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sábado, 20 de outubro de 2012

A moda do Camaro




O Camaro é um Esportivo de porte mediano lançado em 1966 no mercado Norte Americano e já em 1967 foi escolhido como Pace Car Oficial da tradicional 500milhas de Indianápolis.
Em 1968 a família Camaro ganha um irmão mais novo com porte mais atlético e com fôlego de mergulhador, estou falando é claro da versão SS.
Antes de qualquer anúncio oficial, os relatórios começaram a funcionar em abril 1965 no âmbito da imprensa automotiva que a Chevrolet está preparando um concorrente para o Ford Mustang , de codinome Panther.

 Em 21 de junho de 1966, cerca de 200 jornalistas automotivos receberam um telegrama da General Motors afirmando: "... Por favor, salve meio-dia de 28 de junho para a reunião SUPER importante. Espero que você possa comparecer na data para ajudar um arranhão de gato. Detalhes seguirão ... (assinado) John L. Cutter – Secretário de Relações Públicas Chevrolet”. No dia seguinte, os mesmos jornalistas receberam outro telegrama da General Motors afirmando," Sociedade para a Erradicação da Panteras do Mundo Automotivo irá realizar a última primeira reunião em 28 de junho ... (assinado) John L. Cutter –secretário de Relações Públicas Chevrolet. "Esses telegramas intrigaram a indústria. 
Em 28 de junho de 1966, a General Motors convocou uma entrevista coletiva ao vivo no Detroit 's Statler-Hilton Hotel. Seria a primeira vez na história que 14 cidades estavam ligados em tempo real para uma conferência de imprensa, através de linhas telefônicas. 
O Gerente Geral da Chevrolet Pete Estes começou a entrevista coletiva afirmando que todos os participantes da conferência foram sócios fundadores da Sociedade para a Eliminação das Panteras Mundial do Automóvel e que esta seria a última e primeira reunião do SEPAW. Estes, em seguida, anunciou uma linha de automóveis novos, o projeto designação XP-836, com um nome que a Chevrolet escolheu de acordo com nomes de outro carro que começam com a letra C, como o Corvair , Chevelle , Chevy II e Corvette . Ele afirmou que o nome ", sugere a camaradagem de bons amigos como um carro deve ser pessoal ao seu dono" e que "para nós, o nome significa exatamente o que nós pensamos que o carro vai fazer ... Go!" O nome do novo Camaro foi em seguida, revelou. A imprensa automotiva perguntou aos gerentes de produto da Chevrolet ", Que é um Camaro?" E disseram que era "um círculo vicioso, que se alimenta de pequenos animais Mustangs."
O Camaro foi exibido pela primeira vez em um preview de imprensa em Detroit, Michigan, em 12 de setembro de 1966, e depois em Los Angeles, Califórnia , em 19 de setembro de 1966. O Camaro foi oficialmente à venda nas concessionárias em 29 de setembro de 1966, para 1967 ano do modelo . 
O Chevrolet Camaro permite uma identificação por chassi quanto a sua motorização, o terceiro digito de tal numero sendo o numero “3”, indica que o carro é equipado com motor 6 cilindros em linha, o mesmo que equipavam os Cadillacs e Impalas, e também um velho conhecido nosso, o saudoso 6 bocão de 250pol³ que equipava os Opalas até o fim da década de 80. Esse motor rendia 171HP e tinha muita elasticidade.
Sendo o terceiro digito do VIN (Vehicle Identification Numbers), o numero “4”, significava que logo ali abaixo do capô havia um motor com oito cilindros dispostos em forma de V, o popular V8tão de 302pol³ que rendia aproximadamente 210HP e equipava a versão Z28. A versão SS tinha um propulsor V8 350pol³ de 290HP, o mesmo que equipava a Corvette e o Chevelle.

Na década de 1970 não foi proveitosa para o Camaro, a subida do preço do petróleo fez o consumidor optar por veículos que consumiam menos. Medidas antipoluição fizeram acabar com os grandes V8 e em 1972 o fim da produção do SS e em 1973 o surgimento do Camaro LT privilegiando mais o luxo e o conforto e menos a potência, dando lugar inclusive aos motores 6 cilindros em linha, menos potentes e mais econômicos tambem conhecido por nós nos Opalas, é o 4100 (4.1S) de 230pol³ e aproximadamente 135HP. A crise faz outra "vítima" em 74, terminando com o Z28. Em 11 de Maio de 1978, o Camaro de número 2 saiu da fábrica de Van Nuys, Califórnia. E no ano de 1982, entra em campo, uma nova versão do camaro chamada IROC-Z ( internacional racing of champions) essa versão foi atè 1990 quando acabou a produção, a terceira geração do Camaro, com as maiores modificações estéticas após 12 anos. Com seu design quase futurista é escolhido pela terceira vez como Pace Car oficial das 500 milhas de Indianápolis 500.

Primeira geração 

O Camaro da primeira geração estreou em setembro de 1966, no ano de 1967, até 1969, uma unidade de retaguarda nova da GM corpo da plataforma F e estava disponível como 2 portas, 2 +2 lugares, cupê ou conversível com uma escolha de 250pol³ (4,1 L) inline-6 e 302pol (4,9 L), 307pol³ (5,0 L), 327pol³ (5,4 L), 350pol³ (5,7 L), ou 396pol³ (6,5 L) V8 powerplants. Preocupado com o grande sucesso do Ford Mustang , os executivos da Chevrolet perceberam que seu carro esportivo compacto, o Corvair , não seria capaz de gerar o volume de vendas do Mustang, devido ao seu design de motor traseiro, bem como as vendas em declínio, em parte devido a má publicidade de Ralph Naders livro, Unsafe at Any Speed . Portanto, o Camaro foi apresentado como tendo o mesmo drive convencional traseira, configuração motor dianteiro, como Mustang e Chevy Nova II. Além disso, o Camaro foi projetado para atender a uma variedade de usinas no compartimento do motor. A primeira geração do Camaro duraria até o ano modelo 1969 e acabaria por inspirar o design retro do novo Camaro quinta geração . 

Segunda Geração 

Na segunda geração do Camaro foi produzida ao longo do ano modelo 1981. O carro foi fortemente remodelado e ficou um pouco maior e mais amplo com o novo estilo. Ainda com base no corpo da plataforma F , o novo Camaro foi semelhante ao seu antecessor, com uma estrutura monobloco, subchassi dianteiro, um braço da suspensão dianteira-A e molas para controlar o eixo traseiro sólido. revista Road & Track escolheu o SS350 de 1971, um dos 10 melhores carros do mundo em agosto de 1971. RS, SS e Z28 desempenho pacotes desapareceram gradualmente. O pacote Z28 foi reintroduzida em 1977, principalmente em resposta ao enorme sucesso do, Pontiac Trans Am. Z28 1980 e 1981 incluía uma entrada de ar de frente para trás, com uma porta de entrada que se abria em plena aceleração. 

Terceira Geração

A terceira geração do Camaro foi produzido entre 1982-1992. Estes eram os primeiros Camaros a oferecer injeção de combustível moderno, Turbo-Hydramatic 700r4 quatro velocidades transmissão automática , e cinco velocidades transmissão manual , rodas de 16 polegadas, um padrão de 4 cilindros do motor e versátil hatchback. Os carros eram quase 500 quilos mais leve que o modelo de segunda geração. O lendário IROC-Z foi introduzid em 1985. Em 1987, o poderozo motor L98 5,7 V-8 era uma opção na IROC-Z, combinado com uma transmissão automática. O "20th Anniversary Edition Comemorativa" foi oferecido em 1987 e um "25 º Aniversário do Património Package" estava disponível em 1992, mas foi vendido com um motor de alta saída 305 em vez dos 350 V8. Começando em 1988, o famoso pacote de desempenho 1LE foi introduzido, opcional nos modelos de rua e corridas de stock showroom os E.U. e Canadá. O B4C ou "pacote" da polícia foi feita disponível a partir de 1991. Isso basicamente criou um Z28 mais styling RS sutil. 

Quarta Geração

Lançada em 1993, uma versão atualizada da plataforma F do corpo . Manteve as mesmas características desde a sua introdução em 1967: um corpo estilo cupê de 2 +2 lugares (com opção T-top teto) ou conversível (introduzida em 1994), tração traseira, e uma escolha de motores V-6 e V-8. O grupo motopropulsor padrão de 1993-1995 foi um 3,4 litros V-6. A mais potente 3,8 litros V-6 foi introduzido como uma opção em 1995 e tornou padrão em 1996. O LT1 motor V-8 , que foi introduzido no Corvette, em 1992, era o padrão no Z28. O equipamento opcional inclui controle de tração, todas as velocidades e uma nova de seis velocidades T-56 transmissão manual, com uma transmissão automática de quatro velocidades também estava disponível. freios anti-bloqueio foram equipamento padrão em todos os Camaros. O modelo do ano de 1997 incluía um interior revisto, e os modelos de 1998 incluiram mudanças de estilo exterior, e um switch de bloco de alumínio GM LS1 usado no Corvette C5 . O Camaro permaneceu em produção até o ano modelo 2002, marcando 35 anos de produção contínua. Produção do Corpo de plataforma F foi interrompido devido à desaceleração das vendas, a deterioração do mercado de cupês esportivos e excesso de capacidade da planta.

Quinta Geração 

Baseado no Conceito Camaro 2006 e 2007 Camaro Convertible Concept , a produção do Camaro de quinta geração foi aprovado em 10 de agosto de 2006. Oshawa Car Assembléia produz o novo Camaro que foi colocado à venda na Primavera de 2009 como um veículo ano-modelo 2010.
A produção começou em 16 de março de 2009. O Camaro 2010 é oferecido como um coupe apenas em níveis de acabamento LS, LT e SS. Os modelos LS e LT são alimentados por um 3,6 L (220pol³) V6 que produz 315 hp (235 kW), acoplado a um cambio manual de 6 velocidades ou uma automática de 6 velocidades com mudança manual. A SS é alimentado pela L 6.2 (380pol³) V8 LS3 produzindo 426 hp (318 kW) e está emparelhado com um manual de 6 velocidades. A SS automático recebe o V8 L99, com 400 hp (300 kW). O pacote de aparência RS disponível tanto para a LT e SS e as características jantes de 20 polegadas com um tom mais escuro de cinza, os anéis de halo em torno de faróis de xenônio, RS em vermelho ou emblemas SS. 
Em 01 de abril de 2010, o Camaro foi nomeado o World Car Design of the Year na World Car of the Year Awards.
Mecanicamente também grandes novidades ficaram por conta do novo motor inteiramente em alumínio, mais uma vez derivado do mesmo que equipava o Corvette.

Curiosidade

O Camaro foi um dos veículos de destaque na SCCA sancionada Trans-Am Series . A Chevrolet contratou Roger Penske para operar o seu "não oficiais" fábrica-backed Trans Am equipe, conquistando o título em 1968 e 1969, com Mark Donohue . Jim Hall 's da equipe Chaparral substituído Penske para a temporada 1970.

 O Maurice Carter Chevrolet-Oldsmobile em Hamilton, Ontário, Canadá, teve um novo Camaro fora o seu lote de 1970 e entrou Trans-Am Series. Carter ganhou o melhor classificado da pontuação driver canadense independente de todos os pilotos Trans-Am. Camaro estavam em uso na Trans-Am, até o final dos anos 1990 e ganhou títulos ainda em 1991, 1992, 1993, 1994 e 1998. 
Havia também um outro SCCA Trans-Am Series Camaro que não era popular por causa da corrida, mas por causa das modificações de seu corpo. Este Camaro havia sido construído e dirigido por Henry "Smokey" Yunick. Tinha orgulho usando o número 13 e nos anos posteriores poderia fazer as pessoas olharem para trás sobre ele. Smokey Yunick foi um inovador frente do seu tempo ao construir o Camaro 1968. Ele trouxe um novo estilo para o mundo das corridas de várias maneiras. O Camaro teve partes de ácido cruzamento corpo, o vidro mais fino de segurança e outros dispositivos de redução de peso. 
A Penske / Donohue Camaros também teve a chapa da frente caiu, todos os quatro pára-lamas alargados, pára-brisa descontraído, frente sub-frame "Z'd" para baixo do carro, o piso subiu e até mesmo a escorrer-rails estavam aproximaram para o corpo. Estes Camaros sempre mantiveram seu olhar estoque e só tinha um motor 302 que foi capaz de produzir 482 cavalos de potência. Este Camaro havia sido mais tarde comprado pela Vic Edelbrock. Nessa época ele disse para usar como um carro de teste para a idade nova Chevy parte desempenho pequeno bloco. Uma parte que tinha saído de seu teste foi o Edelbrock Cross-Manifold. Para este dia, o Smokey Yunick Camaro 1968 é detida por Vic Edelbrock Jr. 
Hoje, Camaros correm em muitas formas de automobilismo em todo o mundo. Eles são os favorito em corridas de arrancada e atualmente pode ser encontrado em várias séries da National Hot Rod Association , International Hot Rod Association , e Estados Unidos Hot Rod Association . corridas Road Camaros atualmente pode ser encontrado no Esporte Clube Automóvel da América série americana Sedan. Eles também têm sido o veículo utilizado exclusivamente na Suécia Taça Camaro série desde 1975. 
O Camaro não apenas participou em corridas, mas foi dado a honra de Indianapolis 500 funções Pace Car em 1967, 1969, 1982, 1993 e 2009. O Camaro raças também passeou em Daytona, Watkins Glen, Mosport, no Canadá e Charlotte Motor Speedway. 


Notáveis

O Camaro também fez várias participações notáveis em filmes. Um dos Camaros de filme mais popular foi um modelo 1967 preto dirigido pelo ator John Cusack em 1985 o filme Better Off Dead. O modo de veículo do personagem Bumblebee no filme de 2007, Transformers , um primeiro modelo Camaro 1976 e, posteriormente, uma variante de conceito de quinta geração. A vez da quinta geração Camaro reprisa o papel do Bumblebee na sequência, Transformers: A Vingança dos Caídos.




Fotos Camaro


O Camaro foi um dos carros mais divertidos jamais produzidos. Seja pela longevidade, pluralidade de modelos ou apelo esportivo, ele foi também um carro que ousou nas cores, adereços e infinidade de acesórios. Tanto que, diz-se, não existem dois iguais. Tudo, virtualmente tudo podia ser personalizado no momento da compra. O design dele ainda é um sucesso. Em cada geração, o Camaro se manteve a frente de seu tempo. A seguir, um história pela fotografia do Camaro, de 1ª e 2ª geração (1967 a 1981), os meus favoritos, com certeza.
1967 Pace Car Camaro
1967 Camaro Conversível
1967 Camaro
1968 Camaro SS
1969 Pace Car Camaro
1969 Camaro Yenko
1969 Camaro Yenko/SC
1970 Camaro
1971 Camaro SS
1972 Camaro SS
1973 Camaro Z/28
1973 Camaro Z/28
1974 Camaro Typel LT
1974 Camaro Z/28
1975 Camaro Typle LT
1976 Camaro Rally Sport
1977 Camaro Z/28
1978 Camaro Z/28
1979 Camaro Z/28
1980 Camaro Rally Sport
1980 Camaro Z/28
1981 Camaro
1981 Camaro Z/28

Desprezo com carangos que marcaram epoca

Muitos carros que já marcaram época e agora estão abandonados por esse mundo afora.

veja as fotos:

Volkswagen SP2

Pena que como esse ai existam poucos em condições de andar tranquilamente.

Chevrolet Opala



Toyota Bandeirante

Chevrolet Camaro 


camaro4 Chevrolet Camaro   Quatro, de uma vez! Loucura! Em SC.
camaro6 Chevrolet Camaro   Quatro, de uma vez! Loucura! Em SC.
camaro5 Chevrolet Camaro   Quatro, de uma vez! Loucura! Em SC.

 camaro1 Chevrolet Camaro   Quatro, de uma vez! Loucura! Em SC.


Espero que esses carros que marcaram o passado de muitos continuem sendo restaurado e cuidados pelos seus donos e amantes de carros; pois um dia se eles n existirem que que vai lembrar do passado?
Só vendo por fotos é meio chato


Carro velho não, veículo antigo 
e espero que assim seja...

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

História do VW Golf


 historia do VW Golf


Volkswagen Golf é um automóvel fabricado pela Volkswagen. Foi lançado no mercado europeu em 1974 e no mercado brasileiro em 1995, quando já estava na sua terceira geração.




Primeira Geração



No início da década de 70, a Volkswagen alemã revia alguns conceitos em seus novos carros. O Passat chegara em 1973 (no ano seguinte no Brasil) trazendo, pela primeira vez num VW, motor dianteiro refrigerado a água e tração dianteira, além de avanços variados em conforto, comportamento dinâmico, eficiência e segurança.
Em junho de 1974 a renovação da linha se expandia com o Golf, fruto do projeto EA337. Com nome associado a um esporte, assim como outros VW posteriores (Polo, Derby, o Gol brasileiro), trazia o mesmo princípio mecânico do Passat, com a adição da montagem transversal do motor, para melhor aproveitamento do espaço. Ao contrário do Fusca, tinha porta traseira (hatchback) e a opção de cinco portas. 


O motor básico, de apenas 1,1 litro, desenvolvia 50 cv líquidos e podia levá-lo a 140 km/h, bom desempenho para uso urbano. Podia-se optar pelo 1,5 de 70 cv, capaz de 160 km/h -- mais que suficientes numa época de crise do petróleo. Em setembro de 1975 chegava a versão GLS, com motor 1,6 de 75 cv (162 km/h) e opção de câmbio automático. O Golf logo conquistou seu espaço no mercado.
Em março de 1976 já eram 500 mil Golfs produzidos. E em junho a Volkswagen lançava uma versão que se tornaria uma lenda na história do automóvel, gerando incontáveis imitações por toda a indústria européia: o esportivo GTI (gran-touring injection ou gran-turismo injeção, sigla hoje usada genericamente para esse tipo de veículo), precursor da geração de hot-hatches, modelos de três ou cinco portas e alto desempenho.


Segunda Geração


O Golf de segunda geração chegou ao mercado europeu em agosto de 1983, nove anos após a primeira. Com entre eixos mais longo e porta-malas mais espaçoso, trazia grande evolução do desenho da traseira, mais encorpado e com amplas lanternas, mas a frente continuava lembrando muito a anterior, incluindo os faróis redondos. As largas colunas posteriores também estavam lá.
 
Os motores iam de 1,3 a 1,8 litro. O GTI estava mais lento por conta do maior peso, exigindo 9,7 s para acelerar de 0 a 100 km/h. Mas a situação se reverteria em novembro de 1985, com a chegada do cabeçote de duplo comando e quatro válvulas por cilindro: o GTI 16V desenvolvia respeitáveis 139 cv (77 cv/l!), podia acelerar até 100 em 8,4 s e alcançar 210 km/h. Vinha com altura de rodagem 10 mm menor, rodas de 14 pol e pneus 185/60. À visão de seus quatro faróis redondos no retrovisor, era prudente dar passagem -- e rápido.


Terceira Geração


A terceira fase da história começava em agosto de 1991, quando o Golf III era apresentado aos europeus. As linhas estavam mais suaves e aerodinâmicas, mas ainda robustas, e os faróis redondos enfim cediam lugar a unidades ovaladas, com duplo refletor nas versões superiores. Um ano depois a VW reformulava o três-volumes, que passava a se chamar Vento, e oferecia bolsas infláveis para motorista e passageiro em todas as versões do Golf.

Com o carro maior e mais pesado, os motores também cresciam: havia um turbodiesel de 1,9 litro e o GTI passava de 1,8 para 2,0 litros, sem grande ganho de potência -- um novo "amansamento" em busca de melhor torque e emissões poluentes mais contidas. Com oito válvulas chegava a 115 cv, e com 16, a 150 cv.

Sonho de consumo de qualquer brasileiro na época...
Os brasileiros puderam conhecer o Golf de perto em fevereiro de 1994, através do esportivo GTI importado do México, onde era produzido para atender ao mercado norte-americano. Com três portas e motor 2,0 de oito válvulas e 115 cv, alcançava 196 km/h, acelerava até os 100 em 10 s e oferecia itens como teto solar de comando elétrico, hodômetros digitais e bancos esportivos. Vinha concorrer com Kadett GSi e Escort XR3, de mecânica equivalente.

vento uma bizarra jução do golf com o santana...

Quarta Geração


No acirrado mercado europeu, o carro de seis anos já estava envelhecido. Opel e Citroën preparavam os novos Astra e Xsara, sucessores de modelos lançados também em 1991, como o Golf. E havia os mais jovens Peugeot 306 e Renault Mégane. Assim, em agosto de 1997, a Volkswagen lançava a quarta geração do Golf, baseada na mesma plataforma que servira, no ano anterior, a seu clone Audi A3.
Mais uma vez, as linhas continuavam robustas e funcionais -- mas cada vez mais suaves e elegantes. Os faróis de superfície complexa, com diversos refletores, tinham ótima aparência e os pneus cresciam bastante, chegando ao aro 16 pol em algumas versões. A carroceria vinha galvanizada para oferecer 12 anos de garantia contra corrosão e havia opção de bolsas infláveis laterais.
Novo por fora, novo por dentro: os motores de 1,4 e 1,6 litro tinham bloco de alumínio e o 1,8 adotava cinco válvulas por cilindro, como no A3. A versão de aspiração natural entregava 125 cv, e a turbo, 150 cv. Os mais exigentes podiam ficar com o V5 de 2,3 litros e 150 cv -- só depois viria o VR6 de 2,8 litros, 24 válvulas e 204 cv. Cinco versões a diesel cobriam uma faixa de 68 a 150 cv, este lançado dois anos mais tarde.

Para os brasileiros, outubro de 1998 marcava a chegada do novo Golf, trazido da Alemanha e não mais do México. Vinham o 1,6 de 101 cv, o 2,0 de 115 cv (ambos de oito válvulas) e o GTI 1,8 com turbo, 20 válvulas e 150 cv. As mesmas versões passavam, um ano depois, a ser fabricadas na nova unidade da VW em São José dos Pinhais, PR, ao lado do Audi A3 nacional.

Quinta Geração


Na Europa, já está em produção a quinta geração, lançada ao fim de 2003. Conta com inovações como injeção direta de combustível, designada por FSI. Essa geração não foi comercializada no Brasil. Em Portugal já são comercializados com esta tecnologia o 1.4 GT de 170 cv e o 1.4 de 140 cv. Também saiu o Golf GTi no ano de 2002, com o motor 2.0 de 130 cv, série limitada.

A nova plataforma do Golf VI é a mesma do Golf de quinta geração, o V, do qual o VW Jetta é derivado. Por fora, o carro evoluiu nas linhas, mas manteve a identidade, com a assinatura do design Walter de Silva.
De acordo com as informações, o Golf VI terá versões de três e cinco portas. Os motores são o novo 1,6-litro TFSI de 200 cv de potência e o 1,4-litro TSI, de 150 cv. De acordo com Wolfgang Steiger, dirigente da VW, existe ainda a possibilidade de motores de 1,0-litro e 1,2-litro com cerca de 75 cv de potência máxima.
Existe também a expectativa de o hatchback ser equipado com o motor BlueMotion, um diesel superlimpo, e com tecnologia híbrida em 2010. Já a opção GTI terá potência de 230 cv de potência, enquanto a R32 terá 265 cv de máxima.