e diversos modelos com tração e motores traseiros, o novo modelo chegava com motor transversal dianteiro refrigerado a água e tração dianteira.



Sucessor do lendário Fusca, que já tinha o volume de 21,5 milhões de unidades produzidas, o primeiro Golf foi projetado por Giugiaro em conjunto com a equipe de design da Volkswagen. Ao longo de sua trajetória, ele ofereceu freios ABS pela primeira vez em 1986, teve o primeiro motor de seis cilindros da marca e o primeiro motor diesel com injeção direta.



A sétima geração do Golf foi lançada em setembro de 2012 e se destacou pelo recheio de novas tecnologias como desativação de cilindros, start/stop, bloqueio de diferencial em todas as versões e diversos equipamentos de segurança, muitos deles inéditos no segmento



VW-Golf-History-27[2] (5)
VW-Golf-History-27[2] (6)
VW-Golf-History-27[2] (8)
VW-Golf-History-27[2] (7)
VW-Golf-History-27[2] (9)
VW-Golf-History-27[2] (10)
VW-Golf-History-27[2] (11)
VW-Golf-History-27[2] (12)
VW-Golf-History-27[2] (13)
VW-Golf-History-27[2] (14)
VW-Golf-History-27[2] (15)
VW-Golf-History-27[2] (16)
VW-Golf-History-27[2] (17)
VW-Golf-History-27[2] (18)
VW-Golf-History-27[2] (19)
VW-Golf-History-27[2] (20)
VW-Golf-History-27[2] (21)

sexta-feira, 28 de março de 2014

Volkswagen realiza os últimos desejos da Kombi





Um modelo tão icônico não poderia simplesmente sair de linha e pronto. Para se despedir saudosamente da Kombi, a Volkswagen criou um documentário que simboliza o “deslançamento” da velha senhora. Foram 63 anos de história no mundo, e em especial no Brasil, onde parou de ser fabricada no fim do ano passado.



O vídeo traz personagens reais que tiveram a sua história marcada pela Kombi. A Volkswagen recebeu centenas de relatos, todos marcados por uma profunda carga emocional. Deles, criou o “testamento” da Kombi com os seus “15 últimos desejos”, que incluíam premiar alguns dos autores das histórias recebidas e no final, a vontade de retornar para casa para rever a família.



“A história da Kombi no Brasil envolve uma intensa interação com o país e, em particular, com a vida de milhares de pessoas que conviveram com ela das mais diferentes maneiras. Não seria justo encerrar sua produção sem registrar como isso ocorreu e sem homenagear um veículo que contribui tanto para a vida de seus proprietários e suas famílias”, explica Carlos Leite, gerente de Produto e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil.

A forma segue a função – a História da Kombi

A Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 1940, que projetou a combinação do confiável conjunto mecânico do Volkswagen Sedan em um veículo de carga leve. Lançada na Alemanha em 1950, o modelo se destacou pela versatilidade, sendo adotada tanto para transporte urbano de carga como para levar passageiros. Seu motor era o quatro-cilindros 1.2l com refrigeração a ar e 25 cv.

Ao lado do Fusca, a Kombi marcou o início das atividades da Volkswagen no País, há 60 anos. Sua montagem começou no ano de 1953, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

A partir de 2 de setembro de 1957 o modelo passou a ser efetivamente produzido no Brasil, na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. A Kombi foi o primeiro veículo fabricado pela Volkswagen do Brasil, antes mesmo do Fusca – e o primeiro feito pela empresa fora da Alemanha.

O nome Kombi é uma abreviação, adotada no Brasil, para o termo em alemão Kombinationsfahrzeug, que em português significa “veículo combinado” ou “combinação do espaço para carga e passeio”. Na Alemanha o modelo recebeu o nome VW Bus T1 (Transporter Número 1).

A versão brasileira trouxe em seu lançamento o mesmo motor de quatro cilindros contrapostos (“boxer”) de 1.200 cm³ refrigerado a ar, mas com potência de 30 cv.

Com estrutura leve, do tipo monobloco, e carroceria em forma de “caixa”, a Kombi oferecia amplo espaço interno abrigado e capacidade para transportar uma tonelada de carga. Ao mesmo tempo, era um veículo muito fácil de manobrar. Resistente, econômico e de mecânica simples, foi amplamente aceita no mercado nacional.

Além das versões com janelas traseiras de vidro ou furgão, a Kombi também foi fabricada como pick-up, com cabine simples ou cabine dupla.

Menos de quatro anos após seu lançamento no Brasil foi introduzido no mercado nacional o modelo de seis portas, nas versões luxo e standard, com transmissão sincronizada e índice de nacionalização de 95%. A versão pick-up surgiu em 1967, já com motor de 1.500 cm³ (potência bruta de 52 cv) e sistema elétrico de 12 volts.

A trajetória internacional da Kombi brasileira se iniciou com as exportações da Volkswagen do Brasil nos anos 1970 para mais de 100 países. Os principais mercados externos da Kombi foram Argélia, Argentina, Chile, Peru, México, Nigéria, Venezuela e Uruguai.

Em 1975, a Kombi passou por uma reestilização e também teve a cilindrada do motor ampliada para 1.600 cm³. A potência bruta era de 58 cv. Três anos mais tarde, esse motor 1.6l ganhou dupla carburação, o que aumentou sua potência bruta para 65 cv.

A opção com motor 1.6l a diesel surgiu em 1981. Com quatro cilindros em linha e refrigerado a água, esse motor desenvolvia potência de 60 cv e era oferecido para as carrocerias furgão e pick-up – a opção cabine dupla também foi introduzida naquele mesmo ano.

Em 1982 foi introduzida a versão movida a etanol do motor 1.6l. Com taxa de compressão de 10:1 e novo coletor de admissão, entre outras modificações, o motor desenvolvia potência de 56 cv.

No ano seguinte, a Kombi ganhou painel e volante novos, além da alavanca do freio de mão, que sai do assoalho e passa para debaixo do painel. As versões a diesel e cabine dupla incorporaram novidades e itens de conforto como cintos de segurança de três pontos, bancos dianteiros com encosto de cabeça e temporizador para o limpador do para-brisa, entre outros.

A Kombi foi o primeiro utilitário nacional equipado com catalisadores, em 1992. Naquele ano também foi introduzido o sistema de servo-freio a vácuo, incluindo discos na dianteira e válvulas moduladoras de pressão para as rodas traseiras.

Em 1997 chegou a Kombi Carat, que apresentava soluções como teto mais alto (recurso que passou a ser adotado em toda a linha), porta lateral corrediça e a ausência da parede divisória atrás do banco dianteiro. As mudanças foram realizadas sem abrir mão da versatilidade e da economia exigidas por seus fiéis consumidores. A potência do motor 1.6l era de 52 cv.

No fim de 2005, a Kombi se tornou flexível, recebendo o motor quatro-cilindros 1.4 Total Flex da família EA111, capaz de rodar com gasolina, etanol ou qualquer mistura dos dois combustíveis. Com arrefecimento a líquido, o modelo se tornou até 34% mais potente e cerca de 30% mais econômico do que o antecessor, refrigerado a ar.

Um dos pontos fortes em sua comercialização sempre foi a fácil adaptação para os mais diversos tipos de uso: a Kombi foi usada como ambulância, viatura policial, veículo do Corpo de Bombeiros, veículo de lazer, escritório volante, biblioteca circulante, carro funerário, lanchonete e até carro de reportagem de televisão e rádio, entre muitas outras versões.

Confira o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=I_B4-UjQtD8

quinta-feira, 27 de março de 2014

Lançamento Novo Golf- Confira os destaques.




O Novo Golf, importado da Alemanha, chega ao Mercado brasileiro para estabelecer novos níveis de tecnologia, sofisticação, esportividade, conforto e segurança. Nesse sentido, a Volkswagen se destaca por trazer novos sistemas de segurança e equipamentos inéditos para a categoria. No mercado brasileiro, o Novo Golf será comercializado em duas versões: Highline e GTI.

Confira os destaques do Novo Golf:



Design

Poucos modelos no mundo têm um design que, como o do Golf, tenha sido constantemente refinado, alterado e aperfeiçoado ao longo das décadas e, dessa forma, se tornado atemporal. Esse detalhe torna o Novo Golf mais especial, mais valorizado e mais durável do que qualquer outro carro médio do mercado

- MOTORES COMPLETAMENTE NOVOS

-Motor 1.4L TSI BlueMotion Technology – Versão Highline



A versão Highline traz o premiado motor 1.4L TSI BlueMotion Technology (inédito na Volkswagen do Brasil) de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm e torque máximo de 25,5 mkgf na faixa de 1.500 rpm a 3.500 rpm. Esse motor pode ser combinado à transmissão manual de seis marchas ou à transmissão automática DSG de 7 velocidades com função Tiptronic. Independentemente da transmissão, o Novo Golf Highline acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança 212 km/h de velocidade máxima.

- Motor 2.0L TSI de 220 cv – Versão GTI


O motor 2.0L TSI do Novo Golf GTI pertence à terceira geração da família EA888 e traz um cabeçote completamente novo. O Novo Golf GTI acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e alcança 244 km/h de velocidade máxima. Esse motor esta associado à transmissão automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic.

- Direção Eletromecânica na versão Highline e Eletromecânica progressiva na versão GTI




Diferente da direção hidráulica convencional, proporciona mais conforto, mais precisão e maior prazer ao dirigir.

- TECNOLOGIA

Seleção do perfil de condução


O Novo Golf possui sistema de seleção do perfil de condução, com o qual os condutores podem programar um estilo de direção. Há um total de quatro modos de condução disponíveis: Eco, Sport, Normal e Individual.


Freios com sistema “Multicollision Brake”




Um item inovador no Novo Golf é o sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake”, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve num acidente, visando reduzir a gravidade do impacto.

Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros)



Caso o sistema proativo de proteção aos ocupantes detecte uma situação de potencial acidente, os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada, as janelas laterais e o teto solar são fechados.

Detector de fadiga



O sistema detecta a perda de concentração do motorista e emite alerta visual e sonoro. A mensagem visual aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.

Controle adaptativo de distância e velocidade “ACC”


 
O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade).

Front Assist



Sistema de monitoramento frontal “Front Assist” funciona como o ACC. Monitora permanentemente a distância do tráfego à frente. Mesmo com o ACC desligado, o Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinal visual ou sonoro quando for necessária uma reação.

City Emergency Brake (Frenagem de Emergência).


A função City Emergency Brake é uma extensão do sistema Front Assist. Por meio de um sensor de radar, monitora a área à frente do veículo. Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma como o Front Assist. Se for necessário, a função City Emergency Brake inicia a aplicação total dos freios para diminuir a gravidade do impacto.

Obs.: ACC, Front Assist e City Emergency Braky estarão disponíveis para o Novo Golf como item opcional a partir do início de 2014.

DLA – Dynamic Light Assist (Assistente de luz dinâmica)




Por meio de uma câmera instalada no pára-brisa, o sistema analisa o tráfego à frente e no sentido contrário. Com a ajuda da câmera, o sistema modifica automaticamente o facho dos faróis bixenônio evitando ofuscar a visão de quem vem no sentido contrário ou quem está a frente do veículo.

Obs.: O Dynamic Light Assist estará disponível para o Novo Golf como item opcional a partir do segundo trimestre de 2014.

Sistema Start-Stop


O sistema desliga automaticamente o motor quando o veículo pára (pedal do freio acionado). Proporciona mais economia de combustível e pode ser desativado pelo interruptor no console central, caso o condutor não queira fazer uso do sistema.

Freio de estacionamento eletrônico.


 
O freio de estacionamento eletrônico tem muitas vantagens: eliminar o tradicional freio de mão, possibilitando maior espaço no console central. O freio é liberado automaticamente quando o carro entra em movimento, tornando as partidas em ladeiras mais fáceis. Há, ainda, a função Auto Hold, que evita a movimentação não intencional do carro a partir da imobilidade.

Park Assist 2.0 com câmera traseira

 
A mais nova versão do sistema de assistência ao estacionamento agora facilita parar não apenas em vagas paralelas, mas também parar de ré em vagas perpendiculares. Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também é equipado com função de saída da vaga de estacionamento. Tudo o que o motorista precisa fazer é engatar as machas solicitadas e usar os pedais do acelerador e freio. O sistema controla a direção automaticamente. O motorista é orientado também por “bipes” e informações visuais no display.
Novo sistema infotainment de última geração com tela sensível ao toque (touchscreen) e sensor de aproximação

O Novo Golf oferece uma nova geração de sistema infotainment com rádio CD Player, Bluetooth, tela sensível ao toque (touchscreen) e sistema de navegação. Essa nova geração de Infotainment é ofertada em três versões (Composition Media, Discover Media e Discover Pro) e telas de dois tamanhos diferentes: 5,8 e 8 polegadas. Outro diferencial do Novo Golf são as atualizações dos mapas de navegação, sem custos para o cliente por um período de três anos.





Itens de série - destaques da versão Highline


· 7 air bags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista)

· Freios com sistema antitravamento “ABS”

· Alerta de perda de pressão dos pneus

· Ar condicionado digital de duas zonas”Climatronic

· Bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”

· Controle de tração “ASR”

· Controle eletrônico de estabilidade “ESC”

· Controle eletrônico de velocidade “Piloto automático”

· Display multifuncional com computador de bordo
 
· Espelho retrovisor interno antiofuscante (eletrocrômico)

· Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis

· Faróis de neblina

· Freio de estacionamento eletrônico com função “Auto-Hold”

· Freios com sistema “Multicollision Brake”

· Sistema Infotainment “Composition Media” com rádio CD-player, tela touchscreen de 5.8”, sensor de aproximação, bluetooth, entrada para SD-Card e interface para iPod.

· Rodas de liga-leve Aro 16” -“Dover” com pneus 205/55 R16

· Sensores de chuva e crepuscular com função “Coming & Leaving home”

· Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot”

· Sistema Start-Stop


Opcionais


Pacote Elegance (W01)

· Seleção do perfil de condução “Mode” (Normal, eco, esporte e individual)

· Sistema Infotainment “Discover Media” com rádio CD-Player, tela Touchscreen 5.8’, comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para SD-Card, interface para iPod/iPhone e sistema de navegação

· Map care (3 anos de atualização gratuita dos mapas para o sistema de navegação)

· Sistema Kessy

· Roda de liga-leve 17” – “Geneva” com pneus 225/45 R17

Pacote Exclusive (W02)


· Conteúdo do pacote Elegance mais…

· Faróis bixenonio com luz de condução diurna em LED, regulagem dinâmica de altura, luz de conversão dinâmica e indicador do nível da água do lavador

· Revestimento interno em couro com aquecimento dos bancos dianteiro

Pacote Premium (W03)


· Conteúdo do pacote Exclusive mais…

· Banco do motorista com ajustes elétricos

· Detector de fadiga

· Sistema “Pro-active” (Proteção proativa dos passageiros)


Opcionais livres


· Teto solar elétrico – Panorâmico

· Rodas de liga-leve Aro 17’ – “Geneva” com pneus 225/45 R17

· Rodas de liga-leve Aro 17’ – “Madrid” com pneus 225/45 R17

· Sistema Infotainment “discover Pro” com rádio DVD-Player, tela touchscreen de 8.0’, comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada SD-Card, Interface para i-Pod/iPhone, HD interno de 60GB e sistema de navegação

· Park assist 2.0 com câmera traseira



Itens de série - destaques da versão GTI

· 7 air bags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista)

· Freios com sistema antitravamento “ABS”

· Alerta de perda de pressão dos pneus

· Ar condicionado digital de duas zonas ”Climatronic”

· Bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”

· Controle de tração “ASR”

· Controle eletrônico de estabilidade “ESC”

· Controle eletrônico de velocidade “Piloto automático”

· Display multifuncional com computador de bordo

· Espelho retrovisor interno antiofuscante (eletrocrômico)

· Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis

· Faróis de neblina

· Freio de estacionamento eletrônico com função “Auto-Hold”

· Freios com sistema “Multicollision Brake”

· Sistema Infotainment “Composition Media” com rádio CD-player, tela touchscreen de 5.8”, sensor de aproximação, bluetooth, entrada para SD-Card e interface para iPod.

· Rodas de liga-leve Aro 16” -“Dover” com pneus 205/55 R16

· Sensores de chuva e crepuscular com função “Coming & Leaving home”

· Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot”

· Sistema Start-Stop

· Sistema Infotainment “Composition Media”

· Rodas de liga-leve aro 17” “Brooklyn”

· Sensor de chuva e crepuscular

· Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro

· Sistema Start-Stop

· Para-choques na cor do veículo “Design GTI”

· Pinças de freios exclusivas na cor vermelha

· Spoiler lateral

Opcionais


Pacote Exclusive (W04)

· Seleção do perfil de condução “Mode” (Normal, eco, esporte e individual)

· Sistema Infotainment “Discover Media” com rádio CD-Player, tela Touchscreen 5.8’, comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para SD-Card, interface para iPod/iPhone e sistema de navegação

· Map care (3 anos de atualização gratuíta dos mapas de navegação)

· Faróis bixenonio com luz de condução diurna em LED, regulagem dinâmica de altura, luz de conversão dinâmica e indicador do nível da água do lavador

· Sistema Kessy

· Revestimento interno em couro com aquecimento dos bancos dianteiros


Pacote Premium (W05)


· Conteúdo do pacote Exclusive mais…

· Banco do motorista com ajustes elétricos

· Detector de fadiga

· Sistema “Pro-active” (proteção pró-ativa dos passageiros)

· Park Assist 2.0 com câmera traseira

· Sistema de som Premium “Dynaudio”

Opcionais livres
 
· Teto solar elétrico – Panorâmico

Para maiores detalhes sobre a oferta de opcionais e preços consulte o diagrama de ofertas, anexo.

O Golf segundo a Imprensa especializada

O Novo Golf nasceu vencedor: um júri internacional de jornalistas especializados escolheu o modelo mais vendido da Volkswagen como “Carro Mundial do Ano de 2013”. O prêmio internacional foi entregue no Salão Internacional do Automóvel de Nova York. O título de “World Car of the Year 2013” é mais um marco na crescente relação de prêmios do Golf.

terça-feira, 25 de março de 2014

VW Golf Comfortline: versão de entrada chega bem equipada por R$ 66.990

A Volkswagen está lançando no Brasil a versão de entrada do Novo Golf. Com preço sugerido de R$ 66.990, o Golf Comfortline chega com motor 1.4 TSi, câmbio manual de seis marchas, boa lista de equipamentos de série e preço mais em conta do que Highline.

Nesta versão o acabamento da cabine vem com revestimento em tecido Black (preto) com alumínio escovado no painel de instrumentos e nos painéis de portas. O volante e a alavanca de câmbio, manual ou automático DSG, têm revestimento de couro.



Recheado, ele traz ar-condicionado manual, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de infotainment “Composition Media” (com tela sensível ao toque de 5,8”), retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e função “Tilt down”; vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque (“one touch”), coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura no banco do motorista, freios a disco nas quatro rodas, freio eletromecânico de estacionamento com função “Auto Hold”, bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”, alerta de perda de pressão dos pneus e sistema Start-Stop, todos como itens de série.

Entre os equipamentos de segurança estão sete airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e controle de tração (ASR), além dos freios ABS com EBD e sistema “Multicollision Brake”.



Como opcionais, o Novo Golf Comfortline oferece dois pacotes: Elegance e Exclusive. O primeiro é composto por sensores de chuva e crepuscular com função “Coming & Leaving home”, espelho retrovisor interno eletrocrômico, controle eletrônico de velocidade (“piloto automático”), volante multifuncional com comandos do rádio, computador de bordo, shift paddles (na versão com câmbio DSG) e rodas “Dijon” de 17″.

O pacote Exclusive adiciona aos itens do Elegance o sistema de infotainment “Discover Media”, com sistema de navegação, tela de 5,8″, comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para SD-Card e interface para iPod/iPhone. O teto solar elétrico panorâmico também é opcional.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Volkswagen deve decidir sobre marca de baixo custo em breve

A Volkswagen deve decidir sobre o lançamento de sua inédita marca de baixo custo em breve, informa a revista alemã Manager Magazin. Especulada desde meados de 2012, a divisão é uma das grandes apostas do grupo germânico para chegar a novos mercados e alcançar a liderança mundial na produção de automóveis até 2018. A expectativa em torno do projeto é grande e a previsão é de que o conselho fiscal da empresa aprove o desenvolvimento da sub-marca dentro de poucas semanas.

Ainda de acordo com a publicação, se tudo ocorrer conforme o planejado, o primeiro modelo “barato” será lançado entre o final de 2016 e o início de 2017. A inédita gama será desenvolvida em forma de joint-venture com outra montadora, tendo grandes chances de ser uma das chinesas SAIC ou FAW. A China será o primeiro mercado a receber a nova marca, seguida de outros mercados emergentes como Índia e África do Sul. A previsão é produzir anualmente 500 mil unidades.

terça-feira, 18 de março de 2014

Camino a Los Yungas – Estrada mais perigosa do mundo


Há muitas estradas e rodovias perigosas no Brasil. E no mundo também, como os exemplos mundialmente divulgados recentemente pelas versões do programa da TV fechada chamado Estradas Mortais, exibido pelo canal pago History Channel.

Um dos mais perigosos do mundo, senão o mais perigosos de todos, é o Camino a Los Yungas, localizado na Bolívia, que liga a região conhecida como Yungas à capital La Paz.

Essa estrada sinuosa e estreita é recheada de curvas fechadas e está localizada na encosta de uma montanha, estando a mais de 600 metros de altura do nível do mar.

Há trechos do Camino a Los Yungas em que se tem uma largura de apenas 3 metros, o que praticamente impede a passagem de dois veículos ao mesmo tempo.


E é exatamente esse um dos principais motivos para a quantidade imensa de acidentes mortais que ocorrem todos os anos nessa perigosa estrada boliviana, o que lhe conferiu o nada honroso apelido de Caminho da Morte.

Em 1995, o Banco Interamericano de Desenvolvimento classificou o Camino a Los Yungas como sendo um dos lugares mais perigosos do mundo todo. Foi isso que motivou a criação do apelido de Caminho da Morte.

A média de acidentes ocorridos nessa estrada boliviana é de surpreendentes 209 por ano, sendo que desses, cerca de 96 com vítimas fatais. Mas apesar desses números terríveis, as autoridades pouco ou nada fazem para tentar melhorar as condições precárias do Camino a Los Yungas.



Apesar de toda a sua fama terrível espalhada não apenas pela Bolívia, mas também pelo restante do mundo, a estrada tem uma extensão de apenas 80 km, o que a torna a menor das estradas consideradas mais perigosas do mundo.

Para reforçar ainda mais a fama de Caminho da Morte que a estrada carrega, uma série de cruzes está espalhada pelo trajeto inteiro do Camino de Los Yungas. Essas cruzes servem para indicar os locais onde morreram pessoas acidentadas na estrada. Quase sempre esses acidentes envolvem quedas no precipício, o que não é difícil de imaginar com a largura extremamente estreita da estrada.

A prática de se dirigir com o carro à esquerda da pista, diferentemente do que é feito no Brasil, por exemplo, é utilizada por lá para que o motorista tenha uma real noção da distância entre os pneus e o precipício, tudo para evitar que ocorram acidentes (ou para pelo menos diminuir a incidência deles).